Conheça a Luna

Diagnosticada com tumor renal aos dois anos de idade, Luna venceu a doença no Hospital do GRAACC e está há cinco anos fora de tratamento.

Luna, aos 9 anos, é muito ativa e adora esportes. Diz que quando crescer quer ser ginasta profissional, mas a vida da pequena nem sempre foi rodeada de tantos movimentos e acrobacias. Quando tinha apenas dois anos de idade deixou os pais apavorados quando começou a sentir fortes dores na barriga.

Após um exame de ultrassom foi detectada uma grande massa em um dos rins da pequena e o diagnóstico: um tumor renal já em fase avançada. Luna foi encaminhada para o Hospital do GRAACC onde iniciou sessões de quimioterapia, seguida de uma cirurgia para retirada do rim esquerdo.

“Eu não tinha noção do que era essa doença. Felizmente fomos parar nesse hospital maravilhoso do GRAACC onde minha filha pode ter acesso a todos os recursos essenciais para a cura dela”, relembra a mãe, Camila.

O procedimento foi um sucesso e por oito meses a menina ficou bem até ser detectado que o tumor havia voltado e, dessa vez, estava muito próximo da veia cava. Para tratar sem correr o risco de atingir o coração, foram realizadas sessões de radioterapia. Ao todo, foram 24 meses de tratamento até que, finalmente, receberam a notícia da alta.

“Mesmo estando hospitalizada por tanto tempo a Luna não perdeu a infância. Os parceiros de humanização, a brinquedoteca do hospital, tudo foi muito importante no processo de cura dela. Tantas vezes estávamos na UTI e chegava gente tocando e cantando músicas, os palhaços e tantos outros que tiravam um sorriso na minha filha no leito. Eu passei a ter uma perspectiva diferente da vida após essa experiência no GRAACC”, relata Junior Monteiro, pai da paciente.

Luna está há cinco anos fora de tratamento. Vai à escola, adora dançar, ir pra piscina, passar um tempo com a família, especialmente com os irmãos mais novos, e se dedica a aprender os melhores movimentos da ginástica rítmica. Ela agora tem um futuro todo pela frente.