“Ser luz não é sobre brilhar, é sobre iluminar”. Foi assim que Dra. Monica Cypriano, diretora médica assistencial e presidente do II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC abriu o evento, com o apoio e a participação das principais sociedades médicas da área e da Universidade Federal de São Paulo. Seus representantes expuseram a importância da união das sociedades e profissionais para promover acesso e tratamento de qualidade a crianças e adolescentes com câncer, além de reforçarem a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital do GRAACC.

O presidente de honra do congresso e um dos fundadores do GRAACC, Dr. Sérgio Petrilli, contou brevemente aos mais de 800 congressistas a história da instituição. Falou sobre como a aliança com a sociedade, o empresariado e a universidade foi fundamental para o crescimento e fortalecimento do hospital.

Dr. Sérgio falou, ainda, como a sua vivência no exterior foi importante para perceber que era possível melhorar a qualidade do tratamento oncológico pediátrico no Brasil, já que no início do GRAACC a taxa de sobrevida era desigual se comparada a países com mais investimento financeiro. Por isso, a importância de se construir um dos primeiros hospitais no Brasil eminentemente voltado para a oncologia pediátrica, para aumentar as chances de cura.

Ainda na abertura, o congresso recebeu Dr. Raul Ribeiro, hematologista-oncologista pediátrico de Memphis, Tennessee, afiliado ao St. Jude Children’s Research Hospital.

Citando estudos e nomes como Farber e Gertrude B. Elion, Dr. Raul falou sobre as características das leucemias na infância e os desafios dos especialistas para que consigam contribuir com a diminuição da mortalidade no Brasil.


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Webinar Científico: Faça sua inscrição

Neste webinar, a nossa oncologista pediátrica, Dra. Carla Renata Donato Macedo, vai abordar o diagnóstico...

Ciência e inovação em primeiro lugar em nosso hospital

Estudo com participação de nosso médico atualiza associação de medicamentos no tratamento de linfoma de...

FEIMI: Parte da bilheteria será doada para o GRAACC

Acontecerá mais uma edição da FEIMI 2023! A feira estará de volta na Avenida Paulista,...