Dia 11 de Abril é comemorado o Dia do Médico Infectologista. A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Infectologia e é uma homenagem aos profissionais que sempre tiveram papel essencial na prevenção e na cura de diversas doenças causadas por microrganismos. Ao longo da história foram fundamentais para combater epidemias e desempenham, atualmente, um papel primordial na linha de frente contra o novo coronavírus.

Em hospitais especializados no tratamento do câncer infantojuvenil, como o nosso, a atuação dos infectologistas pediátricos é para evitar que a infecção por outras doenças suspenda ou diminua o ritmo do tratamento dos pequenos pacientes. As crianças e adolescentes que estão em tratamento oncológico, em geral, têm imunidade baixa, devido à quimioterapia, radioterapia, cirurgia e transplante de medula óssea. Por isso, elas são mais vulneráveis às infecções e se tornaram grupo de alto risco para a Covid-19.

Para proteger nossos pacientes, durante a pandemia nossas infectologistas pediátricas desenvolveram novos protocolos que garantiram que todos os setores de nosso hospital pudessem funcionar com segurança para pacientes, familiares e profissionais. Por causa disso, queremos agradecer e homenagear as médicas infectologistas que fazem parte de nosso corpo clínico: Dra. Fabianne Carlesse e a Dra. Adriana Paixão.

Assim como todos os profissionais de nosso hospital, elas estão se dedicando incansavelmente para impedir a propagação de doenças infecto-contagiosas e, assim, garantir a continuidade do tratamento do câncer a cerca de 4 mil crianças e adolescentes.


Compartilhe:

Uma história de superação

Conheça a história do Miguel e sua família, que vieram de muito longe para vencer...

Câncer de pele em crianças

Acesse e descubra os riscos do câncer de pele em crianças.

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

Vacinação contra influenza em crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer Crianças e adolescentes...