Para celebrar o “Setembro Dourado” e ao Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma (18/09), nosso hospital, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, em parceria com a Ogilvy Brasil, divulgam a Campanha #UmFlashSalva. Será uma semana inteira de ações focadas nas redes sociais, que prometem levar informação e conhecimento de forma didática para pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta para identificar a doença.

“Em mais de 60% dos casos de retinoblastoma, o tumor pode causar leucocoria, que é um reflexo anormal da pupila quando exposta à luz conhecido como ‘reflexo do olho de gato’. O simples ato de filmar ou fotografar com flash uma criança brincando, ou em qualquer outro momento de descontração é capaz de mostrar um problema grave”, orienta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica aqui do GRAACC. “Entretanto, não podemos esquecer que o exame oftalmológico periódico é muito importante nas crianças”, completa a médica.

“Neste segundo ano da campanha Um Flash Salva, temos a oportunidade de amplificar ainda mais a informação sobre o diagnóstico precoce do câncer de olho infantil. Tirar uma foto com flash, algo acessível a todos, é o que incentivamos. Se um reflexo branco aparecer, precisa levar a criança ao oftalmologista. O Show da Luna! participa ainda mais da campanha neste ano, fazendo a mensagem do GRAACC ganhar ainda mais força”, ressalta Claudia Pimenta Diretora de criação da Ogilvy Brasil.

O retinoblastoma é um tipo de tumor que tem origem na retina, uma camada do olho, e acomete, principalmente, crianças com até 3 anos. A boa notícia é que a maioria dos pacientes com este tipo de câncer é curada. Para isso, o tumor precisa ser identificado em fase inicial e tratado em centros especializados, como o nosso hospital. No último ano, foram atendidos e tratados aqui mais de 60 novos casos desse tipo de câncer com taxa média de cura de 90%.

De olho nos Olhinhos

Como parte das ações de conscientização, nosso hospital se uniu a outras instituições para apoiar a iniciativa dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que acontecerá em São Paulo e em diversas outras cidades. Nossos especialistas também estarão presentes para tirar dúvidas da população, no evento especial, no dia 17, às 10h, no Parque Ibirapuera.

Cartilha sobre Retinoblastoma

Embora raro, o retinoblastoma é o terceiro tipo de tumor mais comum entre crianças, são cerca de 250 novos casos diagnosticados anualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por isso, preparamos também a cartilha digital “Retinoblastoma” para ajudar pais e responsáveis a reconhecer os sinais e possíveis sintomas que podem revelar alterações oculares que precisam ser investigados. O material está disponível gratuitamente para download em nosso site.

Pinguim Content

A Pinguim Content é uma produtora de animação brasileira referência na criação de conteúdo infantil de qualidade. Fundada há mais 30 anos por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, a Pinguim Content desenvolveu e produziu longas metragens e séries de sucesso como Tarsilinha, Peixonauta, De Onde Vem?, Cantando com Ping e Pong e O Show da Luna!, série de grande sucesso desde 2014. São 182 episódios no ar e sua oitava temporada já está em produção. É uma série que desperta nas crianças o interesse e a curiosidade pelas ciências. // www.pinguimcontent.com


Compartilhe:

Novidades na área de Transplante de Medula Óssea

Dra. Adriana Seber, uma das maiores referências no Brasil em hematologia e oncopediatria, é a...

Ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem

Precisão e agilidade para alcançar a cura

Começou o McDia Feliz!

O McDia Feliz é uma das maiores campanhas de mobilização social em prol de crianças...