Higiene de Mãos: a importância desta ação em nosso hospital

Nos corredores de nosso hospital, onde a esperança e vontade de viver se entrelaçam, há algo simples, mas poderoso, que pode fazer toda a diferença: a higiene das mãos. Enquanto pacientes, familiares e profissionais de saúde se unem no dia a dia contra o câncer infantil, a prevenção de infecções por meio da higiene das mãos figura como uma ação primordial para garantir a saúde de todos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a higiene das mãos quando feita adequadamente, reduz em até 50% o risco de contrair infecções. Em um ambiente hospitalar, onde pacientes com sistemas imunológicos comprometidos estão especialmente vulneráveis, como é o caso dos pacientes oncológicos pediátricos, essa prática se torna ainda mais essencial.

Infelizmente, mesmo os esforços mais diligentes podem ser comprometidos se todos os envolvidos não aderirem estritamente às práticas de higiene das mãos. É por isso que campanhas educativas e de conscientização desempenham um papel tão relevante neste contexto. Essas campanhas não apenas lembram os profissionais de saúde da importância de lavar as mãos regularmente, mas também capacitam os pacientes e suas famílias a se tornarem defensores ativos de sua própria segurança, promovendo uma cultura de segurança e responsabilidade compartilhada. Elas transformam a higiene das mãos de uma simples rotina em um ato de cuidado e proteção mútua.

Nossa Semana de Higiene de Mãos 2024 contou com uma palestra especial com nossa médica infectologista, Dra Fabiane Carlesse, que compartilhou conhecimento com nossas equipes sobre o tema “Por que falar sobre Higienização das Mãos ainda é tão importante”. Dentro das ações focadas em nossas crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, destacamos, entre outras ações, a visita dos personagens infantis Anna, Elsa e Olaf, que relembraram com eles o passo a passo para a correta higiene das mãos além dos momentos de alegria e descontração que proporcionaram enquanto estiveram conosco.

 


Compartilhe:

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Dia de Doar: É no dia 30 de novembro

Doações ajudam a manter tratamentos de alta complexidade de câncer infantojuvenil no Hospital do GRAACC

COMEXPORT GRAACC - DESAFIO ENCERRADO

Faça sua inscrição e ajude a combater o câncer infantil

Câncer de cabeça e pescoço: Como identificar os sintomas

Considerado o quinto tipo com maior incidência no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço...