Com a chegada dos meses mais frios (outono e inverno), as orientações para os cuidados com a saúde devem ser ainda mais intensos devido ao aumento expressivo dos riscos de doenças virais e problemas respiratórios. Temperaturas baixas e pouca umidade contribuem para o agravamento dos problemas. A pandemia de Covid-19 aumenta o risco, pois algumas infecções respiratórias podem confundir-se com os sintomas.
“Alguns sintomas como tosse, febre, falta de ar e, às vezes, náuseas e vômitos, são comuns tanto na Covid-19 quanto nas doenças sazonais de clima frio. Por isso, é necessário que pais e responsáveis redobrem a atenção em relação aos sintomas e qualquer dúvida não demorem a procurar um serviço de pronto atendimento para que a criança seja avaliada”, orienta a Dra. Fabianne Carlesse, infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, especializado em casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil.
Conforme informações do Ministério da Saúde, o aumento de casos da gripe geralmente ocorre entre os meses de maio e outubro, sendo agosto o mês mais seco. Além disso, é importante que ações preventivas antes desse período sejam adotadas, em especial, na população mais vulnerável, como os pacientes oncológicos.
“Os pacientes oncológicos são os mais vulneráveis a estas infecções, além da Covid-19, e podem apresentar complicações graves, dependendo do nível de imunossupressão, principalmente quando os pulmões são acometidos”, comenta Dra. Fabianne.
Dicas importantes
IMPORTANTE:
O GRAACC é o primeiro hospital na América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology...
Elaboramos um guia com algumas orientações para diminuir os riscos e auxiliar a segurança.
Humanização para lidar com os pacientes. As crianças do GRAACC, referência em humanização hospitalar infantil, ...
No Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, participamos do movimento global da Childhood...