CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO E RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS – TABELA

Onde comprar? Em supermercados com boas condições de higiene, preferencialmente perto de casa.
O que comprar? – Alimentos com marcas conhecidas, com embalagem adequada (não compre produtos com embalagens violadas, amassadas, enferrujadas, molhadas, emboloradas ou rasgadas).– Atentar-se ao prazo de validade.
Como transportar? – Utilizar transporte limpo.– Os produtos congelados ou refrigerados devem ser mantidos em caixas térmicas.

– Nunca transportar os alimentos com animais, produtos tóxicos ou que exalem forte odor (produtos de higiene e de limpeza).

>Como guardar? Higienizar as embalagens dos alimentos com álcool 70% ou em solução de hipoclorito de sódio em 0,1 a 0,5% (1 medida de água sanitária concentração 2-2,5% + 3 medidas de água filtrada), e posteriormente armazenar nas seguintes condições:

Alimentos não perecíveis:

– Guardar os produtos de limpeza e de higiene em local separado.

– Armazenar os alimentos em local arejado, sem umidade e sem calor excessivo, que possibilitem a presença de fungos e de bolores.

Alimentos perecíveis:

– Evitar guardar os alimentos na geladeira em caixas de papelão e de madeira.

– O excesso de gelo no freezer, congelador e geladeira prejudica o funcionamento do equipamento e qualidade dos alimentos, portanto realize periodicamente a manutenção do equipamento.

– Lavar frutas e verduras.

Seguir a seguinte organização na geladeira:

– Parte superior: alimentos prontos para o consumo

– Parte inferior: alimentos crus

Como higienizar frutas, legumes e verduras? – 1º lavar com água corrente retirando toda a sujeira, poeira, insetos, folhas secas etc.– 2º desinfetar em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos (1 colher de sopa

de cloro para cada litro de água)

Como cozinhar? Os alimentos devem ser bem cozidos, nunca malpassados ou crus, utilizando preferencialmente os seguintes métodos:Forno convencional a gás e elétrico
Fervura
Panela de pressãoCuidados importantes:– Aves, carnes, peixes e frutos do mar crus devem ser manipulados em superfícies separadas de outros itens alimentares. No preparo desses alimentos, deve-se utilizar tábuas específicas para essa finalidade.– Nenhum tipo de carne crua deve entrar em contato com outros alimentos.– Após o preparo de aves, carnes, peixes e frutos do mar, antes de preparar outros alimentos, o manipulador deve lavar bem as mãos com água morna e sabão.– Quaisquer tábuas de corte, balcões, pias, mesas, facas e outros utensílios utilizados também devem ser lavados com água morna e sabão. Considerar o uso de hipoclorito de sódio e álcool 70%.
Cuidados que o cozinheiro/manipulador deve ter durante a preparação Realizar a lavagem de mãos com sabonete líquido, neutro e inodoro massageando as mãos e antebraços durante pelo menos 20 segundos. Limpe também embaixo das unhas, enxágue, seque com papel toalha, não reciclado, e aplique o álcool 70% antisséptico, deixando-o secar naturalmente.

Cuidados de higiene alimentar

Práticas alimentares

Se for se alimentar fora de casa, é recomendado escolher locais e restaurantes que servem refeições à la carte, ou seja, aqueles que preparam os alimentos na hora. Ademais, restaurantes, lanchonetes e barracas de rua, que fornecem alimentos já preparados ou de autoatendimento, oferecem maior risco. Por conseguinte, a explicação é de que os alimentos ficam mais tempo expostos ao ar ambiente. Além disso, podem ter pessoas que passam muito perto e expiram partículas de saliva, que podem assentar nas refeições e contaminá-las.

A dinâmica do COVID-19 tem sido pouco estudada neste contexto, mas existe o risco de qualquer contaminação. Assim, a recomendação é escolher os estabelecimentos que servem refeições à la carte e que seguem as disposições da vigilância sanitária para manipulação de alimentos e higiene geral.

Cuidados nutricionais e a dieta saudável podem interferir no câncer infantil ?

Evidências crescentes indicam que um comportamento alimentar saudável pode modular favoravelmente a inflamação do corpo e prevenir a forma grave da doença. Essa dieta inclui alto teor de frutas e vegetais, nozes, peixes e alimentos in natura

Recomendações

Alimentos/Nutrientes importantes Dar preferência Evitar
Óleos vegetais e gorduras animais Óleo de canola, azeite, peixes assados ou cozidos. – Industrializados, frituras e alguns óleos como óleo de coco, milho e soja.– Carnes suínas, bovinas e aves gordurosas.
Fibras (prebióticos)e bactérias benéficas (probióticos) Iogurtes, leites fermentados, leite fermentado com lactobacilos vivos, flocos e farelo de aveia, cereais integrais em geral, cacau, frutas como banana, maçã e mamão, vegetais como cebola, chicória, tomate, aspargo e alho, sementes, como de linhaça, abóbora etc – Alimentos industrializados e ultra processados.– Suplementação sem orientação do nutricionista.
Vitamina D Peixes (atum, sardinha, salmão, bacalhau), óleos vegetais, fígado, leite e derivados e alguns cogumelos. – Suplementação sem orientação do nutricionista
Vitaminas Frutas, verduras e legumes in natura.Leite e derivados

Ovos

– Produtos à base de vegetais, mas que são processados e industrializados.– Suplementação sem orientação do nutricionista.
Minerais Oleaginosas (castanha do Pará, noz, amêndoa, avelã, etc.), cereais integrais, banana.Ovos e peixes

Leite e derivados

– Produtos processados e industrializados.– Amendoim

– Suplementação sem orientação do nutricionista.

EQUIPE TÉCNICA

Nutricionistas do Hospital do GRAACC: Adriana Garófolo, Claudia Harumi Nakamura, Thayna Leones de Almeida e Jessika Camila da Silva Matyelka

 


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Dia de Doar 2022: o GRAACC veste esta camisa

O nosso hospital, que tem cerca de 70% do orçamento composto por doações, veste a...

Alê Costa arrecada R$ 7 milhões o nosso hospital

O empresário da Cacau Show, que também é nosso Vice Presidente, reuniu um grupo de...

Webinar Científico Covid-19

Acompanhe todo o conteúdo do evento realizado com a equipe médica do Hospital do GRAACC