“Quando a doença veio, não foi pra curar a Emily. Veio pra me tratar também. Me ensinou que não existe dinheiro que pague o tempo de qualidade com os meus filhos.”

Cleia, 43 anos, é mãe solo de seis filhos e veio de Manaus para São Paulo acompanhar o tratamento da caçula, Emily, de 12 anos. Até o diagnóstico, trabalhava como diarista para sustentar sozinha a família e mal tinha tempo de descanso.

Emily sempre foi uma menina saudável, estudiosa e alegre. No dia 24 de dezembro de 2021, acordou dizendo que a visão estava embaçada. Horas depois, já tropeçava nas lojas, sem enxergar direito. O que parecia algo simples logo virou preocupação. Após uma tomografia e uma ressonância, o diagnóstico: havia um tumor no cérebro, além de uma hidrocefalia que aumentava a pressão intracraniana.

A primeira cirurgia, para colocação da válvula, aconteceu no dia do seu aniversário — “no mesmo dia em que ela nasceu de novo”, diz a mãe. Mas o tumor seguia lá. Sem recursos em Manaus e após ouvir de uma médica que “se ficasse, a filha poderia morrer”, Cleia embarcou com Emily para São Paulo.

No GRAACC, vieram as respostas: o tumor estava localizado numa área delicada, que não pode ser operada. Iniciaram a quimioterapia, e Emily reagiu muito bem: ao longo de 52 sessões, apresentou melhora na percepção de luz e segue reagindo bem às etapas do tratamento.

Depois de uma alta temporária, o tumor apresentou sinais de atividade em 2024, e o tratamento foi retomado. Hoje, mãe e filha seguem em acompanhamento no GRAACC e, mais do que nunca, unidas.

Entre aprendizados e desafios, ela resume: “Sei que o caminho é longo, mas aqui encontrei mãos que seguram a nossa junto. A gente sabe que não está sozinho.”


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Nós celebramos a Páscoa aqui no GRAACC

A Páscoa foi recheada com ações especiais para celebrar a data em nosso hospital. Teve...

Nosso paciente fã de Homem-Aranha que venceu o câncer

Há um ano e quatro meses, João, de 2 anos, chegou em nosso Hospital para...

Jantar GRAACC 2025: convites à venda

No dia 1º de outubro, a Sala São Paulo será palco de mais uma edição...