No Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma, 18 de setembro, nosso hospital, em parceria com a agência de publicidade Ogilvy e a TV Pinguim, realizou pelo terceiro ano consecutivo a campanha Um Flash Salva, que visa alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas do câncer ocular em crianças.

O Retinoblastoma é um tipo de tumor que tem origem na retina, uma camada do olho, que acomete crianças de 0 a 3 anos de idade. Quando diagnosticado e tratado em estágio inicial, as chances de cura superam 90%. Por isso é importante atentar-se para reconhecer os primeiros sinais da doença.

A campanha Um Flash Salva, estrelada pela personagem infantil Luna, do desenho animado “O Show da Luna!” da TV Pinguim, levou informações e conhecimento de forma didática para pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta para identificação da doença através de ações nas redes sociais, em especial Tik Tok e Instagram, nas quais a personagem se comunica com toda a família.

Também foi divulgada para a população a cartilha com os personagens da animação que contém informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença, que pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.

Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica e especialista em retinoblastoma do GRAACC, cita que os cuidados com os olhos, desde os primeiros dias de vida da criança, são fundamentais. “O exame de fundo de olho é o mais indicado na rotina de consultas com o pediatra para diagnosticar em estágio inicial qualquer alteração ocular nos bebês. Independente do surgimento ou não de sintomas aparentes é muito importante também que pais e responsáveis levem a criança para avaliação de um oftalmologista no primeiro ano de vida”, alerta a médica.

Foi uma semana inteira de ações de conscientização, que teve início com a visita da Luna no Hospital do GRAACC para fazer o lançamento oficial da campanha à imprensa. Além disso, a personagem esteve presente na campanha “De Olho Nos Olhinhos”, promovida por Daiana Garbin, também dedicada ao tema.


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Dia de Doar: É no dia 30 de novembro

Doações ajudam a manter tratamentos de alta complexidade de câncer infantojuvenil no Hospital do GRAACC

Walter Antônio: prosa e poesia

Walter Antônio carrega consigo um coração generoso e uma mente repleta de palavras a serem...

Dia Nacional do Doador de Sangue

Doar sangue é um procedimento seguro para o doador e pode salvar vidas