Odontologia

Atua na prevenção e tratamento de doenças bucais, reduzindo a dor, prevenindo infecções e favorecendo a alimentação, além do manejo dos efeitos adversos da terapia oncológica na boca, como a mucosite, com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Reabilitação

O setor conta com médico fisiatra, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados no atendimento de pacientes oncológicos infantojuvenis com sequelas ortopédicas e neurológicas e pacientes em pós-operatórios e com próteses.

Os profissionais atuam em ambulatório e internação.

Cuidados Paliativos e Clínica da Dor

De forma humanizada e multidisciplinar, a equipe acompanha pacientes e suas famílias em diferentes fases do tratamento.

O objetivo é promover a qualidade de vida, controlando os sintomas da doença.

Psicologia

A equipe faz acompanhamento psicológico e atua com o objetivo de aliviar o medo e a tensão dos pacientes, principalmente no momento em que recebem o diagnóstico e durante o tratamento.

CForT

A Clínica Multiprofissional de Atendimento aos Pacientes Fora de Tratamento (CForT) tem como missão melhorar a qualidade de vida, a longo prazo, dos pacientes que tiveram alta do tratamento contra o câncer infantojuvenil, propiciando que cada indivíduo atinja o seu potencial máximo na vida adulta.

O objetivo é alcançado por meio da identificação das sequelas de cada tipo de câncer e respectivo tratamento, visando a melhora da saúde física e emocional bem como a retomada da rotina escolar e social.

Escola Hospitalar Móvel

Para que as crianças e adolescentes não parem de estudar durante o tratamento, o GRAACC oferece acompanhamento pela Escola Móvel, que os mantém envolvidos nas atividades escolares da educação infantil até a universidade.

O atendimento se adequa às condições e locais em que o paciente se encontra dentro do hospital para que possa dar continuidade a seus estudos, e ao retornar a sua escola, seguir com o mesmo grupo de amigos e professores, uma vez que a programação das aulas contempla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e tem reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Nutrição

Oferece assistência nutricional e uma alimentação que atende às necessidades de cada paciente do momento do diagnóstico até o final do tratamento. Os profissionais também prescrevem terapia nutricional enteral (oral ou sonda) e parenteral.

Serviço Social

O Serviço Social tem o papel de orientar pacientes e familiares sobre seus direitos e deveres, capacitando-os para utilizar melhor os recursos sociais disponíveis na comunidade, com o objetivo de auxiliar na busca da reorganização do dia a dia da família.

Enfermagem

A Enfermagem é a equipe que mais tem contato com o paciente. Eles estão em todos os setores do Hospital do GRAACC, 24 horas por dia. São o principais responsáveis pelo cuidado, seja ele preventivo ou curativo, e pelo controle dos sintomas dos pacientes, estando sempre prontos a atendê-los.

Nossos profissionais de enfermagem são especialistas no cuidado de pacientes pediátricos oncológicos e experientes para promover um atendimento humano e eficaz.

Atuando de forma interdisciplinar e integrada a toda a equipe de saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem possibilitam o avanço na prestação de cuidado seguro e de qualidade aos pacientes cuja condição de doença exige a busca de soluções rápidas e consistentes.