A alta no número de casos de síndrome gripal e de Covid-19, com a nova variante altamente transmissível, a Ômicron, traz luz à importância da imunização de crianças e jovens. Principalmente aqueles em tratamento de câncer, que podem desenvolver formas graves da doença.

Diante desse cenário, nós do GRAACC ressaltamos a importância da imunização neste público no combate à Covid-19.

“Estudos recentes em pacientes pediátricos com câncer demonstram a importância e a gravidade da Covid-19 nesse grupo. Aumentar a cobertura vacinal permite que doenças infectocontagiosas não circulem e não se propaguem rapidamente. Por isso, a vacinação se torna indispensável para todos. Principalmente em pacientes imunossuprimidos, devido à baixa imunidade”, destaca Dra. Fabianne Carlesse, nossa infectologista pediátrica, que completa: “Vacinas são seguras e salvam vidas. Além disso, é importante reforçar que o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos são medidas preventivas fundamentais”.

Vacinas para pacientes oncológicos

Recomendadas: Os pacientes em tratamento quimioterápico devem receber recomendações para tomar algumas vacinas, como a vacina da influenza, que previne a gripe, e a vacina contra o pneumococo, que previne doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, otite, amigdalite e sinusite, além de evitar complicações para o paciente.

Não recomendadas: vacinas com microrganismos vivos têm o momento certo para serem aplicadas. Normalmente duas semanas antes do início da quimioterapia ou após três a seis meses do término do tratamento, dependendo do quadro clínico do paciente. Vacinas de vírus vivos são: BCG (tuberculose), febre amarela, poliomielite oral (paralisia infantil), rotavírus, varicela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

 Informações Importantes

Nunca fique sem a máscara quando estiver em qualquer outro ambiente que não seja sua casa

Apesar da oferta de álcool em gel no comércio em geral, tenha sempre um frasco com você para qualquer eventualidade ou emergência

Evite e não deixe que as crianças toquem paredes, portas, corrimões, botões e qualquer tipo de superfície; caso ocorra, higienizar as mãos.

Redobre a atenção quanto ao uso de celulares e tabletes enquanto estiver em ambiente externo e mantenha-os sempre higienizados.

Prefira passeios ao ar livre e mantenha o distanciamento social sempre que possível

Evite aglomerações, seja em parques, clube, piscina e, principalmente, em locais fechados como shoppings, lojas e supermercados. Neste último, evite ficar mexendo em produtos nas gôndolas

Evite abraços, beijos e apertos de mãos.


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Solidariedade: Doação de Sangue. Salve vidas!

O mês de abril será especialmente crítico para os Bancos de Sangue por conta dos...

Tiago Leifert e Daiana Garbin: Padrinhos da Corrida e Caminhada

Os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin são os padrinhos da 20ª edição de nossa...

Gala GRAACC - 2023

No dia 25 de Setembro, às 19 horas, acontecerá mais uma edição do evento Gala...