Crescimento acelerado, aumento dos genitais, acne e pilificação (pelos em excesso pelo corpo, inclusive no púbis). Crianças com idade abaixo de cinco anos que manifestem esses sinais devem ser levadas o quanto antes para uma consulta pediátrica, visto que são sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer de adrenal, tumor infantil raro causado pela multiplicação descontrolada de células das glândulas adrenais.

Localizadas acima dos rins, essas glândulas são responsáveis pela produção de hormônios. “Em 80% dos casos, o carcinoma de adrenal provoca secreção hormonal em excesso, o que leva à virilização, ou seja, o surgimento de características masculinas adultas nas crianças de ambos os sexos”, explica Dra. Natália Brenneken Duarte Ambar, nossa oncologista pediátrica.

Uma vez identificados os primeiros sinais e sintomas, o pediatra pode realizar a detecção do câncer de adrenal através de exames laboratoriais (dosagem hormonal) e de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética), com confirmação por meio de estudo anatomopatológico (análise microscópica de tecidos retirados das glândulas adrenais).

Nosso hospital destaca-se ao oferecer todos os recursos essenciais para o tratamento multidisciplinar do câncer de adrenal, que requer intervenção cirúrgica, administração de medicamentos citotóxicos, realização de quimioterapia convencional e, quando indicado, aplicação de radioterapia. Essa abordagem abrangente e especializada, assegura que os pacientes recebam cuidados completos, considerando as complexidades inerentes a este tipo raro de câncer pediátrico.

Para conhecer outras especialidades de nosso hospital:


Compartilhe:

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Como identificar sinais de câncer infantojuvenil

Em prol ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, o nosso hospital reforça a...

Mcdia Feliz começou!

O McDia Feliz é uma das maiores campanhas de mobilização social em prol de crianças...

McDia Feliz será em outubro!

Você já pode participar adquirindo tíquetes antecipados Big Mac e produtos exclusivos GRAACC