Pesquisa no GRAACC

 

O Hospital do GRAACC desenvolve pesquisas clínicas e translacionais com o objetivo de buscar marcadores prognósticos para o desenvolvimento de protocolos terapêuticos específicos, com terapias alvo para neoplasias da infância e adolescência, impactando no aumento das chances de cura.

Pesquisa Translacional 

 

O laboratório de investigação genética do GRAACC realiza um tipo de pesquisa que tem como objetivos entender os aspectos biológicos da doença e traduzir os achados para refinar o diagnóstico, a determinação prognóstica e auxiliar no manejo dos pacientes.

Pesquisa Clínica

 

Investigação em crianças e adolescentes com câncer com o intuito principal de comprovar a eficácia e a segurança de um novo tratamento, podendo ser este um novo medicamento, material, procedimento, método diagnóstico ou equipamento. A pesquisa do GRAACC conta com parceiros estratégicos como a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOP), Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP), Grupo Latino Americano de Oncologia Pediátrica (GALOP), Nationwide Children’s Hospital e a Universidade de Duke. 

Laboratório de Genética

 

O laboratório oferece exames de citogenética e genética molecular que permitem, complementar o diagnóstico, identificar fatores prognósticos e acompanhar terapias, como o Transplante de Medula Óssea. A investigação genética é fundamental, pois interfere na melhor escolha do tratamento do câncer da infância e adolescência para um grande número de neoplasias. Além do atendimento prestado pelo laboratório de genética, o hospital tem um ambulatório de Oncogenética para investigar e acompanhar os pacientes com histórico familiar de câncer e/ou com síndromes genéticas que predispõe o desenvolvimento de tumores.