“O maior presente que vocês podem oferecer aos pacientes é continuar estudando.” Esse foi o conselho dado pela nossa diretora médica assistencial, Dra. Monica Cypriano, às sete médicas residentes que se formaram em oncologia pediátrica na última semana em nosso hospital.
Por meio da parceria técnico-científica entre o GRAACC e a Unifesp, realizamos anualmente a Residência Médica em Oncologia Pediátrica em nosso hospital. A especialização combina aprendizado teórico e prático no tratamento de diversos tipos de tumores infantis, em um ambiente hospitalar equipado com tecnologias modernas, protocolos clínicos avançados e equipes multidisciplinares, proporcionando uma formação completa para os profissionais.
Nosso corpo médico, um dos mais especializados no tratamento de câncer infantil no Brasil, acompanha os residentes ao longo de três anos, orientando sua prática em diversas áreas do hospital, como pronto atendimento, ambulatórios, enfermarias, internação, patologia, quimioterapia, radioterapia, oncogenética e cuidados paliativos.
A expertise de nossa equipe foi um dos diferenciais na escolha da residência. “Estar na oncologia pediátrica é tudo o que sempre sonhei. É tudo o que sempre quis. Aprendi aqui que quanto mais a gente estuda, melhor conseguimos tratar nossos pacientes. E estar aqui, vendo esse corpo docente tão qualificado, nos inspira a querer ser um pouco como eles. Aprendi muito no GRAACC e sempre contarei com vocês”, disse uma das formandas, Dra. Yohanna.
A Dra. Débora, por sua vez, destacou a humanização no atendimento como o principal diferencial de sua formação. “O que aprendi nos três anos de GRAACC foi a importância de ser humana. O protocolo está lá, todo mundo pode ler, mas ter a Dra. Nasjla para explicar os detalhes, estar com as crianças, cantar, dançar e chorar com as famílias, isso é o que faz a diferença. O que mais aprendemos aqui foi a ser humano”, contou.
Quatro das formandas seguirão no GRAACC para a residência em Transplante de Medula Óssea, incluindo a médica boliviana Dra. Los Angeles. “Estou muito grata. Nunca imaginei que faria parte de uma equipe tão incrível. Venho de um país com menos recursos, onde as crianças com câncer morriam sem que eu pudesse fazer nada. Agora, tenho a chance de me formar aqui e levar para a Bolívia os conhecimentos que podem melhorar o tratamento das crianças do meu país”, disse emocionada.
Além disso, três médicas foram convidadas a integrar a equipe de staff assistente do hospital, uma nova área de nossa instituição que dará suporte ao time sênior de oncologistas pediátricos. “Estamos muito felizes por concluir nossa formação e também por continuar aqui. Todo residente deseja ficar em um lugar tão especial e conseguimos! Estamos animadas com este novo começo no GRAACC. Gostamos muito do que fazemos e escolhemos o melhor lugar para isso: o melhor hospital de oncologia pediátrica do país”, comemorou Dra. Angela.
Hoje, 26 de dezembro, inauguramos a revitalização de nossa segunda ala de internação. A área,...
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer infantil
Vamos abordar como a doença ocorre e a resposta do organismo ao novo vírus, além...
Ser diagnosticada com câncer foi uma notícia difícil para a família da pequena Madalena, mas...