Em meio à luta contra o câncer, a pequena Giovana, de 13 anos, esbanja carisma e simpatia. Diagnosticada em 2021, a jovem estudante do 8º ano, apaixonada por ciências e séries infantis, carrega consigo um sonho: ser uma bailarina famosa ou, se não for possível, uma professora da arte, inspirando outras crianças.

Desde os 2 anos, Giovana se dedica ao balé, com a leveza, graça e delicadeza que a acompanham em cada passo. Mesmo com o desafio do tratamento, ela não abre mão de sua paixão.

Dentre os seus hobbies estão também jogar vôlei, andar de patins e a leitura: “Sou muito seletiva para livros, prefiro os que têm imagens, como
a coleção O Diário de um Banana”, conta.

Ao receber o diagnóstico, sua mãe, Damielle, desabafa que sentiu uma avalanche de sentimentos, como insegurança e medo, mas encontrou no GRAACC um porto seguro. “O tratamento no hospital é excepcional. Todos os profissionais são muito humanos e atenciosos”, afirma. Giovana complementa: “Todos se preocupam com o bem-estar do paciente. Quando eu estava internada, sentia muito enjoo do cheiro da comida, e a equipe preparou um lugar especial para os pais se alimentarem sem incomodar as crianças. Eu também adoro a brinquedoteca e as cores alegres dos corredores, que me trazem conforto”.

A jornada da jovem e de sua família tem sido marcada por aprendizados. “Aprendi que não temos o controle de tudo, que Deus está no comando e que nossa vida vale muito, por isso temos que viver o hoje”, reflete Damielle.

Giovana deixa uma mensagem de esperança para outras famílias que enfrentam o mesmo desafio: “Esse período é difícil, mas vai passar. Sejam confiantes e entreguem a vida nas mãos de Deus”.

A história da Giovana é um exemplo de superação e esperança. Aqui, no GRAACC, ela encontra não apenas tratamento médico, mas também apoio emocional e a oportunidade de continuar realizando seus sonhos. Sua força e determinação inspiram a todos que a conhecem e a outros pacientes que enfrentam também a jornada de tratamento.


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

21 de setembro: Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

O transplante de medula óssea pode ser uma etapa importante no tratamento de várias doenças,...

Humanização no tratamento do câncer infantil

Humanização para lidar com os pacientes.  As crianças do GRAACC,  referência em humanização hospitalar infantil, ...

Nossa médica preside iniciativa global de cirurgias em crianças

A Dra. Simone Abib, cirurgiã pediátrica do GRAACC, foi eleita presidente da GICS para melhorar...