Aos 14 anos, Saymon é exemplo de força e esperança. Natural de Pontes e Lacerda (MT), ele foi diagnosticado com osteossarcoma há um ano, após sentir dores intensas na perna durante uma partida de futebol. O inchaço chamou a atenção da avó, Gilmara, que o levou ao ortopedista. Após os exames, o tumor ósseo foi identificado, e Saymon encaminhado ao Hospital do GRAACC para iniciar o tratamento.
Depois de passar pelas etapas de quimioterapia, veio o momento mais difícil: em fevereiro de 2025, foi necessária a amputação do membro afetado. Desde então, o jovem vem superando cada fase com determinação.
Um novo marco na medicina pediátrica do nosso hospital
Saymon é o primeiro paciente adolescente da capital paulista a receber uma prótese de osseointegração, procedimento inédito no GRAACC e com poucos casos infantis no Brasil. A cirurgia foi conduzida pelo ortopedista Dr. Marcelo Petrilli, médico do GRAACC há mais de 20 anos, especialista em osteossarcoma e responsável por centenas de cirurgias reconstrutivas realizadas no hospital.
“Estou indo super bem na reabilitação com a prótese, cada dia melhor. Todos os profissionais do GRAACC são ótimos e é como se fossem minha segunda família. Eu agradeço ao GRAACC, por causa dele eu consegui uma das melhores próteses e cada dia vou me superando ainda mais e vencendo as minhas barreiras”, comenta Saymon Barros, que segue na fase de reabilitação no GRAACC em parceria com o IPO Brasil.
O médico explica que já acompanha os prognósticos desse tipo de cirurgia no Brasil. “A tecnologia dessa prótese traz um impacto relevante na qualidade de vida dos pacientes. Agora, vamos entrar numa fase mais otimista diante dos casos de amputação no GRAACC. Essa nova tecnologia de prótese melhora a função, a mobilidade e a autoestima dos pacientes”, afirma Petrilli.
Tecnologia que devolve autonomia
O procedimento utiliza a tecnologia Brazilian Osteointegração Prótese (BOP), desenvolvida pela Impol Próteses Ortopédicas. Com o implante de titânio conectado diretamente ao osso, a prótese substitui os modelos convencionais de encaixe, oferecendo mais conforto, equilíbrio e consciência corporal, além de reduzir os problemas comuns no coto.
“Essa tecnologia está totalmente alinhada à missão do GRAACC: não basta curar, é preciso curar com qualidade de vida. É um avanço que oferece mais segurança, confiança e a chance de retomar uma vida normal”, afirma nosso ortopedista.
Parceria e inovação
A cirurgia foi possível graças à parceria solidária entre empresas e profissionais da Impol, IPO Brasil, Össur e Europro, que se uniram para viabilizar a doação da prótese e dos materiais necessários. Essa cooperação reforça o compromisso do GRAACC com a inovação e com o desenvolvimento de soluções que melhoram a reabilitação dos nossos pacientes.
Com mais de duas décadas dedicadas à ortopedia pediátrica, o Dr. Marcelo celebra o resultado: “O prognóstico é muito bom e estamos entusiasmados. Esse tipo de cirurgia representa um novo patamar de evolução no tratamento e na reabilitação dos nossos pacientes”.

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

A Associação Doutores da Alegria é o mais novo parceiro do GRAACC. A partir deste...

Técnica inovadora eleva as chances de cura do câncer ocular com qualidade de vida

Super-heróis alpinistas descem pelas paredes do Hospital do GRAACC para interagir com os pacientes.