ESPECIALIDADES E SERVIÇOS

Diagnóstico e Tratamento

 

São oferecidos em seus mais de 8 mil m², todos os recursos para diagnosticar e tratar o câncer infanto-juvenil, em uma perspectiva multiprofissional, integrada e humanizada. Confira os serviços especializados que o Hospital do GRAACC oferece:

A Radioterapia do Hospital do GRAACC está equipada com alta tecnologia, proporcionando mais segurança ao paciente e maior rapidez e precisão na irradiação local do tumor. O moderno parque tecnológico oferece maior proteção aos tecidos normais e melhor precisão no tratamento das áreas tumorais, com redução de efeitos tardios.

O serviço também está estruturado para realizar a radioterapia no paciente sob anestesia e radiocirurgias não invasivas de lesões. A equipe de profissionais é formada por médicos radio-oncologistas, físicos médicos, dosimetristas, tecnólogos e uma equipe multiprofissional que, além da excelência no atendimento ainda garante um tratamento mais humanizado, garantindo qualidade de vida para os pacientes.

Técnicas de radioterapia oferecidas pelo serviço:

  • Radioterapia Corpórea Total
  • Radioterapia com modulação da intensidade do feixe – IMRT
  • IGRT
  • Radiocirurgia não invasiva
  • Radioterapia de Arco Volumétrico Modulado – VMAT
  • Radioterapia Conformacional

O gerenciamento dos equipamentos é de elevado controle de qualidade, compatível com os maiores e melhores centros oncológicos do mundo, pois incluem:

  • Sistema de gerenciamento MOSAIQ
  • Acelerador Linear Elekta Synergy Full
  • Sistema de Planejamento XiO e Monaco
  • Multi-Leaf Collimator – MLC
  • mMLC-APEX (colimadores micro multifolhas)
  • Mesa Robótica 6D Hexapod
  • Tomógrafo Multislice – Radioterapia Conformacional
  • Sistema de imagem volumétrico para verificação do tratamento (cone beam) XVI

O Hospital do GRAACC é a primeira instituição especializada em oncologia pediátrica da América Latina a ter um centro cirúrgico com neuronavegador e Ressonância Magnética Intra-Operatória (RMI) no mesmo espaço. A sala blindada está equipada com microscópio, aspirador ultrassônico, entre outros equipamentos indispensáveis para cirurgia neuro-oncológica.

Essas tecnologias facilitam o acesso e oferecem visibilidade tridimensional da área com tumor, tornando a cirurgia menos invasiva, mais segura e precisa, evitando reoperações, além de reduzir o tempo de exposição da área operada, contribuindo para diminuir o risco de infecções e lesões em áreas nobres e não afetadas do cérebro.

Equipamentos disponíveis na sala:

  • Ressonância Magnética Intra Operatória (RMI)
  • Microscópio Pentero
  • Aspirador Ultrassônico
  • Sistema de Neuronavegação Óptica e Magnética
  • Sistema de fixação do crânio compatível com a RMI
  • Craniotomo Midas e Raqui de vídeo para procedimentos neuroendoscópicos.

Chefiado pelo Prof. Dr. Henrique Lederman, a área conta com equipe altamente capacitada e oferece serviço especializado para diagnóstico e tratamento. Para garantir o conforto do paciente, no local há uma enfermaria integrada com leito para a recuperação após o procedimento.

Estão à disposição do paciente equipamentos de última geração:

  • Ressonância Magnética
  • Tomografia Computadorizada Multi Slice de 64 canais
  • Ultrassom com Doppler
  • Raio-X digital

O serviço também está aberto ao público pediátrico não oncológico e para segunda opinião.

O Hospital do GRAACC é especialista no tratamento de retinoblastoma e é um dos poucos hospitais brasileiros a realizar uma técnica inovadora da quimioterapia intra-arterial para o tratamento da doença. O quimioterápico é injetado por um cateter através da artéria femoral, que segue até a artéria oftálmica, chegando uma grande concentração da medicação no olho com tumor.

Os protocolos de tratamento são individualizados, sempre com o objetivo de, além da cura, manter o globo ocular e a visão, prezando pela qualidade de vida do paciente.

Os serviços disponíveis são:

Diagnóstico

  • Fundo de olho
  • Ultrassonografia Ocular
  • Ressonância Nuclear Magnética
  • Retcam

Tratamento

  • Crioterapia
  • Enucleação
  • Laser
  • Quimioterapia intra-arterial
  • Quimioterapia intravenosa
  • Quimioterapia intravítrea

O tratamento quimioterápico é realizado na Quimioteca, um espaço desenvolvido para garantir o conforto e bem-estar dos pacientes durante a aplicação dos medicamentos. Para tornar o ambiente ainda mais humanizado, voluntários promovem contação de histórias, jogos, atividades terapêuticas, apresentação de músicas, entre outras atividades. Há espaços reservados para a administração de quimioterápicos de longa duração, hidratação e transfusões de sangue em regime de hospital-dia.

A área conta com equipe altamente especializada e habilitada para realizar transplantes de medula óssea autólogo, alogênicos e haploidêntico nos seguintes tipos de câncer:

  • Leucemias
    Leucemia Linfóide Aguda (LLA)
    Leucemia Mielóide Aguda (LMA)
    Leucemia Aguda Bifenotípica
    Síndrome Mielodisplásica (SMD e LMMJ)
    Leucemia Mielóide Crônica (LMC)
  • Linfoma
    Linfoma de Hodgkin (LH)
    Linfoma não Hodgkin (LNH)
  • Tumores sólidos
    Neuroblastoma
    Sarcomas
    Tumor de Células Germinativas (TCG)
    Tumor de Wilms
    Retinoblastoma
    Tumores cerebrais
  • Aplasia de medula

O Hospital do GRAACC está cadastrado no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome) e realiza o serviço de busca de doadores dentro e fora do Brasil.

A estrutura oferece o necessário para o conforto do paciente e acompanhante durante o período de internação. Os quartos são equipados com sofá-cama para acompanhante, ar condicionado, TV e internet sem fio.

O serviço também tem um Centro de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas com capacidade de realizar o processamento e armazenamento de todos os tipos de células-tronco progenitoras.

O Pronto Atendimento conta com equipe assistencial preparada para atender emergências e urgências que exigem atendimento rápido e sem agendamento prévio dos pacientes que já estão em tratamento no hospital.

O Hospital do GRAACC trabalha para proporcionar o máximo de conforto e bem-estar aos pacientes e acompanhantes internados. Os quartos têm sofá-cama, TV, ar condicionado e acesso a internet sem fio.

A Agência Transfusional armazena sangue e seus derivados, realiza exames imuno-hematológicos pré transfusionais e gerencia a utilização dos hemocomponentes para os pacientes. No local também são realizados os procedimentos de aférese.

Com 11 leitos, a unidade proporciona cuidados e tratamento individualizados com equipamentos e dispositivos para monitoramento e cuidado integral do paciente de alta complexidade, como máquina de hemodiálise contínua com quatro tipos de função. Está equipada ainda com aparelhos como: monitores cardíacos, oximetria de pulso, ventilação pulmonar mecânica, central fisiológica de monitoramento, leitos de isolamento com utilização de filtro hepa, monitor de pressão intracraniana, equipamento de gasometria e carrinhos de parada cardiorrespiratória. A equipe é altamente capacitada e tem muita experiência para acompanhar pós-operatórios de cirurgias pediátricas, torácicas, ortopédicas e neurocirurgias.

Especializados em cirurgias oncológicas pediátricas de alta complexidade, como ortopédicas com colocação de endopróteses, cirurgia abdominais e torácicas, neurocirurgias, entre outras; a área conta com uma equipe de anestesiologia especializada em procedimentos pediátricos e submetidos a cirurgias de grande extensão e complexidade com longas horas de duração. Também realiza Coleta de Medula Óssea, colocação de cateter venoso central e apoio em cirurgias plástica, vascular, otorrino entre outras especialidades.

Em parceria com a UNIFESP, o serviço de Anatomia Patológica realiza exames histopatológicos (biópsias dos tecidos tumorais) que são fundamentais para o correto diagnóstico e definição do protocolo de tratamento e avaliação por testes como imunohistoquímica.

O laboratório oferece exames de citogenética e genética molecular que permitem, complementar o diagnóstico, identificar fatores prognósticos e acompanhar terapias, como o Transplante de Medula Óssea. A investigação genética é fundamental, pois interfere na melhor escolha do tratamento do câncer da infância e adolescência para um grande número de neoplasias. Além do atendimento prestado pelo laboratório de genética, o hospital tem um ambulatório de Oncogenética para investigar e acompanhar os pacientes com histórico familiar de câncer e/ou com síndromes genéticas que predispõe o desenvolvimento de tumores.

Nosso Centro de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas tem capacidade de realizar o processamento e armazenamento de todos os tipos de células-tronco progenitoras.

Assistência Multiprofissional

O Hospital do GRAACC está equipado com tecnologia de última geração e conta com equipes médicas e assistenciais, que trabalham no limite do conhecimento, para oferecer todas as chances de cura aos pacientes oncológicos pediátricos. 

Atua na prevenção e tratamento de doenças bucais, reduzindo a dor, prevenindo infecções e favorecendo a alimentação, além do manejo dos efeitos adversos da terapia oncológica na boca, como a mucosite, com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O setor conta com médico fisiatra, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados no atendimento de pacientes oncológicos infantojuvenis com sequelas ortopédicas (também pacientes pós-operatórios e com próteses) e neurológicas. Os profissionais atuam em ambulatório e internação.

De forma humanizada e multidisciplinar, a equipe acompanha pacientes e suas famílias em diferentes fases do tratamento. O objetivo é promover a qualidade de vida, controlando os sintomas da doença.

A equipe faz acompanhamento psicológico e atua com o objetivo de aliviar o medo e a tensão dos pacientes, principalmente no momento em que recebem o diagnóstico e durante o tratamento.

A Clínica Multiprofissional de Atendimento aos Pacientes Fora de Tratamento (CForT) tem como missão melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes do câncer infantojuvenil a longo prazo, propiciando que cada indivíduo atinja o seu potencial máximo na vida adulta. O objetivo é alcançado por meio da identificação das sequelas de cada tipo de câncer e respectivo tratamento, visando a melhora da saúde física e emocional bem como a retomada da rotina escolar e social.

Para que as crianças e adolescentes não parem de estudar durante o tratamento, o GRAACC oferece acompanhamento pela Escola Móvel, que os mantém envolvidos nas atividades escolares da educação infantil até a universidade. O atendimento se adequa às condições e locais em que o paciente se encontra dentro do hospital para que possa dar continuidade a seus estudos, e ao retornar a sua escola, seguir com o mesmo grupo de amigos e professores, uma vez que a programação das aulas contempla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

Oferece assistência nutricional e uma alimentação que atenda às necessidades de cada paciente do momento do diagnóstico até o final do tratamento. Os profissionais também prescrevem terapia nutricional enteral (oral ou sonda) e parenteral.

O Serviço Social tem o papel de orientar pacientes e familiares sobre seus direitos e deveres, capacitando-os para utilizar melhor os recursos sociais disponíveis na comunidade, com o objetivo de auxiliar na busca da reorganização do dia a dia da família.