Instalada em 1998, nós, em GRAACC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi a primeira Brinquedoteca em hospital no Brasil.

O seu modelo pioneiro inspirou a criação da Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, estabelecendo a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde de todo o País. Que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

O tratamento lúdico auxilia na qualidade de vida dos pacientes, na socialização e também na troca de experiências entre as famílias. Que contam ainda com atividades específicas e terapêuticas. Como oficinas de artesanato e artes plásticas.

A brinquedoteca conta com uma equipe de dois profissionais (coordenadora e ludotecária) e mais de 45 voluntários.

Canto dos Bebês

É revestido com material especial para conforto e segurança das crianças de até dois anos de idade. Todos os brinquedos são apropriados para atividades de percepção sensorial e coordenação motora.

Canto do Faz de Conta

Oferece material para o jogo simbólico. Há uma casinha com mobiliário e acessórios, bonecas, carrinhos de bebê, além de objetos e equipamentos médicos em miniatura que permitem reproduzir situações do dia-a-dia, como supermercado, banco, farmácia, hospital. Livros, CDs e DVDs compõem o “espaço da história”.

Canto do Teatro

Também favorece a expressão simbólica da criança, dispondo de fantasias, roupas, máscaras, maquiagem e acessórios, teatro de fantoches, palco e cenários.

Canto dos Adolescentes

Neste espaço estão os jogos de regras, de tabuleiro, cartas, jogos de sociedade, quebra cabeças, revistas e livros.

Convívio e Relaxamento

Espaço com sofás para relaxamento, descanso e conversas entre os profissionais, acompanhantes e pacientes.

Parceiros de Humanização do Atendimento Hospitalar

Associação Arte Despertar

Por meio da arte e cultura desenvolve projetos e ações na área da saúde para conectar pacientes, acompanhantes e profissionais de um jeito profundo e significativo.

Saiba mais

CIA. DOS CLOWNÁTICOS

Atua no desenvolvimento de oficinas artísticas e de desenvolvimento humano.

Saiba mais

MAKE A WISH

Realizam sonhos que transformem as vidas de crianças com doenças graves, proporcionando esperança, força e alegria.

Saiba mais

ASSOCIAÇÃO VIVA E DEIXE VIVER

Por meio da arte de contar histórias, formam cidadãos conscientes da importância do acolhimento e que produzem bem-estar a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.

Saiba mais

OPERAÇÃO ARCO-ÍRIS

Palhaços levam alegria e entretenimento para os pacientes.

Saiba mais

FOTOCULTURA PARA TODOS

Fotógrafos voluntários dão aulas de fotografia no intervalo entre consultas e tratamentos.

Saiba mais

BELEZA DO BEM

A empresa Sumirê promove um dia de beleza por mês para pacientes e acompanhantes.

Saiba mais

AHPAS

Oferecem acesso a pacientes oncológicos pediátricos, por meio de transporte gratuito e apoio, a tratamento em hospitais especializados, como o Hospital do GRAACC.

Saiba mais

Serviços oferecidos aos pacientes e acompanhantes

 

  • Oficinas de Criatividade e atividades educativas, como artes plásticas, origami, biscuit, quilling, costura, sucata e Oficina das Mães, realizadas por voluntários
  • Brinquedoteca Circulante – empréstimo de brinquedos aos pacientes da internação, UTI, Quimioteca, Pronto Atendimento e Cento de Transplante de Medula Óssea
  • Empréstimos para levar para casa DVDs, livros e gibis
  • Empréstimos de laptops e tablets com acesso à internet durante o período de permanência no hospital
  • Realização de eventos comemorativos, como festas como Páscoa, Dia das Mães, Natal

Publicação Brincar é remédio!

A experiência da Brinquedoteca Terapêutica Senninha mostra que o sucesso na instalação de uma Brinquedoteca Terapêutica Hospitalar depende da prática do dia-a-dia da equipe de profissionais e voluntários. Acesse a publicação. Quero ler