Transplante de medula óssea

A medula óssea é o órgão que produz as células do sangue e do sistema imunológico. O transplante é uma forma de tratamento que renova as células doentes da medula óssea.

O Hospital do GRAACC conta com um Centro de Transplante de Medula Óssea especializado no procedimento em pacientes pediátricos. São mais de 20 anos de experiência em transplantes de medula, incluindo os de mais alta complexidade. Mais de 800 transplantes já foram feitos no serviço.

Procedimentos

Transplante de Medula Óssea Autólogo, quando o doador é também o receptor.

Transplante de Medula Óssea Alogênico, quando o doador é um parente ou um não parente com uma medula compatível a do receptor.

Transplante de Medula Óssea Haploidêntico, quando o doador, parente, é 50% compatível com o receptor.

Tipos de Câncer para o procedimento

Com uma equipe altamente especializada, o Hospital do GRAACC realiza o procedimento para os seguintes tipos de câncer infantil:

  • Leucemias
    Leucemia Linfóide Aguda
    Leucemia Mielóide Aguda
    Leucemia Aguda Bifenotípica
    Síndrome Mielodisplásica (SMD e LMMJ)
    Leucemia Mielóide Crônica
  • Linfomas
    Linfoma de Hodgkin
    Linfoma não Hodgkin
  • Tumores sólidos
    Neuroblastoma
    Sarcomas
    Tumor de Células Germinativas (TCG)
    Tumor de Wilms
    Retinoblastoma
    Tumores cerebrais
  • Aplasia de medula

Serviços

O serviço também tem um Centro de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas com capacidade de realizar o processamento e armazenamento de todos os tipos de células-tronco progenitoras e conta com Serviço de Hemoterapia para o fornecimento de plaquetas e hemácias aos pacientes transplantados, UTI pediátrica, ambulatórios exclusivos, pronto atendimento para emergências e centros cirúrgicos preparados para procedimentos de alta complexidade.

A área conta ainda com apoio da equipe multiprofissional que traz maior conforto e segurança aos pacientes, oferecendo apoio psicológico, nutricional, reabilitação e aulas escolares.

As acomodações Centro de Transplante de Medula Óssea oferecem o necessário para o conforto do paciente e acompanhante durante o período de internação e possuem infraestrutura especial, com sistema de filtragem de ar e pressão positiva, criando um ambiente protetor contra infecções.

Os quartos possuem hotelaria confortável e estão equipados com sofá-cama para acompanhante, ar condicionado, TV e internet sem fio, além de um cardápio especialmente pensado para crianças e adolescentes.

Como ser um doador

 

Verifique onde doar e todas as regras em:
AMEO:  ameo.org.br
REDOME:  redome.inca.gov.br/