Bem-vindo ao Hospital do GRAACC

Sabemos que não deve estar sendo fácil saber que passará um tempo conosco, mas prometemos fazer com que este período seja o mais tranquilo possível. Conte conosco para tudo que precisar. Estamos juntos nesta jornada.

Nossa equipe estará à disposição, dia e noite, para que você tenha todos os cuidados necessários para alcançar a sua saúde. Nosso compromisso é com seu bem-estar e com a sua cura.

Você é muito importante para nós e faremos de tudo para que essa experiência em nosso hospital seja a melhor possível, com muita segurança, conforto e acolhimento. Você também pode contar com a nossa equipe de voluntariado, que está presente por todo o hospital e pronta para ajudá-lo no que for preciso.

Este espaço em nosso site é todo dedicado a você. Ele contém algumas informações para te orientar durante a permanência em nosso hospital e algumas recomendações que você precisa saber para, junto com a equipe do hospital, alcançar sua cura.

Se você tiver dúvidas, não hesite em fazer perguntas para os profissionais de todas as equipes e também nas recepções de nosso hospital ou ainda nos enviar uma mensagem pelo graacc@graacc.org.br.

Navegue no menu ao lado e saiba mais sobre o GRAACC, seu tratamento e sua estada em nosso hospital.

Agradecemos a confiança e conte sempre conosco.

Equipe GRAACC

Chegando em nosso hospital

GRAACC, o hospital da criança com câncer

Nosso hospital está localizado em uma região de fácil acesso. Ele fica na Zona Sul de São Paulo, perto do aeroporto de Congonhas. O bairro conta com boa estrutura de linhas de ônibus e metrô, que também fazem a integração com a malha ferroviária e com a rodoviária.

Há uma grande oferta de hotéis, restaurantes e serviços nos arredores do Hospital do GRAACC. Se precisar de mais informações sobre o bairro e o acesso ao hospital, entre em contato com o SAC.

Se preferir ir pessoalmente, o SAC fica no 1º andar da Unidade Botucatu e funciona de segunda a sexta das 7h às 16h.

VOLUNTARIADO

O Hospital do GRAACC tem um time muito especial de voluntários que pode auxiliá-lo sempre que for preciso. Eles estão em todos os andares de nosso prédio e vestem camiseta amarela e um avental azul. Pode contar sempre com eles!

MAPA

 

Como se localizar no hospital

O Hospital do GRAACC tem tudo o que você precisa para realizar seu tratamento contra o câncer. São dois prédios com todos os recursos para diagnosticar e tratar o câncer infantojuvenil, em uma perspectiva multiprofissional, integrada e humanizada.

Saiba onde estão localizados os serviços especializados no Hospital do GRAACC:

Clique na imagem para ampliar

Você em nosso hospital

Sabemos que a infância e a adolescência são momentos muito importantes na vida de uma pessoa. Isso porque é neste período que aprendemos como interagir com o mundo e com as pessoas. As vivências, experiências e, principalmente, as conexões que fazemos durante esta fase são fundamentais para nossa vida.

Por isso, os espaços do Hospital do GRAACC foram estruturados para diminuir o impacto do tratamento nesta fase tão rica de sua vida. Além da arquitetura diferenciada, nosso hospital possui tudo o que é necessário para diagnosticar corretamente o tipo do seu tumor. E, depois do diagnóstico, nossa equipe médica é a mais preparada para oferecer o melhor tratamento para combater a doença.

Saiba que você pode contar sempre com todos do GRAACC. Estamos à sua disposição para, juntos, alcançarmos sua cura.

RH – Sua identidade no hospital do GRAACC

Antes de começar o tratamento é preciso fazer seu cadastro como paciente do GRAACC e receber seu número de RH – Registro Hospitalar. Ele será seu documento de identificação durante todo o período em que estiver conosco.

O cadastro do registro do paciente é feito pela recepção no primeiro dia de atendimento. Será providenciado também um cartão de consulta e a capa de seu prontuário médico.

O prontuário médico é uma pasta onde ficará tudo o que o hospital precisa saber sobre você. Portanto, se mudar de endereço, telefone ou precisar de uma 2ª via do cartão de consulta, avise sempre a recepção.

É também nesta recepção que são agendadas todas as suas consultas. Você pode fazer o agendamento pessoalmente ou pelo telefone (11) 5080 9273/9271 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Se por algum motivo não puder comparecer em alguma consulta, nos avise.

Onde fica a recepção?

1º andar da Unidade Botucatu

Atendimento de urgência

Pode ser que você precise, em algum momento e seu tratamento, de um atendimento de urgência. Nosso Pronto Atendimento está preparado para recebê-lo com todos os cuidados necessários.

O Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia e possui oito leitos para observação e urgências e um leito para atendimento de emergência. A área está localizada no térreo na Unidade Pedro de Toledo, à esquerda do corredor de consultórios de triagem.

Se precisar deste serviço, assim que chegar ao hospital informe na recepção que o paciente não está bem e ele será encaminhado, imediatamente, para a intercorrência

Direitos do paciente

  • Ser respeitado como um indivíduo autônomo, com dignidade, atenção, dedicação, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação.
  • Ser identificado e tratado pelo seu nome ou sobrenome, não por número, nome da sua doença ou outra forma desrespeitosa ou agressiva.
  • Conhecer e poder identificar todas as pessoas que terão a responsabilidade de cuidá-lo, através do uniforme, crachá com nome, função e cargo.
  • Ter sua privacidade, individualidade e integridade física preservadas em qualquer momento do tratamento.
  • Ter garantida a confidencialidade de suas informações através do sigilo ético profissional de todos os funcionários do Hospital, desde que observada a legislação vigente e reservadas aquelas que coloquem em risco a comunidade ou terceiros.
  • Ter assegurados, em se tratando de criança ou adolescente, seus direitos na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 13 de julho de 1990), dentre eles, a permanência em tempo integral do acompanhamento de um dos pais ou responsável (a relação dos acompanhantes do paciente será anexada ao prontuário).
  • Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome acerca de tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo. Isto se aplica apenas aos pacientes com idade acima de 18 anos.
  • Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre: a) sua doença ou hipótese diagnóstica, procedimentos, exames diagnósticos, medicações, tratamentos e duração neles previstos, bem como os riscos de não realizar o tratamento proposto; b) riscos, benefícios, efeitos inconvenientes e alternativas dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos a serem realizados; c) consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida qualquer um dos procedimentos propostos.
  • Ser respeitado se desejar buscar uma segunda opinião sobre o diagnóstico ou sobre o esquema de tratamento.
  • Ter seu prontuário médico confeccionado de forma legível, sigilosa e organizado conforme a legislação vigente, contendo composição dos documentos, registros e conteúdo das informações sobre o processo de tratamento da doença, resultados de exames e procedimentos terapêuticos realizados.
  • Ter acesso ao prontuário e solicitar cópia quando necessitar, conforme legislação vigente.
  • Ter respeitadas as suas crenças religiosas, liberdade de receber ou recusar assistência psicológica, religiosa e social, desde que não interfira no tratamento proposto.
  • Ser informado sobre todos os seus direitos, sobre as normas e regulamentos do Hospital e sobre os canais de comunicação institucionais para obtenção de informações, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de reclamações.
  • Após sua morte, ser tratado com o mesmo respeito e dignidade, não tendo nenhum órgão ou tecido extraído de seu corpo sem a autorização de seus familiares ou responsáveis legais.
  • Receber informações sobre a forma e os procedimentos necessários para a doação de órgãos e tecidos.
  • Notificar questões relacionadas à segurança do paciente ou à qualidade do cuidado através de nossa acreditadora, Joint Commission International. Acessar o endereço: jciquality@jcrinc.com

Conheça mais, acessando a publicação ‘Faça valer seus direitos’

Deveres do Paciente

  • Conhecer e respeitar todas as normas e informações repassadas pelo Hospital e segui-las para que o período de tratamento transcorra sem problemas.
  • Ter um comportamento respeitoso nas dependências do Hospital, seguindo a política interna.
  • Respeitar o direito dos demais pacientes, funcionários e prestadores de serviços do Hospital, os quais deverão ser tratados com cortesia e dignidade.
  • Respeitar a proibição de fumo nas dependências do Hospital, proibição extensiva aos acompanhantes e visitantes, conforme a legislação vigente.
  • Seguir as instruções e recomendações dos profissionais de saúde que o assistem, assumindo a responsabilidade pela não aceitação dessas recomendações.
  • Dar informações precisas e completas sobre o histórico de saúde do paciente, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à saúde da criança ou adolescente.
  • Respeitar a privacidade dos outros pacientes e/ou familiares.
  • Deixar seus pertences pessoais com pessoa de sua confiança, sendo proibida a qualquer funcionário do Hospital a guarda de tais bens.

Conheça mais, acessando a publicação ‘Faça valer seus direitos’

Nossos combinados

Para que seu tratamento transcorra da maneira mais segura possível é preciso que você, seus acompanhantes e visitantes sigam algumas orientações gerais de nosso hospital.

Se tiver qualquer dúvida sobre as nossas regras, solicite informações à equipe assistencial. Estamos à disposição para esclarecê-las.

  • Todo paciente tem direito a um acompanhante, que pode ser um dos pais ou um responsável legal, durante o período de internação e quimioterapia e dois acompanhantes para os demais procedimentos.
  • Visitas de menores de 12 anos são proibidas, mas podemos tratar as exceções mediante autorização do Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e equipe de enfermagem, que avaliarão se o visitante tem alguma doença infectocontagiosa que possa colocar em risco o paciente.
  • É obrigatório o uso da pulseira de identificação do paciente durante todo o período de internação. Ela garante a segurança do processo assistencial. Caso você a perca ou danifique, comunique imediatamente a equipe de enfermagem. Além disso, sempre que vier ao hospital traga os seus documentos pessoais e de seu responsável.
  • É obrigatório o uso do crachá de acesso, em local visível, durante toda a permanência no hospital. A liberação da saída só será autorizada após a devolução do crachá.
  • Para evitar riscos ao paciente, é proibida a entrada de alimentos e bebidas no hospital sem a autorização, por escrito, do médico ou do setor de nutrição. Bichos de pelúcia não são permitidos em qualquer unidade de internação.
  • Para garantir a segurança dos pacientes é obrigatório lavar ou higienizar com álcool gel as mãos todas as vezes que entrar e ao sair do quarto e do hospital.
  • O Hospital do GRAACC possui armários no Espaço da Família para que guarde seus pertences, além de cofres nos armários dos quartos de internação do 4º e 5º andar. O hospital não se responsabiliza por pertences pessoais, valores ou objetos deixados nos quartos durante o período de sua estadia.
  • Os lençóis, toalhas, cobertores e travesseiros são de uso exclusivo do paciente e de seu acompanhante. O enxoval é de uso restrito hospitalar. É expressamente proibido retirar as peças do quarto.
  • É proibido fumar nas dependências do hospital.
  • Para garantir a segurança do paciente é proibida a entrada e circulação de pessoas nas áreas de serviço, postos de enfermagem, copas, espaços destinados exclusivamente aos funcionários do hospital e quartos de outros pacientes.
  • É proibida a entrada de pessoas vestindo trajes impróprios para o ambiente hospitalar, como roupas de banho ou curtas e transparentes.
  • É proibida a divulgação de fotos de pacientes e de procedimentos sem autorização, por escrito, de seus responsáveis e do GRAACC.
  • Informações sobre o estado de saúde do paciente não são fornecidas por telefone em nenhuma hipótese.
  • O hospital tem serviço de achados e perdidos, localizado no 1º andar da Unidade Botucatu no SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.
  • Pacientes menores de 18 anos devem estar obrigatoriamente acompanhado dos pais ou responsáveis para serem atendidos no GRAACC.

O tratamento - Quimioterapia

O câncer infantil não é contagioso, ele aparece quando há uma multiplicação anormal de células doentes. Quando as células se multiplicam muito, ficam diferentes da aparência normal e espalham-se pelo corpo, dizemos que existe um tumor maligno ou um câncer.

Para combater este aumento das células doentes e, assim, destruir o câncer existem quatro principais tratamentos: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, algumas vezes, o Transplante de Medula Óssea.

Saiba um pouco mais sobre a quimioterapia.

QUIMIOTERAPIA

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Os quimioterápicos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, matando as células que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo organismo.

A quimioterapia pode ser aplicada diretamente pela veia (intravenosa) ou ser administrada pela boca (via oral). O seu médico é quem irá avaliar qual a melhor forma de conduzir seu tratamento. Algumas vezes, o médico indica a colocação de um Port to carth, que é um tipo de cateter implantado via uma cirurgia simples por um cirurgião vascular, para diminuir o desconforto na aplicação dos medicamentos pela veia.

Os remédios servem para matar as células que estão em crescimento em seu corpo, mas algumas vezes eles causam desconfortos, como queda do cabelo, enjoos, feridas na boca ou febre.

Você vai tomar a quimioterapia com a supervisão das equipes médicas e de enfermagem na Quimioteca do Hospital do GRAACC.

Neste momento, você terá sempre um acompanhante, que pode ser alguém de sua família ou de uma pessoa que seja seu responsável legal.

O local é todo humanizado, com ambientes coloridos e com várias atividades lúdicas que te ajudarão a passar o tempo. Há também um grupo de voluntários para ajudá-lo no que for preciso.

O tratamento - Radioterapia

O câncer infantil não é contagioso, ele aparece quando há uma multiplicação anormal de células doentes. Quando as células se multiplicam muito, ficam diferentes da aparência normal e espalham-se pelo corpo, dizemos que existe um tumor maligno ou um câncer.

Para combater este aumento das células doentes e, assim, destruir o câncer existem quatro principais tratamentos: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, algumas vezes, o Transplante de Medula Óssea.

Saiba um pouco mais sobre a radioterapia.

 

RADIOTERAPIA

A radioterapia é uma espécie de energia, emitida por um aparelho, que serve para eliminar as células doentes de seu corpo. No Hospital do GRAACC, seu tumor é estudado por uma equipe médica e de físicos, que decidem como a máquina será usada, quantas sessões serão feitas e quais serão os intervalos entre elas. Para garantir que a aplicação seja feita no lugar certo, às vezes, a equipe da radioterapia terá que marcar seu corpo com uma caneta com tinta especial.

Fazer radioterapia não vai te deixar radioativo. Ou seja, você pode ficar perto de sua família, seus amigos e de qualquer pessoa após a sessão.

Mas existem alguns cuidados com sua pele e dependendo da área de tratamento durante a radioterapia há orientações específicas para serem seguidas em casa.

As recomendações serão explicadas pelas enfermeiras e se tiver qualquer dúvida sobre as orientações sobre o que fazer em casa após a sessão de radioterapia não hesite em perguntar para a equipe.

O tratamento - Cirurgia

O câncer infantil não é contagioso, ele aparece quando há uma multiplicação anormal de células doentes. Quando as células se multiplicam muito, ficam diferentes da aparência normal e espalham-se pelo corpo, dizemos que existe um tumor maligno ou um câncer.

Para combater este aumento das células doentes e, assim, destruir o câncer existem quatro principais tratamentos: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, algumas vezes, o Transplante de Medula Óssea.

Saiba um pouco mais sobre a cirurgia.

 

CIRURGIA

As cirurgias acontecem nas duas salas do centro cirúrgico, que ficam no 4º andar da Unidade Botucatu do Hospital do GRAACC . Nessas salas só podem entrar quem vai ser operado, os médicos e os enfermeiros. Mas seu acompanhante vai até a porta do centro cirúrgico com você. Se quiser, pode optar de ir com nosso carro elétrico. Quem avalia se você pode seguir com nosso carrinho é a equipe de enfermagem.

Todas as cirurgias acontecem com anestesia para que você não sinta dor. Quando termina a cirurgia, você, nosso paciente, fica com um familiar na Sala de Recuperação até acordar. Nesta hora, se tiver qualquer dúvida, haverá sempre um profissional por perto para atendê-lo.

Você também poderá ficar internado alguns dias antes e/ou depois da cirurgia.

Para realizar o procedimento é preciso que você venha para o hospital em jejum. Temos uma calculadora de jejum para você verificar quanto tempo precisa ficar sem ingerir alimentos antes da cirurgia.

O tratamento - TMO

O câncer infantil não é contagioso, ele aparece quando há uma multiplicação anormal de células doentes. Quando as células se multiplicam muito, ficam diferentes da aparência normal e espalham-se pelo corpo, dizemos que existe um tumor maligno ou um câncer.

Para combater este aumento das células doentes e, assim, destruir o câncer existem quatro principais tratamentos: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, algumas vezes, o Transplante de Medula Óssea.

Saiba um pouco mais sobre o Transplante de Medula Óssea.


TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

A medula óssea está localizada na parte interna, conhecida como tutano, dos ossos longos. Lá estão as células-mãe que dão origem às células do sangue: os glóbulos vermelhos, os brancos e as plaquetas.

No Transplante de Medula Óssea (TMO) o paciente toma primeiro altas doses de quimioterapia para destruir as células doentes e preparar o organismo para receber a medula óssea nova. O processo é semelhante a uma transfusão de sangue. Por meio de um cateter, as células são infundidas e depois vão circulando pelo corpo até chegarem no local de armazenamento, que é o tutano.

A medula recebida pode ser de um doador, que pode ser um parente ou uma pessoa desconhecida compatível. Em alguns casos, o transplante pode ser realizado com a própria medula do paciente. Nesses casos, ela é coletada antes da quimioterapia, congelada e depois infundida novamente.

O paciente fica internado até ocorrer o que é chamado de “pega” da medula, que é quando ela passa a funcionar normalmente no organismo.

Os pacientes do TMO ficam sem as defesas naturais do corpo, por isso, ficam muito suscetíveis a pegar doenças e infecções. Como proteção, usam máscaras nos primeiros seis meses após o transplante.

O tratamento - Exames de imagem

Durante seu tratamento você pode realizar alguns exames de imagem em nosso hospital para que sejam observadas partes internas de seu organismo, contribuindo para melhores condutas terapêuticas e também com seu diagnóstico.

Nossa equipe está preparada para explicar e conduzir a preparação, o exame e os cuidados pós a realização dos procedimentos. É importante lembrar que exames invasivos e/ou que necessitem de sedação em pacientes menores de 18 anos precisam ser autorizados pelos pais ou responsáveis legais pela criança ou adolescente.

Exames com sedação e/ou invasivos

  • A realização de exames invasivos ou que necessitam de sedação em pacientes menores de  18 anos está condicionada à autorização dos pais ou responsáveis legalmente constituídos, que detenham a guarda ou tutela da criança ou do adolescente.
  • Os pacientes menores de 18 anos, que estão sob cuidados de pessoas que não são os seus pais ou os seus representantes legais, devem se dirigir ao Serviço Social para orientações e conduta em relação à regularização do responsável legal pela criança ou adolescente.

Tratamentos de suporte

O tratamento contra o câncer é intenso e com alguns efeitos colaterais. Para prevenir ou controlar muitos deles, o Hospital do GRAACC oferece tratamentos de suporte.

Transfusão de sangue

Para o bom andamento de seu tratamento, pode ser que você necessite de uma transfusão de sangue para repor células sanguíneas produzidas pela medula. O sangue é dividido em diferentes elementos, plasma, glóbulos brancos ou leucócitos, glóbulos vermelhos e plaquetas, e a transfusão é solicitada quando você precisar de algum destes elementos.

Seu médico é a pessoa mais indicada para indicar este tratamento de suporte. Não fique com dúvidas, procure sempre nossa equipe assistencial, que está preparada para responder todas as suas questões.

 

Uso de antibióticos
Durante o tratamento, os leucócitos, células do sangue responsáveis por proteger o organismo de vírus e bactérias, podem diminuir e isso aumenta o risco de infecções. Por isso, são usados os antibióticos para proteger ou tratar o organismo contra essas infecções e algumas vezes os pacientes necessitam permanecer no hospital para tomar essa medicação.

 

Vacinas

Durante o tratamento com quimioterapia, os pacientes só podem receber vacinas se o médico autorizar. As imunizações contra febre amarela e a de gotinha (Sabin) estão proibidas. Os irmãos do paciente também não podem tomar a Sabin, mas podem receber a vacina Salk, que é injetável, para proteger da poliomielite.

Quem mais vai cuidar de você

Durante todo o seu tratamento você terá contato com uma equipe multidisciplinar que cuidará para que fique bem em todos os aspectos da saúde e tenha qualidade de vida.

Saiba quem mais vai cuidar de você, além dos médicos.

 

ENFERMAGEM

A Enfermagem é a equipe que vocês mais terão contato. Eles estão em todos os setores do hospital, 24 horas por dia. Os enfermeiros usam uniforme verde-escuro e os técnicos e auxiliares de enfermagem usam colete verde claro. Eles fazem curativos, dão medicamentos e realizam alguns exames. São os principais responsáveis pelo cuidado com o paciente e estão sempre prontos para atendê-lo.

 

PSICOLOGIA

Sabemos que esse não é um momento fácil para toda a família e que alguns sentimentos ruins podem aparecer. Queremos ajudá-los a passar por essa fase da melhor forma possível, por isso, disponibilizamos uma equipe de psicólogos que irá acompanhar você e a pessoa responsável por você durante todo o período no hospital.

Essa é uma parte muito importante do tratamento. A psicologia ajuda a lidar com os sentimentos, as angústias, os medos e ajuda toda a família a se fortalecer e a encontrar a melhor forma de enfrentar esse período.

Os psicólogos ainda vão te ajudar a se preparar para alguns procedimentos, como coleta de mielograma e de líquor, colocação de cateter e o Transplante de Medula Óssea.

 

NUTRIÇÃO

Durante o tratamento, você será atendido pela equipe de Nutrição, que vai avaliar suas necessidades de alimentação. Algumas vezes, outras formas de alimentação, como suplementos, sondas e alimentação parenteral poderão ser necessárias para completar os seus cuidados durante essa fase. A melhor forma de alimentação será indicada, prescrita e acompanhada pelos nutricionistas, que estão nas unidades de internação e nos ambulatórios, te atendendo diariamente.

 

DENTISTA

A boca é uma das principais portas de entrada para infecções. Por isso, antes de iniciar o tratamento, você passará por uma consulta com o dentista que irá ensinar a realizar a higiene adequada dos dentes e fará uma avaliação individual. Dependendo da situação, será indicado um tratamento dentário antes de iniciar um procedimento. Isso é necessário para evitar infecções e garantir o seu bem-estar.

 

CLÍNICA DA DOR

Queremos que você se sinta bem durante todo o tratamento. Por isso, mantemos uma clínica de controle da dor com um grupo de médicos, enfermeiros e outros profissionais que acompanham e monitoram a evolução diária da dor de cada paciente, possibilitando a escolha da medicação adequada. Nós queremos que você tenha qualidade de vida e que possa retornar as suas atividades normais durante e após o tratamento. Sempre que sentir dor, avise a equipe, ela acionará a Clínica de Controle da Dor para te ajudar.

 

ESCOLA HOSPITALAR MÓVEL

Sabemos que estudar é muito importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e essa é uma fase muito importante da vida que não deve ser interrompida.

Por isso, o GRAACC tem a Escola Móvel, que é habilitada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e conta com professores especialistas no ensino dentro do hospital. As aulas são individuais e personalizadas de acordo com o conteúdo da escola em que você está matriculado. Assim, quando terminar o tratamento você vai poder voltar a estudar com a mesma turma que estava antes, porque não vai perder o ano letivo.

Se você tiver 5 anos ou mais e não estiver na escola, nossa equipe pode auxiliá-lo a fazer a matrícula.

 

REABILITAÇÃO

O Hospital do GRAACC tem algumas terapias de apoio que vão te ajudar a reabilitar diversas funções do corpo que podem ser comprometidas durante o tratamento. Conheça as especialidades e o que cada uma pode fazer por você.

 

FONOAUDIOLOGIA

Você pode enfrentar dificuldades na sua alimentação e na sua comunicação. Se perceber engasgos e/ou tosse durante a alimentação, voz fraca ou “fanhosa”, fala mais lenta ou dificuldade para ouvir e entender as pessoas, agende uma avaliação com nossa equipe na Reabiliteca.

 

TERAPIA OCUPACIONAL

Pode ser que você encontre dificuldade em realizar funções simples do dia a dia como comer, se vestir, brincar, tomar banho, entre outras. Por isso, a Terapia Ocupacional é tão importante! Ela ensina novas formas de realizar essas atividades, gastando menos energia e devolvendo a autonomia ao paciente.

 

FISIOTERAPIA MOTORA E RESPIRATÓRIA

Alguns tumores aparecem em lugares que podem comprometer as articulações, a força muscular, a coordenação, o condicionamento físico. A fisioterapia motora ajuda a melhorar os movimentos e auxilia na adaptação do uso de aparelhos que ajudam na locomoção e no processo de cicatrização de feridas da pele. Já a fisioterapia respiratória vai te ajudar com procedimentos para amenizar as dificuldades para respirar.

Atendimento para você e sua família

Você e sua família serão amparados em diversas áreas no Hospital do GRAACC. Saiba quais serviços estão à disposição para auxiliá-lo no período em que estará conosco.

 

SERVIÇO SOCIAL

 

Pacientes em tratamento de câncer têm uma série de benefícios e direitos previstos em lei como, por exemplo, gratuidade no transporte público, transporte intermunicipal e interestadual, entre outros. Nossas assistentes sociais estão preparadas para auxiliá-lo no que for preciso.

 

FARMÁCIA

A farmácia irá fornecer os remédios que o médico prescrever para o seu tratamento. Se o remédio for oferecido pelo posto de saúde, ensinamos como você deve fazer para consegui-lo.

 

VOLUNTARIADO

O Hospital do GRAACC tem um time muito especial de voluntários que pode auxiliá-lo sempre que for preciso. Eles estão em todos os andares de nosso prédio e vestem camiseta amarela e um avental azul. Pode contar sempre com eles!

Espaço para brincar

BRINQUEDOTECA

Com tantas consultas, exames e procedimentos tão necessários para o tratamento, também não podemos esquecer de uma coisa muito importante: brincar! Queremos que, na medida do possível, você continue fazendo as coisas que mais gosta.

Temos uma sala de espera muito especial, a Brinquedoteca. Ela foi projetada para receber de bebês a adolescentes, com espaços e atividades adequadas para cada faixa etária. Uma equipe de voluntários está sempre lá para tirar todas as dúvidas e ajudá-los a aproveitarem cada brinquedo, fantasias ou jogos. Eles também realizam oficinas e ensinam diversas atividades como pintura, bordado, costura e muitas outras.

A Brinquedoteca também empresta brinquedos, vídeos e livros para utilizarem em outros ambientes do hospital. Todo mundo colabora para que nada se perca e tudo volte de novo para lá.

Espaço para descansar

ESPAÇO DA FAMÍLIA

 

Quem precisa passar um dia inteiro no hospital e, muitas vezes, ainda esperar horas pelo transporte para poder voltar para casa tem um lugar muito especial e aconchegante como apoio.

O Espaço da Família oferece sofás confortáveis, copa, banheiro com chuveiro, armário para guardar seus pertences e tudo o que você precisa para poder descansar e passar o dia de uma forma mais tranquila no hospital.

Espaço ecumênico

CANTINHO DA PAZ

Durante esse turbilhão de acontecimentos, pode ser que você precise se desligar um pouco de tudo e se conectar consigo mesmo ou com algo em que acredite. O Cantinho da Paz é um espaço ecumênico, disponibilizado para esses momentos de reflexão.

Voluntários estarão no local para oferecer apoio, caso necessário.

Cuidados gerais no hospital

Cuidados gerais no hospital durante o tratamento

– Você deve estar acompanhado todo o tempo, na internação e no ambulatório. Os responsáveis podem se revezar a cada 4 ou 6 horas.

– O hospital fornece a alimentação para o paciente e o acompanhante. Por segurança, os pacientes não podem consumir alimentos de fora sem consultar antes a enfermagem e a nutrição.

– Durante a quimioterapia, a enfermagem irá ensinar muitos cuidados que diminuem os efeitos ruins dos remédios e facilitam o tratamento.

– Leve para o hospital, principalmente em caso de internação, apenas o essencial.

 

Prevenindo infecções
Para prevenir infecções é muito importante que as duas mãos estejam sempre limpas. Então, use água e sabão sempre que as suas mãos estiverem com sujeira visível. Em outros casos pode-se usar álcool em gel, disponível em todas as dependências do hospital, para higienizá-las.

A equipe do hospital também precisa higienizar as mãos antes e após o contato com você. Exija isso de todos, inclusive de seus familiares e visitantes. Todos devem manter as mãos sempre limpas ao entrarem e saírem do quarto, colaborando com a prevenção de infecções.

Cuidados gerais em casa

Cuidados gerais em casa durante o tratamento

  • O tratamento pode causar diminuição da resistência às infecções, por isso fique longe das bactérias! Objetos e brinquedos não devem ser levados a boca se não estiverem limpos e lave sempre muito bem as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro.
  • Não fique perto de pessoas com catapora, sarampo ou caxumba.
  • Se tiver animais, consulte o médico para saber se pode mantê-lo em casa durante o tratamento. Eles podem transmitir doenças para pessoas que recebem quimioterapia.
  • Atenção para a hora de tomar os remédios, eles são fundamentais para o sucesso do tratamento.
  • Evite movimentos e atividades que possam causar ferimentos.
  • Cuide bem da higiene do corpo, lave bem os alimentos e mantenha a casa limpa e arejada.
  • Esforços exagerados devem ser evitados e o médico deve sempre ser consultado sobre a prática de exercícios nesse período.
  • Evite ficar perto de pessoas com gripe.
  • Evite tomar sol. A pele pode ficar sensível e alguns remédios reagem com o sol podendo causar queimaduras.
  • Se tiver febre, vá imediatamente para o hospital.
  • Consulte o médico sempre que houver dúvida sobre o que pode ou não fazer.

Internação

Sabemos que ficar longe do convívio familiar e social não é muito agradável. Por isso, o Hospital do GRAACC trabalha para que sua estadia conosco seja a melhor possível, com segurança, conforto e bem-estar.

Nossa equipe médica e assistencial está à disposição para assegurar o mais alto padrão de cuidado com a sua saúde e reforçamos nosso compromisso de oferecer o melhor tratamento para alcançar a sua cura.

Também temos uma atenção especial com quem acompanha sua estadia, porque entendemos que essas pessoas são fundamentais para a sua pronta recuperação.

Estamos todos aqui zelando pelo seu bem-estar.

Acompanhamento Nutricional

NUTRIÇÃO DURANTE SUA ESTADIA

A alimentação do paciente é feita exclusivamente para ele e pensada para contribuir com o processo de cura. Os cardápios são elaborados seguindo orientações médica e nutricional. Durante sua estadia é oferecido para você e seu acompanhante desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL
A equipe de nutrição do hospital visita periodicamente os quartos para conhecer e avaliar as necessidades nutricionais dos pacientes. Aproveite a visita do profissional para solicitar alterações de seu cardápio. Após avaliação do nutricionista, sendo seguro e possível, a dieta pode ser mudada.

Orientações Gerais

Para garantir a sua segurança, privacidade e conforto, contamos com sua parceria para seguir algumas recomendações durante o período de internação. Se tiver qualquer dúvida sobre as nossas regras, solicite informações à equipe assistencial. Estamos à disposição para esclarecê-las.

  • Todo paciente tem direito a um acompanhante, que pode ser um dos pais ou um responsável legal, durante todo o período de internação.
  • Visitas de menores de 12 anos são proibidas, mas podemos tratar as exceções mediante autorização do Setor de Controle de Infecção Hospitalar e equipe de enfermagem, que avaliarão se o visitante tem alguma doença infectocontagiosa que possa colocar em risco o paciente.
  • É obrigatório o uso da pulseira de identificação do paciente durante todo o período de internação. Ela garante a segurança do processo assistencial.
  • É obrigatório o uso do crachá de acesso, em local visível, durante toda a permanência no hospital. A liberação da saída só será autorizada após a devolução do crachá.
  • Para evitar riscos ao paciente, é proibida a entrada de alimentos e bebidas no hospital sem a autorização, por escrito, do médico ou do setor de nutrição.
  • Para garantir a segurança dos pacientes é obrigatório lavar ou higienizar com álcool gel as mãos todas as vezes que entrar e ao sair do quarto.
  • O Hospital do GRAACC possui cofres nos armários dos quartos de internação para que guarde todos os seus pertences de valor nele. O hospital não se responsabiliza por pertences pessoais, valores ou objeto deixados nos quartos durante o período de sua estadia.
  • Os lençóis, toalhas, cobertores e travesseiros são de uso exclusivo do paciente e de seu acompanhante. É expressamente proibido retirar as peças do quarto.
  • É proibido fumar nas dependências do hospital.
  • Para garantir a segurança do paciente é proibida a entrada e circulação de pessoas nas áreas de serviço, postos de enfermagem, copas, espaços destinados exclusivamente aos funcionários do hospital e quartos de outros pacientes.
  • É proibida a entrada de pessoas vestindo trajes impróprios para o ambiente hospitalar, como roupas de banho, curtas ou transparentes.
  • É proibida a divulgação de fotos de pacientes e de procedimentos sem autorização, por escrito, de seus responsáveis e do GRAACC.
  • Informações sobre o estado de saúde do paciente NÃO são fornecidas por telefone.
  • O hospital tem serviço de achados e perdidos e está localizado no 1º andar da Unidade Botucatu no SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.

Visitantes

Visitas no hospital

Receber visitas, muitas vezes, é o momento mais esperado por você. Por isso, algumas recomendações devem ser seguidas para garantir o conforto dos visitantes e sua segurança. Para assegurar seu conforto e, principalmente sua segurança e dos demais pacientes, é permitida a presença de até dois visitantes no quarto durante a vista.

 

ACESSO DOS VISITANTES

O acesso dos visitantes deve ser feito pela Recepção Principal do Hospital do GRAACC, que fica na Rua Pedro de Toledo, 572, Vila Clementino.

 

HORÁRIOS DAS VISITAS

As visitas podem ocorrer qualquer dia da semana, incluindo os finais de semana, nos seguintes horários:
Unidade de Terapia Intensiva – UTI   das 18h às 19h
Transplante de Medula Óssea   das 16h às 18h
Internações do 4º e 5º andares das 16h às 18h
Internação do 7º andar   das 18h às 19h30
Pronto Atendimento   das 16h30 às 17h30
Quimioteca das 16h30 às 17h30

 

ESTACIONAMENTO

Para maior comodidade dos visitantes, o GRAACC possui convênio com um estacionamento, situado na Rua Borges Lagoa, 499, na Vila Clementino, localizado bem próximo ao hospital. Para ter acesso a condições especiais de pagamento no estacionamento conveniado é necessário validar o tíquete na Recepção Principal do Hospital do GRAAC.

 

LOCALIZAÇÃO DOS QUARTOS

Os quartos de internação estão localizados nas duas unidades do Hospital do GRAACC e nos seguintes andares:

QUARTOS DE INTERNAÇÃO ANDAR UNIDADE
Pronto Atendimento Térreo Unidade Pedro de Toledo
Quimioteca 2º andar
5º andar
Unidade Botucatu
Unidade Pedro de Toledo
Internação 4º andar Unidade Pedro de Toledo
Internação 5º andar Unidade Botucatu
Internação 7º andar Unidade Botucatu
Transplante de Medula Óssea 5º andar Unidade Botucatu
Unidade de Terapia Intensiva – UTI 6º andar Unidade Botucatu