Com a chegada dos meses mais frios (outono e inverno), as orientações para os cuidados com a saúde devem ser ainda mais intensos devido ao aumento expressivo dos riscos de doenças virais e problemas respiratórios. Temperaturas baixas e pouca umidade contribuem para o agravamento dos problemas. A pandemia de Covid-19 aumenta o risco, pois algumas infecções respiratórias podem confundir-se com os sintomas.
“Alguns sintomas como tosse, febre, falta de ar e, às vezes, náuseas e vômitos, são comuns tanto na Covid-19 quanto nas doenças sazonais de clima frio. Por isso, é necessário que pais e responsáveis redobrem a atenção em relação aos sintomas e qualquer dúvida não demorem a procurar um serviço de pronto atendimento para que a criança seja avaliada”, orienta a Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, especializado em casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil.
Conforme informações do Ministério da Saúde, o aumento de casos da gripe geralmente ocorre entre os meses de maio e outubro, sendo agosto o mês mais seco. Além disso, é importante que ações preventivas antes desse período sejam adotadas, em especial, na população mais vulnerável, como os pacientes oncológicos.
“Os pacientes oncológicos são os mais vulneráveis a estas infecções, além da Covid-19, e podem apresentar complicações graves, dependendo do nível de imunossupressão, principalmente quando os pulmões são acometidos”, comenta Dra. Fabianne.
Dicas importantes
IMPORTANTE:
Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...
Thiago Henrique, hoje com 33 anos, carrega no sorriso uma luz que parece vinda de...
No balcão de sua ótica, Célia Aparecida passa os dias ajudando pessoas a enxergarem melhor....
Aysha, com seus 4 anos de pura energia, chegou ao GRAACC em janeiro de 2024,...