Em busca da excelência no tratamento do câncer infantojuvenil, estabelecemos parcerias com as melhores instituições globais. A aliança com o St. Jude Children’s Research Hospital, iniciada em 2019, representa um marco fundamental em nossa jornada.

Ao unirmos forças, compartilhando conhecimento, experiências e recursos para aprimorar os cuidados oferecidos aos pacientes, estamos mais próximos de alcançar o nosso propósito de garantir ao maior número possível de crianças e adolescentes todas as chances de cura do câncer, com qualidade de vida.

E a implementação do PrOFILE (Avaliação Local Integrada da Unidade de Oncologia Pediátrica, em tradução livre) é um dos frutos dessa colaboração e prova do nosso compromisso com a inovação e a qualidade.

Por meio desta ferramenta de autoanálise composta por um conjunto de indicadores e questionários desenvolvida pelo St. Jude, pudemos, por meio de grupos de tarefas, discussões e workshops, avaliar detalhadamente todos os aspectos do tratamento, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento, e identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, como a necessidade de investir em novos equipamentos, fortalecer a equipe multidisciplinar ou otimizar os fluxos de trabalho. Tudo isso para oferecer um cuidado ainda mais eficaz, personalizado e humanizado aos nossos pacientes.

Esse processo de autoanálise aconteceu entre agosto de 2023 a junho de 2024, e envolveu, na primeira fase, oncologistas pediatras, radiologistas, radioterapeutas, patologistas, residentes, enfermeiras, enfermeiras clínicas e nutricionistas.

Os próximos passos são os planos de ação de 1, 3 e 5 anos. Confira:

Ano 1 (atual)
– Diminuir os prazos de a liberação dos laudos de patologia;
– Implementação do serviço de anestesia para controle da dor;
– Reduzir a taxa de mortalidade relacionada a infecções;
– Melhorar o sistema de agendamento de consultas.

Ano 3
– Aprimorar as habilidades dos enfermeiros (mais enfermeiros especializados);
– Melhorar a precisão no registro de casos;
– Aumentar o financiamento para hemoderivados;
– Melhorar o fluxo de dispensação de quimioterapia, abordando as causas raízes que contribuem para os atrasos na entrega da quimioterapia;
– Aumentar o número de médicos de Oncologia Pediátrica durante os turnos típicos de dias úteis.

Ano 5
– Implementação de um projeto de transição do paciente ao atingir a idade adulta;
– Incorporar tecnologias inovadoras na oncologia pediátrica;
– Aumentar o financiamento para internações no Sistema Único de Saúde (SUS);
– Melhorar os estudos moleculares no diagnóstico de tumores sólidos;
– Instalações de hospital-dia;
– Melhorar o entendimento das famílias sobre as responsabilidades no cuidado domiciliar.

Conforme ressaltou a Dra. Monica Cypriano, Diretora Médica Assistencial do GRAACC, “a avaliação do hospital foi realizada sob diferentes perspectivas e níveis hierárquicos, o que permitiu ampliar o conhecimento sobre a instituição. Um dos principais aspectos destacados foi a necessidade de melhorar a comunicação interna, essencial para o funcionamento mais eficiente do ambiente hospitalar. A experiência com os exercícios de Melhoria da Qualidade (QI) se mostrou positiva com uma ampla participação da equipe assistencial. O ambiente das reuniões foi informal e amigável, propício para a troca de ideias e opiniões. Além disso, foram criados modelos que podem ser usados em outras reuniões, promovendo uma abordagem passo a passo na resolução de problemas. No momento, estamos engajados em ações para implementação das metas de 1 ano”.


Compartilhe:

Comemore conosco mais uma conquista

O GRAACC é o primeiro hospital na América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology...

Retorno às aulas com segurança

Infectologista do Hospital do GRAACC orienta como se preparar para este momento

Nosso milésimo transplante de medula óssea

Hospital do GRAACC alcança a marca de 1000 transplantes de medula óssea! Veja aqui como...

Nossa doadora que inspirou sua neta

No início do ano recebemos uma cartinha muito especial de Rafaela, uma menina de 9...