Nós, do GRAACC, somos cheios de histórias e umas das nossas histórias é do paciente Otávio que era um bebê quando apareceu um carocinho em sua testa. Algo comum em crianças, este inchaço poderia ser resultado de uma batida típica de quem está aprendendo a andar ou até de uma picada de inseto. Por isso, a mãe de Otávio, em um primeiro momento, tratou o local com compressa de gelo.

Mas depois de dois dias sem desaparecer o caroço, ela procurou por um pediatra da cidade onde mora, no interior de São Paulo. “O médico primeiro nos pediu um raio-x, depois um ultrassom, uma tomografia e ressonância magnética. Por ser raro, ele não tinham tanta experiência em câncer em criança, mas cogitou essa possibilidade. Fui, então, encaminhada para uma oncologista, que foi quem nos recomendou o Hospital do GRAACC para o tratamento especializado”, conta Joseane, mãe do menino.

Foi tudo muito rápido. A consulta com a oncologista aconteceu numa tarde de sexta-feira, e na manhã da segunda-feira, a família chegou ao Hospital do GRAACC e Otávio foi atendido por médicos e equipe multiprofissional experiente no tipo de tumor diagnosticado: um neuroblastoma no estágio 4. O caroço na testa era, na verdade, o sinal de uma metástase da doença.

“Diferente do que muitos imaginam, a metástase pode ter cura e não se trata de novos cânceres, mas da proliferação de um tumor primário, o que ocorre quando as células cancerígenas se espalham por outros tecidos sadios. Isso demanda tratamento especializado e, quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura”, explica a Dra. Eliana Caran, oncologista pediátrica especialista no tratamento de neuroblastoma no Hospital do GRAACC.

O tratamento durou mais de um ano. Otávio passou por quimioterapia, um transplante de medula óssea autólogo e sessões de radioterapia, tudo dentro do Hospital do GRAACC.
Hoje, aos sete anos de idade, risonho e cheio de energia, Otávio está curado e só volta ao Hospital do GRAACC para exames e consultas que garantem que tudo continua bem.

É para proporcionar um futuro todo pela frente a crianças, como o Otávio, que o GRAACC existe.

Seja um doador e nos ajude a continuar oferecendo todas as chances de cura a milhares de crianças e adolescentes com câncer.

 


Compartilhe:

Corrida e Caminhada GRAACC Inscrições abertas! Participe!

Venha correr pela cura de nossos pacientes! Convide seus amigos e familiares e corra ou...

Como funciona nossa Radioterapia?

“Quero ir na ‘pilização’”. Era assim que Ana, uma das primeiras pacientes que passou pelo...

Saiba tudo sobre retinoblastoma

Quando diagnosticado em estágio inicial e tratado em centros especializados, as chances de cura da...

Final de ano e a pandemia

Elaboramos um guia com algumas orientações para diminuir os riscos e auxiliar a segurança.

Selo Doar: Certificado

O Hospital do GRAACC acaba de ser certificado com o Selo Doar! Confira os critérios...