No Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma, 18 de setembro, nosso hospital, em parceria com a agência de publicidade Ogilvy e a TV Pinguim, realizou pelo terceiro ano consecutivo a campanha Um Flash Salva, que visa alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas do câncer ocular em crianças.
O Retinoblastoma é um tipo de tumor que tem origem na retina, uma camada do olho, que acomete crianças de 0 a 3 anos de idade. Quando diagnosticado e tratado em estágio inicial, as chances de cura superam 90%. Por isso é importante atentar-se para reconhecer os primeiros sinais da doença.
A campanha Um Flash Salva, estrelada pela personagem infantil Luna, do desenho animado “O Show da Luna!” da TV Pinguim, levou informações e conhecimento de forma didática para pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta para identificação da doença através de ações nas redes sociais, em especial Tik Tok e Instagram, nas quais a personagem se comunica com toda a família.
Também foi divulgada para a população a cartilha com os personagens da animação que contém informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença, que pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.
Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica e especialista em retinoblastoma do GRAACC, cita que os cuidados com os olhos, desde os primeiros dias de vida da criança, são fundamentais. “O exame de fundo de olho é o mais indicado na rotina de consultas com o pediatra para diagnosticar em estágio inicial qualquer alteração ocular nos bebês. Independente do surgimento ou não de sintomas aparentes é muito importante também que pais e responsáveis levem a criança para avaliação de um oftalmologista no primeiro ano de vida”, alerta a médica.
Foi uma semana inteira de ações de conscientização, que teve início com a visita da Luna no Hospital do GRAACC para fazer o lançamento oficial da campanha à imprensa. Além disso, a personagem esteve presente na campanha “De Olho Nos Olhinhos”, promovida por Daiana Garbin, também dedicada ao tema.
O GRAACC é o primeiro hospital na América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology...
Em meio à rotina do baiano José Gildeon de Souza Silva, de 56 anos, um...
Apesar de muito jovem, Matheus Fernandes Simão, de 25 anos, teve sua vida transformada intensamente...
“Especialistas apresentam se existe uma terceira onda do coronavírus e se, no momento atual do...