Sarcomas de Partes Moles - Rabdomiossarcoma

São tumores que podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afetam tanto crianças, quanto adolescentes e adultos. Existe um aumento progressivo, inchaço no local do tumor e, em geral, há dor e a pele pode ficar vermelha.

Os sarcomas podem ocorrer na cabeça, no pescoço, na área genital, nos braços e nas pernas. Em adolescentes, pode localizar-se na região dos testículos, provocando aumento do escroto, sendo confundido com hérnias. O paciente não pode ter vergonha de contar seu problema ao médico!

Para diagnosticar os sarcomas é muito importante que um médico experiente em câncer realize uma biópsia a fim de examinar o tumor no microscópio. O tratamento dos sarcomas é feito, em geral, com cirurgia e quimioterapia.

Os sarcomas mais comuns em crianças são o tumor de Ewing e o rabdomiossarcoma.

Os sarcomas são tumores que se iniciam nos tecidos conjuntivos no corpo, como os músculos, gordura, ossos, vasos, membranas que revestem as articulações ou sangue. Existem muitos tipos de sarcomas. O rabdomiossarcoma é um câncer que normalmente se forma nos músculos esqueléticos.

A musculatura esquelética começa a se formar no embrião por volta da sétima semana após a fertilização. Nessa fase, tem início a formação dos rabdomioblastos, células que vão dar origem aos músculos. São essas células que podem se tornar malignas e originar o rabdomiossarcoma. Como este é um tumor de origem embrionária, é mais comum em crianças e raro em adultos.

Embora a maioria dos músculos esqueléticos esteja nos membros (braços e pernas) e tórax, os rabdomiossarcomas podem aparecem em outras partes do corpo. Os locais mais comuns incluem:

  • Cabeça e pescoço (perto do olho, nos seios nasais ou garganta, no pescoço próximo a espinha).
  • Órgãos urinários e reprodutivos (bexiga, próstata, ou qualquer um dos órgãos femininos).
  • Braços e pernas.
  • Tronco (tórax e abdome).Entretanto, o rabdomiossarcoma pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mesmo onde normalmente não há músculos esqueléticos.Existem dois tipos principais de rabdomiossarcoma infantil:
  • Rabdomiossarcoma Embrionário. É o tipo mais comum de rabdomiossarcoma, geralmente afeta bebês e crianças pequenas. As células do rabdomiossarcoma embrionário se assemelham às células pré-musculares de fetos de 6 a 8 semanas. O rabdomiossarcoma pode se desenvolver na região da cabeça e pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos ou em seu redor. Duas variantes do rabdomiossarcoma embrionário, o rabdomiossarcoma botrioide e o rabdomiossarcoma de células fusiformes, tendem a ter um prognóstico melhor que a forma mais comum da doença.
  • Rabdomiossarcoma Alveolar. O rabdomiossarcoma alveolar normalmente afeta crianças mais velhas ou adolescentes e ocorre com mais frequência nos grandes músculos do tórax, braços e pernas. As células do rabdomiossarcoma alveolar se assemelham às de fetos de 10 semanas.