Mensagem do Conselho de Administração

É com grande satisfação que apresentamos o nosso Código de Ética. Ele reflete os valores da nossa instituição e a nossa preocupação e compromisso em cumprir integralmente a legislação. Formalizando os padrões de conduta e ética que devem ser conhecidos e adotados por todos os nossos colaboradores e terceiros.

Nós, do GRAACC, somos uma associação filantrópica, fundada em 1991 com a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.

Além disso, atuamos com total transparência e respeito às leis e normas que lhe são aplicáveis e repudiamos quaisquer práticas ilegais ou antiéticas.

A elaboração do nosso Código de Ética conta com a participação e apoio de consultores externos, executivos e profissionais da instituição. E está aprovado por nosso Conselho de Administração.

Agradecemos a todos pela dedicação e consideramos este momento um marco no relacionamento ético e transparente com toda a sociedade e em seu compromisso de sermos reconhecidos como centro médico hospitalar de referência sustentável de ensino, pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil.

Sergio Antonio Garcia Amoroso
Presidente do Conselho de Administração

Objetivos do Programa de Integridade, Ética e Compliance

1. Ser diligente e vigilante no resguardo ao cumprimento da lei, dos valores organizacionais e dos mais altos padrões éticos.

2. Garantir um bom ambiente de controles internos e uma gestão adequada dos riscos.

Valores e Princípios Éticos

Nós, do GRAACC, atuamos com base em um conjunto de valores que refletem os elevados padrões éticos e morais; buscando assegurar nossa credibilidade e preservar a nossa imagem e reputação perante a sociedade.

São estes os nossos valores:

a) Competência

b) Trabalho em equipe

c) Ética

d) Igualdade nas relações

e) Transparência

f) Sustentabilidade

g) Solidariedade

O nosso relacionamento com a sociedade é baseada na honestidade, integridade e respeito, de maneira a estabelecer relações de confiança mútua. Pautadas por princípios éticos necessários para promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços médico-hospitalares e contribuir para a sustentabilidade das atividades desenvolvidas.

São estes os nossos princípios éticos:

a) Compromisso com a excelência em seus serviços médico-hospitalares.

b) Respeito à vida, atuação preventiva, cuidado com o bem-estar no trabalho, com a saúde e com a segurança de todas as pessoas, instalações e processos, valorizando todos os colaboradores, terceiros e pacientes.

c) Observar práticas de boa governança corporativa, bons princípios e boas práticas contábeis e de gestão, mantendo comunicação clara, objetiva e tempestiva com os stakeholders.

d) Agir com responsabilidade, honestidade, coerência, transparência, ética, integridade, lealdade e respeitando toda a legislação vigente.

e) Proibição e tolerância zero com atos de corrupção.

f) Atuar com responsabilidade social, de forma consciente e responsável sob os aspectos socioeconômico e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades em que atua, inclusive incentivando o exercício da cidadania e do respeito ao meio ambiente.

g) Apoio aos princípios e direitos fundamentais do trabalho, mantendo o compromisso com a qualidade do ambiente de trabalho, de forma a garantir a integridade física e moral de seus colaboradores.

h) Estímulo à comunicação efetiva, para que seus colaboradores desempenhem suas funções de forma eficiente, desenvolvendo habilidades específicas que gerem progresso em suas carreiras.

i) Respeito às pessoas, independentemente de sua posição hierárquica, origem, cor, etnia, cultura, idade, nível social, capacidade física, religião e orientação sexual, sendo rechaçada qualquer prática de discriminação.

Estrutura e Funcionamento

A gestão do Programa de Integridade, Ética e Compliance faz parte das atribuições do Comitê de Ética, que está diretamente ligado ao Conselho de Administração, instâncias máximas da estrutura de governança corporativa. Sendo o Comitê de Ética responsável por conduzir as iniciativas e ações de Compliance e de controles internos.

O Comitê de Ética é composto por 6 membros eleitos pelo Conselho de Administração, para mandatos de dois anos, sendo permitida a recondução.

Atualmente, o Comitê de Ética possui a seguinte composição:

  • Gabriel Arantes de Souza Lima – Coordenador do Comitê de Ética – Advogado
  • André Luis Negrão Albanez – CEO
  • Maria de Lourdes Neves da Costa – Gerente de RH
  • Fernanda Ribeiro de Araújo Oliveira
  • Ana Virginia Lopes de Sousa – Médica Oncologista Pediátrica
  • Amanda Kartanas – Gerente de Comunicação e Marketing
  • Luciano Guidolin – Membro do  Conselho de Administração

Organograma

 

As atividades do Programa de Integridade, Ética e Compliance são orientadas pelo cumprimento da legislação em vigor, das orientações contidas no Código de Ética e das Políticas e Procedimentos que dele derivam.

Faz parte do Programa de Integridade, Ética e Compliance a orientação a públicos internos e externos quanto ao cumprimento de suas diretrizes, através de Campanhas de Comunicação e treinamentos permanentes.

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias é o principal meio de comunicação de desvios que infrinjam as diretrizes do Programa de Integridade, Ética e Compliance.

Nós, do GRAACC, não toleramos retaliação com quem relata uma preocupação de boa fé e todas as violações relatadas no Canal de Denúncias serão tratados de forma imparcial, confidencial e anônima.

Os eventos que devem ser reportados no Canal de Denúncias dizem respeito não somente a infrações às diretrizes do Programa de Integridade, Ética e Compliance, mas também à infração legal, normativa, fraude, desvios, assédios moral e sexual, furtos, corrupção, suborno, conflito de interesses, segurança da informação, falsidade ideológica, exercício ilegal da profissão, dentre outros.

Todos os relatos de violação serão apurados pelo Comitê de Ética, que emitirá, sempre que for identificada uma transgressão, parecer contendo a descrição dos fatos, as análises realizadas com respectivas evidências, as conclusões, as recomendações e os planos de ação. Tais recomendações ou planos de ação podem determinar a revisão e eventual alteração de processos, bem como, impor medidas educativas ou disciplinares.

Para registrar uma ocorrência, clique no botão do Canal de Denúncias abaixo.
NOTIFICAR UM EVENTO NO CANAL DE DENÚNCIAS

MANUAL INSTITUCIONAL ÉTICA E COMPLIANCE

Este canal deve ser utilizado exclusivamente para o relato de situações que se caracterizem ou pareçam se caracterizar como desvios de conduta ética ou de violações a leis, regulamentos e políticas internas de nossa instituição. Se você necessitar de informações adicionais ou tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com o Comitê de Ética através do e-mail compliance@graacc.org.br.

Atenção: críticas ou sugestões sobre qualidade dos serviços hospitalares oferecidos pela nossa instituição devem ser enviados ao SAC pelo e-mail sac@graacc.org.br