Covid-19

Covid-19 e os cuidados para crianças em tratamento contra o câncer

Crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, por estarem com a imunidade baixa, por conta da quimioterapia e da radioterapia, precisam se prevenir contra o Covid-19.

Por isso, é fundamental seguir as orientações de prevenção, que são higienizar frequentemente e corretamente as mãos, manter uma alimentação saudável e evitar de se alimentar fora de casa, manter a etiqueta respiratória e usar lenço descartável quando tossir ou espirrar, descartando-o (se não tiver lenço, não usar as mãos, mas o antebraço), além de manter isolamento social, não compartilhar itens pessoais e lavar bem todos os objetos que tocar, como brinquedos, celular, chaves. É importante também evitar contato com pessoas gripadas ou com sintomas respiratórios. Estas regras se estendem para os cuidadores e familiares da criança.

“Se o paciente tiver qualquer indício de sintoma respiratório, como febre ou tosse, deve procurar imediatamente seu oncologista, que indicará a melhor conduta médica, com segurança”, diz Dra Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC.