No Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma, 18 de setembro, nosso hospital, em parceria com a agência de publicidade Ogilvy e a TV Pinguim, realizou pelo terceiro ano consecutivo a campanha Um Flash Salva, que visa alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas do câncer ocular em crianças.

O Retinoblastoma é um tipo de tumor que tem origem na retina, uma camada do olho, que acomete crianças de 0 a 3 anos de idade. Quando diagnosticado e tratado em estágio inicial, as chances de cura superam 90%. Por isso é importante atentar-se para reconhecer os primeiros sinais da doença.

A campanha Um Flash Salva, estrelada pela personagem infantil Luna, do desenho animado “O Show da Luna!” da TV Pinguim, levou informações e conhecimento de forma didática para pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta para identificação da doença através de ações nas redes sociais, em especial Tik Tok e Instagram, nas quais a personagem se comunica com toda a família.

Também foi divulgada para a população a cartilha com os personagens da animação que contém informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença, que pode ser baixada gratuitamente clicando aqui.

Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica e especialista em retinoblastoma do GRAACC, cita que os cuidados com os olhos, desde os primeiros dias de vida da criança, são fundamentais. “O exame de fundo de olho é o mais indicado na rotina de consultas com o pediatra para diagnosticar em estágio inicial qualquer alteração ocular nos bebês. Independente do surgimento ou não de sintomas aparentes é muito importante também que pais e responsáveis levem a criança para avaliação de um oftalmologista no primeiro ano de vida”, alerta a médica.

Foi uma semana inteira de ações de conscientização, que teve início com a visita da Luna no Hospital do GRAACC para fazer o lançamento oficial da campanha à imprensa. Além disso, a personagem esteve presente na campanha “De Olho Nos Olhinhos”, promovida por Daiana Garbin, também dedicada ao tema.


Compartilhe:

Corrida e Caminhada GRAACC Inscrições abertas! Participe!

Venha correr pela cura de nossos pacientes! Convide seus amigos e familiares e corra ou...

Como funciona nossa Radioterapia?

“Quero ir na ‘pilização’”. Era assim que Ana, uma das primeiras pacientes que passou pelo...

Parceiros do GRAACC: Julho/2023

Todos os anos, o nosso hospital atende, graças aos nossos parceiros do GRAACC, milhares de crianças...

Santander amplia programa Amigo de Valor e beneficia nosso hospital

Até o dia 30 de junho, o Santander receberá contribuições para hospitais pediátricos e organizações...

Como será o futuro da oncologia pediátrica?

Como parte de um caminho para compartilhar conhecimento e ampliar as chances de cura do...