Para celebrar o “Setembro Dourado” e ao Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma (18/09), nosso hospital, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, em parceria com a Ogilvy Brasil, divulgam a Campanha #UmFlashSalva. Será uma semana inteira de ações focadas nas redes sociais, que prometem levar informação e conhecimento de forma didática para pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta para identificar a doença.

“Em mais de 60% dos casos de retinoblastoma, o tumor pode causar leucocoria, que é um reflexo anormal da pupila quando exposta à luz conhecido como ‘reflexo do olho de gato’. O simples ato de filmar ou fotografar com flash uma criança brincando, ou em qualquer outro momento de descontração é capaz de mostrar um problema grave”, orienta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica aqui do GRAACC. “Entretanto, não podemos esquecer que o exame oftalmológico periódico é muito importante nas crianças”, completa a médica.

“Neste segundo ano da campanha Um Flash Salva, temos a oportunidade de amplificar ainda mais a informação sobre o diagnóstico precoce do câncer de olho infantil. Tirar uma foto com flash, algo acessível a todos, é o que incentivamos. Se um reflexo branco aparecer, precisa levar a criança ao oftalmologista. O Show da Luna! participa ainda mais da campanha neste ano, fazendo a mensagem do GRAACC ganhar ainda mais força”, ressalta Claudia Pimenta Diretora de criação da Ogilvy Brasil.

O retinoblastoma é um tipo de tumor que tem origem na retina, uma camada do olho, e acomete, principalmente, crianças com até 3 anos. A boa notícia é que a maioria dos pacientes com este tipo de câncer é curada. Para isso, o tumor precisa ser identificado em fase inicial e tratado em centros especializados, como o nosso hospital. No último ano, foram atendidos e tratados aqui mais de 60 novos casos desse tipo de câncer com taxa média de cura de 90%.

De olho nos Olhinhos

Como parte das ações de conscientização, nosso hospital se uniu a outras instituições para apoiar a iniciativa dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que acontecerá em São Paulo e em diversas outras cidades. Nossos especialistas também estarão presentes para tirar dúvidas da população, no evento especial, no dia 17, às 10h, no Parque Ibirapuera.

Cartilha sobre Retinoblastoma

Embora raro, o retinoblastoma é o terceiro tipo de tumor mais comum entre crianças, são cerca de 250 novos casos diagnosticados anualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por isso, preparamos também a cartilha digital “Retinoblastoma” para ajudar pais e responsáveis a reconhecer os sinais e possíveis sintomas que podem revelar alterações oculares que precisam ser investigados. O material está disponível gratuitamente para download em nosso site.

Pinguim Content

A Pinguim Content é uma produtora de animação brasileira referência na criação de conteúdo infantil de qualidade. Fundada há mais 30 anos por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, a Pinguim Content desenvolveu e produziu longas metragens e séries de sucesso como Tarsilinha, Peixonauta, De Onde Vem?, Cantando com Ping e Pong e O Show da Luna!, série de grande sucesso desde 2014. São 182 episódios no ar e sua oitava temporada já está em produção. É uma série que desperta nas crianças o interesse e a curiosidade pelas ciências. // www.pinguimcontent.com


Compartilhe:

SORTE ACELERADA DO GRAACC

SORTE ACELERADA DO GRAACC: Ajude milhares de crianças com câncer do Hospital  do Graacc, referência...

Great Place to Work

Estamos no ranking das melhores empresas para se trabalhar

Hospital do GRAACC recebe Prêmio Melhores ONGs 2022

Mais uma vez, nossa instituição está no ranking das Melhores ONGs do Brasil para se...