O câncer infantil é uma das batalhas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, urgentes enfrentadas por milhares de famílias no Brasil e no mundo. A doença não faz distinção de idade, e é justamente na infância e na adolescência — quando a vida deveria ser repleta de descobertas e sonhos — que a doença surge como a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Apesar de todo o avanço nas áreas de diagnóstico e tratamento, o desconhecimento e a demora em reconhecer os primeiros sinais ainda são barreiras difíceis de superar. Em muitos casos, sintomas confundidos com doenças corriqueiras da infância, como febre persistente, palidez, manchas na pele ou inchaços passam despercebidos, retardando uma identificação que poderia ser determinante para a cura.

Com o objetivo de mudar esse cenário, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado em 23 de novembro, é uma data dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico contínuo. Essa é uma oportunidade para divulgar informações cruciais que podem salvar vidas, tornando a população mais informada e alerta.

Para lançar luz sobre o impacto do diagnóstico precoce e as melhores práticas no tratamento, a Dra. Monica Cypriano, nossa diretora médica, explorou a necessidade de um cuidado especializado e constante em entrevista para a Revista Super Saudável. Sua experiência e conhecimento trazem uma visão clara sobre o tema, além de oferecer orientações práticas que podem ser fundamentais para o bem-estar dos pacientes. Clique aqui e assista ao vídeo.

E se for câncer infantil?Além disso, para tornar essa informação ainda mais acessível, desenvolvemos a cartilha “E se for câncer infantil? Os sinais da doença e as chances de cura”. Esse material informativo foi pensado especialmente para pais, educadores e profissionais da saúde e apresenta de forma prática e objetiva os tipos mais comuns, tratamentos e perspectivas de cura. É um recurso importante para quem deseja estar bem-informado e mais preparado para identificar os primeiros sinais de alerta. Clique aqui e faça o download.

Que este dia seja mais do que uma data no calendário, mas um marco para ampliar o conhecimento e a esperança na luta pela vida.

 

 


Compartilhe:

Ale Costa assume presidência do GRAACC

A governança do GRAACC passa por um novo momento, marcado pela continuidade de uma trajetória...

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Relatório de Atividades: 2022

Preparamos nosso relatório de atividades com o objetivo de informar ao leitor tudo o que...

Fomos reconhecidos como uma das 100 melhores ONGs

Mais uma vez, fomos selecionados como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil para receber...

Revista Veja São Paulo destaca os 30 anos do GRAACC

30 anos de existência oferecendo todas as chances de cura do câncer infantojuvenil.