Advocacia Pro Bono e Responsabilidade Social: Como estruturar um projeto corporativo sustentável

Na manhã de 12 de abril (sexta-feira), a SiqueiraCastro promoverá o evento “Advocacia pro bono e responsabilidade social: como estruturar um projeto corporativo sustentável”. O objetivo do encontro é fomentar a prática da advocacia pro bono e de ações de responsabilidade social, tarefa importante e fundamental no nosso Estado Democrático de Direito. Para traçar um panorama e mostrar a importância dos projetos já realizados, teremos palestras de especialistas no Terceiro Setor, de sócios da SiqueiraCastro e de entidades – no caso, GRAACC, Fundação Gol de Letra, Article 19 e Specialisterne. Confira os detalhes abaixo:

 

TEMAS/PALESTRANTES

9h30
Welcome Coffee

9h45
Abertura
Gustavo Gonçalves Gomes
Sócio e coordenador do projeto Pro Bono da SiqueiraCastro. Membro do comitê executivo do escritório e sócio coordenador do setor Contencioso Cível Empresarial. Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

10h00
1º Painel: “Advocacia pro bono, seus limites e desafios sob uma nova perspectiva”
Marcos Fuchs
Advogado formado em 1988 pela PUC-SP. Diretor executivo do Instituto Pro Bono e diretor adjunto da Conectas Direitos Humanos. Recebeu a medalha de acesso à justiça Marcio Thomaz Bastos, conferida pelo Ministério da Justiça em 2013. Eleito advogado pro bono do ano pela International Bar Association em outubro de 2015.

10h20
2º Painel: “Responsabilidade social dos escritórios de advocacia: Como estruturar o seu projeto e retribuir à sociedade os ganhos empresariais?”
João Daniel Rassi, Sérgio Ricardo Fogolin e Simone Paschoal Nogueira

João Daniel Rassi
: Sócio coordenador do setor Penal Empresarial da SiqueiraCastro, membro do comitê Pro Bono do escritório. Especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (USAL). Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Processual Penal pela Universidade de São Paulo (USP).

Sérgio Fogolin
: Sócio do setor Corporativo da SiqueiraCastro, membro do comitê Pro Bono do escritório. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Especialista em Direito de Telecomunicações pelo Instituto de Pesquisas Jurídicas (IPEJUR/RJ).

Simone Paschoal Nogueira: Sócia coordenadora do setor Ambiental da SiqueiraCastro, membro do comitê Pro Bono do escritório. Pós-Graduada em Direito Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública (USP). Pós-Graduada em Direito Ambiental pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Pós-Graduada em Direito de Energia pela Universidade Candido Mendes.

10h40
3º Painel: “Participação do Empresariado no Terceiro Setor”
Daniela de Avilez Demôro
Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, acumulando as funções de Diretora Superintendente da Fundação Volkswagen e da Volkswagen Previdência Privada. Pós Graduada em Direito Processual Civil e Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado, pela PUC/RJ.

11h00
4º Painel: “Empreendedorismo social no Brasil e a importância dos parceiros para os desafios do terceiro setor”

SiqueiraCastro – Gustavo Gonçalves Gomes – DEBATEDOR

GRAACC – Tammy Allersdorfer
Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, instituição social sem fins lucrativos que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Pós-Graduada em Comunicação para o Mercado, atua na área de captação de recursos no 3º setor desde 1996. Especialista em Desenvolvimento Institucional, promovendo ações de Captação de Recursos e Comunicação e, atualmente, é Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, instituição social de combate ao câncer infantil que capta, anualmente, mais de 103 milhões de reais para a operacionalização de hospital referência no país no tratamento de casos de alta complexidade.

Fundação Gol de Letra – Raí Souza Vieira de Oliveira
Ex-jogador de futebol, com passagens por clubes brasileiros e europeus. Atua no terceiro setor desde 1998, quando criou com o amigo e atleta Leonardo a Fundação Gol de Letra. A organização atende 1.500 crianças, adolescentes e jovens em São Paulo e Rio de Janeiro, por meio de programas e projetos que visam a sustentação de uma nova pedagogia provedora de conhecimento, cultura e cidadania. Atualmente, Raí é Presidente do Conselho Curador da Fundação Gol de Letra, além de Diretor Executivo de futebol do São Paulo Futebol Clube.

Article 19 – Camila Marques
É advogada e coordenadora do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19. Graduada pela PUC/SP, cursou como ouvinte na disciplina de Direito Internacional na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha). Conselheira Consultiva da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Specialisterne – Marcelo Vitoriano
Atualmente é Diretor Geral da SPECIALISTERNE BRASIL, organização social de origem dinamarquesa presente em 20 países, que atua na formação e inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho. Graduado em Psicologia, especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na gestão de programas de Diversidade e Inclusão em empresas como SODEXO no Brasil. Há 4 anos faz parte do Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos nas Empresas da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU.



Inscrições:Através do e-mail seminario.sp@siqueiracastro.com.br
Para inscrição, enviar os seguintes dados: Nome completo, empresa, cargo, telefone e e-mail.

Data e Horário: 12/04/2019 (sexta-feira) das 9h30 às 12h00
Local: Auditório do Siqueira Castro – Advogados São Paulo
Endereço: Rua: Tabapuã, 81 – Térreo – Itaim Bibi – São Paulo 

SEMINÁRIO GRATUITO

Informações: +55 11 4085-6633 / 4085-6656 – Gabriela Grando e/ou Leandro Fabiano