Com a inauguração o hospital, em 1998, o GRAACC estabelece uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e passa a corresponder ao setor de Oncologia Pediátrica da universidade, vinculado ao Departamento de Pediatria.

A parceria assegura ao GRAACC suporte técnico e científico e impulsiona a criação de conhecimento e a qualidade das pesquisas genéticas, clínicas, cirúrgicas e biológicas sobre o câncer infantil, colaborando para criar novos protocolos terapêuticos.

Para os alunos da UNIFESP, o trabalho conjunto proporciona a experiência prática no hospital, aperfeiçoando a qualificação dos novos profissionais, que ajudarão a difundir técnicas de prevenção e tratamento do câncer infantil em todo o País.

A atuação dos oncologistas pediátricos é dirigida a crianças e adolescentes e engloba as modalidades tratamento ambulatorial (em regime de internação em enfermaria e em unidade de tratamento intensivo – UTI), procedimentos diagnósticos e terapêuticos, cirúrgicos, quimioterapia, radiologia e tratamento de suporte.

O trabalho é feito em conjunto com especialistas de diversos setores, que interagem no tratamento multidisciplinar e contribuem, assim, para a obtenção de melhores resultados.

Profissionais formados no Hospital do GRAACC - até 2019

Cancerologia Pediátrica

138

Pediatria | Transplante de Medula Óssea

23

Residência Multidisciplinar

O GRAACC, em parceria com a UNIFESP, realiza residência multidisciplinar por meio do Programa de Residência Multidisciplinar em Oncologia Pediátrica, que conta com bolsas financiadas pelo Ministério da Educação (MEC).

As áreas com residência no GRAACC, além da médica, são: Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia, cujo trabalho é realizado em conjunto com especialistas de diversos setores, que interagem no tratamento multidisciplinar e contribuem, assim, para a obtenção de melhores resultados.