Virada da Virada promete mudar a percepção do voluntariado no Brasil

Evento, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro na Bienal, é promovido pelas ONGs GRAACC e Turma do Bem

A Fundação Bienal de São Paulo será palco de um acontecimento histórico: a primeira edição da Virada da Virada. Promovida pela união de duas das maiores redes de voluntariado do mundo, o GRAACC e a Turma do Bem, o evento promete revirar a percepção do voluntariado e trazer para a roda debates importantes em uma programação intensa, com palestras, shows, exposições e feiras. Tudo isso em uma grande festa de pessoas que desejam melhorar o mundo e ainda destinar toda a renda com as inscrições à manutenção dos atendimentos das duas instituições.

A programação acontecerá em quatro Hubs simultaneamente e todos intitulados com a letra “V”. O Hub Vida traz temas relacionados à saúde, bem-estar, equilíbrio e meio ambiente. Para as pessoas ligadas às tendências de recursos humanos, o Hub Vocação. Haverá ainda o Hub Verdade, que debaterá assuntos de direitos humanos e justiça. E para falar de inspiração e propósito, o Hub Vontade. Uma palestra máster, com grandes nomes, encerrará cada dia. Os nomes confirmados serão divulgados nas redes sociais do evento e no site da Sympla.

A pauta conta com diversos momentos de trocas e encontros para impactar positivamente a atuação do voluntariado. “Iniciativas como a Virada da Virada são importantes para que as pessoas entendam as causas associadas a cada instituição e como elas têm impacto social relevante. No nosso caso, atuamos há 28 anos para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura e o voluntariado é pilar fundamental para alcançarmos nossa missão”, ressalta a Superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, Tammy Allersdorfer.

Para o presidente e fundador da ONG Turma do Bem, Fábio Bibancos, a Virada é um convite para as pessoas que não sabem por onde começar a ajudar, mas querem fazer algo. “Vemos muitas pessoas “printando” suas telas e postando, ou mesmo subindo opiniões nas redes sociais, mas não vemos essa mesma ação modificando o mundo de fato”, comentou.

 

Além da Virada

Paralelamente à Virada da Virada será realizada a Virada Voluntária que, inspirada na Virada Cultural SP, tem a parceria da Prefeitura de São Paulo. Haverá ações em áreas públicas por toda a cidade, promovendo interações sociais com milhares de pessoas e divulgando as causas sociais de várias ONGs.

Sobre o GRAACC e a Turma do Bem
O GRAACC é uma instituição social sem fins lucrativos, criada em 1991, para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Para isso, mantém um complexo hospitalar próprio, que, em parceria técnico-científica com a UNIFESP, é referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil e atende mais de 4,2 mil pacientes ao ano. A Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Oferece atendimento odontológico gratuito para jovens de 11 a 18 anos de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência.

 

Virada da Virada
Dias 23 e 24 de novembro (sábado e domingo), das 9h às 19h
Venda: sympla.com.br/viradadavirada
Ingressos: R$ 500 – Lote promocional. Acesso a toda a programação de palestras para os dois dias (sujeito a lotação).
Este valor já contempla o desconto de 50% sobre o valor total do ingresso, aplicável aos casos de meia-entrada.