Instalada em 1998, nós, em GRAACC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, foi a primeira Brinquedoteca em hospital no Brasil.
O seu modelo pioneiro inspirou a criação da Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, estabelecendo a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde de todo o País. Que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.
O tratamento lúdico auxilia na qualidade de vida dos pacientes, na socialização e também na troca de experiências entre as famílias. Que contam ainda com atividades específicas e terapêuticas. Como oficinas de artesanato e artes plásticas.
A brinquedoteca conta com uma equipe de dois profissionais (coordenadora e ludotecária) e mais de 45 voluntários.
Por meio da arte e cultura desenvolve projetos e ações na área da saúde para conectar pacientes, acompanhantes e profissionais de um jeito profundo e significativo.
Saiba maisAtua no desenvolvimento de oficinas artísticas e de desenvolvimento humano.
Saiba maisRealizam sonhos que transformem as vidas de crianças com doenças graves, proporcionando esperança, força e alegria.
Saiba maisPor meio da arte de contar histórias, formam cidadãos conscientes da importância do acolhimento e que produzem bem-estar a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto.
Saiba maisFotógrafos voluntários dão aulas de fotografia no intervalo entre consultas e tratamentos.
Saiba maisA empresa Sumirê promove um dia de beleza por mês para pacientes e acompanhantes.
Saiba maisOferecem acesso a pacientes oncológicos pediátricos, por meio de transporte gratuito e apoio, a tratamento em hospitais especializados, como o Hospital do GRAACC.
Saiba mais
A experiência da Brinquedoteca Terapêutica Senninha mostra que o sucesso na instalação de uma Brinquedoteca Terapêutica Hospitalar depende da prática do dia-a-dia da equipe de profissionais e voluntários. Acesse a publicação. Quero ler