Sarcomas de Partes Moles - Sinais e Sintomas

  • Alguns sinais e sintomas podem sugerir que uma pessoa tenha rabdomiossarcoma, mas será necessária a realização de exames e biópsias para confirmar o diagnóstico.Histórico Clínico e Exame Físico

    Será perguntado durante a consulta o histórico clínico completo de seu filho, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas.

    O médico examinará a criança para procurar possíveis sinais da doença ou outros problemas de saúde.

    Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que seu filho possa ter rabdomiossarcoma, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.

    Os sinais e sintomas do rabdomiossarcoma dependem principalmente da localização do tumor:

  • Tumor localizado no tronco, membros ou virilha (incluindo os testículos), o primeiro sinal é geralmente de uma massa ou inchaço. Na maioria das vezes, não provoca qualquer dor ou outros problemas.
  • Tumores localizados ao redor dos olhos podem causar inchaço ou a criança pode parecer estrábica.
  • Tumores no ouvido ou seios paranasais podem causar dor de ouvido, dor de cabeça ou congestão nasal.
  • Tumores da bexiga ou da próstata podem ter sangue na urina, enquanto que um tumor na vagina pode provocar hemorragia vaginal. Qualquer um desses tumores pode crescer o suficiente a ponto de provocar dificuldade ou dor ao urinar ou nos movimentos intestinais.
  • Tumores no abdome ou na pelve podem provocar vômitos, dor abdominal ou constipação.
  • Tumores nos ductos biliares podem deixar os olhos ou a pele amarelados (icterícia).
  • Tumores avançados podem provocar sintomas como nódulos na pele, dor óssea, tosse, fraqueza ou perda de peso.

Um ou mais desses sintomas geralmente faz com os pais levem seu filho ao médico. Muitos desses sinais e sintomas podem estar relacionados a outras patologias, sem nenhuma associação ao rabdomiossarcoma. Por exemplo, crianças e adolescentes podem apresentar dores, que muitas vezes, se confundem com contusões provocados por brincadeiras infantis ou lesões esportivas. Ainda assim, se o seu filho apresentar qualquer um destes sintomas, consulte seu médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, caso seja necessário.