Nós, do GRAACC, somos cheios de histórias e umas das nossas histórias é do paciente Otávio que era um bebê quando apareceu um carocinho em sua testa. Algo comum em crianças, este inchaço poderia ser resultado de uma batida típica de quem está aprendendo a andar ou até de uma picada de inseto. Por isso, a mãe de Otávio, em um primeiro momento, tratou o local com compressa de gelo.
Mas depois de dois dias sem desaparecer o caroço, ela procurou por um pediatra da cidade onde mora, no interior de São Paulo. “O médico primeiro nos pediu um raio-x, depois um ultrassom, uma tomografia e ressonância magnética. Por ser raro, ele não tinham tanta experiência em câncer em criança, mas cogitou essa possibilidade. Fui, então, encaminhada para uma oncologista, que foi quem nos recomendou o Hospital do GRAACC para o tratamento especializado”, conta Joseane, mãe do menino.
Foi tudo muito rápido. A consulta com a oncologista aconteceu numa tarde de sexta-feira, e na manhã da segunda-feira, a família chegou ao Hospital do GRAACC e Otávio foi atendido por médicos e equipe multiprofissional experiente no tipo de tumor diagnosticado: um neuroblastoma no estágio 4. O caroço na testa era, na verdade, o sinal de uma metástase da doença.
“Diferente do que muitos imaginam, a metástase pode ter cura e não se trata de novos cânceres, mas da proliferação de um tumor primário, o que ocorre quando as células cancerígenas se espalham por outros tecidos sadios. Isso demanda tratamento especializado e, quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura”, explica a Dra. Eliana Caran, oncologista pediátrica especialista no tratamento de neuroblastoma no Hospital do GRAACC.
O tratamento durou mais de um ano. Otávio passou por quimioterapia, um transplante de medula óssea autólogo e sessões de radioterapia, tudo dentro do Hospital do GRAACC.
Hoje, aos sete anos de idade, risonho e cheio de energia, Otávio está curado e só volta ao Hospital do GRAACC para exames e consultas que garantem que tudo continua bem.
É para proporcionar um futuro todo pela frente a crianças, como o Otávio, que o GRAACC existe.
Seja um doador e nos ajude a continuar oferecendo todas as chances de cura a milhares de crianças e adolescentes com câncer.


Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...
Muitos autores de livros doam o direitos autorais de suas obras para nossa instituição. Conheça...

As lesões ósseas malignas mais frequentes na infância costumam ser secundárias, provocadas pela infiltração de...

Referência no Brasil no tratamento do câncer infantojuvenil, o GRAACC participou do ISGEDR 2023 Meeting....