Nossa instituição foi criada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. Em 31 anos de existência, nos fortalecemos  como um hospital referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil e atendemos pacientes vindos de todos os estados do país e, também, da América Latina.

Somos habilitados pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia para atendimento pediátrico. Em 2017, recebemos o selo da Joint Commission international (JCI), uma acreditação hospitalar internacional, que reconhece organizações de saúde que seguem as melhores práticas hospitalares internacionais.

Nosso hospital nasceu com um propósito claro de proporcionar todas as chances de cura ao maior número possível de crianças e adolescentes com câncer, com qualidade de vida. É para isso que existimos e não medimos esforços para garantir esperança de cura aos nossos pacientes.

A doença, nessa faixa etária, tem um crescimento acelerado. Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, e que o tratamento seja realizado em centros médicos especializados, como o nosso.

Atualmente, temos um índice médio cura de 72%.

Fundadores

Jacinto Antonio Guidolin

    Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1968, Jacinto Guidolin participou da execução de obras importantes e foi responsável pela construção da Unidade Botucatu do Hospital do GRAACC. Foi o primeiro presidente do GRAACC e atuou nesta função de 1991 a 2001.

Lea Della Casa Mingione

    Desde 1971, Lea Della Casa Mingione dedicou sua vida ao voluntariado e às crianças com câncer. Com sua amorosidade e força de vontade, conduziu nosso grupo por muitos anos dentro deste importante pilar do nosso trabalho.

Dr. Antonio Sérgio Petrilli

    Dr. Antonio Sérgio Petrilli é professor titular do Departamento de Pediatria da UNIFESP e chefe do setor de Oncologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina. Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1964 – 1970), fez mestrado e doutorado em pediatria pela Escola Paulista de Medicina.

Linha do Tempo

1991

Inspirados em um modelo inovador de atendimento de crianças e adolescentes com câncer, o GRAACC é fundado em uma "casinha" com o propósito de oferecer todas as chances de cura da doença.

1993

Inauguração da primeira casa de apoio.

1995

Início das obras do nosso hospital.

1998

Fruto de investimentos de empresas e parceiros, nosso hospital é inaugurado, contando com parceria técnico-cientifica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

1999

Início das atividades do laboratório de criopreservação, do Centro de Transplante de Medula Óssea e do Centro Cirúrgico.

2001

Criação dos laboratórios de genética, biologia molecular e hematologia.

2004

Inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem e da Quimioteca Fundação Jari, estrutura inédita no Brasil.

2007

A Casa Ronald McDonald São Paulo-Moema é inaugurada, ampliando o atendimento da primeira casa de apoio.

2008

Nosso hospital é habilitado para realizar Transplante de Medula Óssea não aparentado. Além disso, certificamos nosso voluntariado com a ISO 9001 pela primeira vez.

2009

Criação do Serviço de Hemoterapia: Unidade de Coleta e Transfusão.

2011

Começo das obras de expansão do nosso hospital.

2012

Somos habilitados pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, exclusiva para atendimento pediátrico.

2013

Inauguração do novo prédio do nosso hospital, que dobra o tamanho. Também implantamos o serviço de radioterapia com equipamento de última geração.

2014

Inicio das atividades no Centro de Radioterapia Pediátrica.

2015

Criação do Centro de Neurocirurgia, o primeiro da América Latina com ressonância magnética dentro da sala cirúrgica. Além disso, iniciamos a quimioterapia intra-arterial, tratamento inovador para tumor ocular, e realizamos 500 transplantes de medula óssea.

2016

Completamos 25 anos de trajetória, atingindo taxa média de cura de 70%, e inauguramos a Sala de Simulação Realística, voltada ao treinamento e à capacitação de profissionais.

2017

Nosso hospital conquista a certificação Joint Commission International (JCI) e inaugura o Espaço da Família Ronald McDonald.

2019

Inauguramos 16 novos leitos de internação, sendo oito apartamentos, e também uma nova ala privativa de quimioterapia.

2020

Atingimos a marca de mil aplicações de quimioterapia intra-arterial para o tratamento de retinoblastoma, com preservação do globo ocular na maioria dos casos.

2021

Completamos três décadas, cada vez mais consolidados como hospital referência em oncologia pediátrica, e alçamos o marco de 900 transplantes de medula óssea realizados.

2022

Realização do milésimo transplante de medula óssea e retorno das obras do hospital para ampliação do atendimento.