“Quando a doença veio, não foi pra curar a Emily. Veio pra me tratar também. Me ensinou que não existe dinheiro que pague o tempo de qualidade com os meus filhos.”

Cleia, 43 anos, é mãe solo de seis filhos e veio de Manaus para São Paulo acompanhar o tratamento da caçula, Emily, de 12 anos. Até o diagnóstico, trabalhava como diarista para sustentar sozinha a família e mal tinha tempo de descanso.

Emily sempre foi uma menina saudável, estudiosa e alegre. No dia 24 de dezembro de 2021, acordou dizendo que a visão estava embaçada. Horas depois, já tropeçava nas lojas, sem enxergar direito. O que parecia algo simples logo virou preocupação. Após uma tomografia e uma ressonância, o diagnóstico: havia um tumor no cérebro, além de uma hidrocefalia que aumentava a pressão intracraniana.

A primeira cirurgia, para colocação da válvula, aconteceu no dia do seu aniversário — “no mesmo dia em que ela nasceu de novo”, diz a mãe. Mas o tumor seguia lá. Sem recursos em Manaus e após ouvir de uma médica que “se ficasse, a filha poderia morrer”, Cleia embarcou com Emily para São Paulo.

No GRAACC, vieram as respostas: o tumor estava localizado numa área delicada, que não pode ser operada. Iniciaram a quimioterapia, e Emily reagiu muito bem: ao longo de 52 sessões, apresentou melhora na percepção de luz e segue reagindo bem às etapas do tratamento.

Depois de uma alta temporária, o tumor apresentou sinais de atividade em 2024, e o tratamento foi retomado. Hoje, mãe e filha seguem em acompanhamento no GRAACC e, mais do que nunca, unidas.

Entre aprendizados e desafios, ela resume: “Sei que o caminho é longo, mas aqui encontrei mãos que seguram a nossa junto. A gente sabe que não está sozinho.”


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Setembro Dourado: a história do ex-paciente Lázaro

O retinoblastoma é o tipo mais comum de câncer ocular em crianças. Apesar de raro,...

Fomos reconhecidos como uma das 100 melhores ONGs

Mais uma vez, fomos selecionados como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil para receber...

Empresa doa serviços de transporte e logística nossa instituição

Desde 2016, a Lemar Logística e Transportes apoia o GRAACC transportando doações para nossa instituição....