A Radioterapia do Hospital do GRAACC é especializada em pediatria, o que garante um tratamento com equipe experiente e voltada à atenção e necessidades das crianças e dos adolescentes.

O setor é equipado com alta tecnologia, presente em todas as etapas do procedimento. Cada tratamento, protocolo de imagem e teste de qualidade são individualizados, a fim de proporcionar precisão e exatidão na irradiação das áreas tumorais ao mesmo tempo em que os tecidos normais são protegidos, com redução dos efeitos colaterais tardios.

A equipe de profissionais é altamente especializada e composta por médicos radio-oncologistas, físicos-médicos, dosimetristas, tecnólogos e uma equipe multiprofissional que, além da excelência nos processos, têm como essência o acolhimento humanizado.

O serviço é ainda estruturado para realizar tratamentos com anestesia diária, com equipes de anestesia e enfermagem altamente capacitadas para os cuidados que esta condição requer.

A segurança faz parte do cuidado do paciente em todos os processos, que segue recomendações internacionais periodicamente atualizadas.

Técnicas de radioterapia oferecidas pelo Hospital do GRAACC:

  • Radioterapia Conformacional
    Trata-se da técnica de radioterapia mais utilizada nos dias de hoje. Seu princípio está na aquisição volumétrica de imagens através de uma tomografia e, a partir dela, na delimitação tridimensional da região tumoral por colimadores e lâminas multi-folhas que se adaptam ao volume alvo a ser irradiado.
  • Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe – IMRT
    Técnica mais complexa que utiliza os princípios da técnica conformacional, aperfeiçoada pela modulação da intensidade de dose aplicada por cada um dos feixes durante a sessão de tratamento, permitindo assim distribuições de doses côncavas, poupando significativamente órgãos sadios e atingindo restrições de dose previamente definidas em sistema inverso de planejamento.
  • Radioterapia de Arco Volumétrico Modulado – VMAT
    Técnica mais avançada de radioterapia. A modulação do feixe é proporcionada pela combinação dos movimentos das multi-folhas, da taxa de dose e da rotação do equipamento em arcos de até 360 graus em torno do paciente, produzindo distribuições de doses côncavas em um tempo de tratamento reduzido.
  • Radiocirurgia intracraniana e Radioterapia Estereotática Fracionada intracraniana
    Esta técnica utiliza múltiplos feixes que convergem para pequenos alvos e permite irradiar seletivamente um volume muito pequeno com uma precisão milimétrica. Este tratamento não é invasivo, e graças à sua precisão, permite a utilização de doses muito altas de radiação em poucas sessões de tratamento com uma rápida queda de dose fora do volume alvo de tratamento. Nomeia-se radiocirurgia quando se trata de sessão única ou radioterapia estereotática fracionada intracraniana para múltiplas sessões.
  • Radioterapia Estereotática Fracionada Corpórea ou Extracraniana
    A sigla SBRT é traduzida do inglês “Stereotactic Body Radiation Therapy”. A técnica permite que a precisão da radiocirurgia intracraniana seja também alcançada em outros locais do corpo que se movimentam, isso graças a métodos de verificação de imagem (IGRT) e a sistemas de fixação e de controle da movimentação. Também é um tratamento não invasivo que permite a prescrição de dose alta de radiação em volumes restritos e muito bem definidos.
  • Radioterapia Guiada por Imagem – IGRT
    Técnica de aquisição e verificação de imagem, que permite visualizar os órgãos internos no momento do tratamento, como se fosse uma tomografia em tempo real, permitindo a sua correlação com a imagem de referência. O IGRT utilizado no Hospital do GRAACC é associado à mesa robótica 6D do equipamento, que combinados permitem a identificação e correção de variações da ordem de décimos de grau e décimos de milímetros, proporcionando uma radioterapia mais precisa e exata.
  • Radioterapia Corpórea Total
    Técnica de tratamento utilizada em protocolos de condicionamento para transplante de medula óssea. A radiação é administrada no corpo inteiro através de grandes campos. Esta técnica é validada por dosimetria específica para controle da quantidade de radiação emitida pelo aparelho de tratamento, agregando assim segurança a este tratamento.
  • Braquiterapia Oftálmica
    Técnica especial para tratamento de tumores oculares. Uma placa de radionuclídeo do tamanho de uma moeda é implantada em contato com o tumor por meio de uma cirurgia oftálmica. Durante todo o período de tratamento, que demora alguns dias, o paciente permanece sob regime de internação hospitalar, monitorado por equipe especializada.Equipamentos e sistemas de gerenciamento dos equipamentos:
  • Acelerador Linear Elekta Synergy Full
  • Sistema de gerenciamento MOSAIQ
  • Sistema de Planejamento XiO e Monaco
  • Multi-Leaf Collimator – MLCi2
  • mMLC (colimadores micro multifolhas) – APEX
  • IGRT Cone-Beam CT – XVI