Na noite da última quarta-feira, 26/11, realizamos mais um “Encontros GRAACC”, e dessa vez com a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, ministrada pelo filósofo Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, no auditório da ESPM, em São Paulo.

O conteúdo da palestra trouxe reflexões de duas grandes obras do escritor: “A vida que vale a pena ser vivida”, publicada pela Vozes e “Reinventar-se: uma necessidade, uma impossibilidade”, publicada pela Papirus 7 Mares.

Em tom descontraído do começo ao fim, Clóvis falou sobre conceitos de inclusão, diversidade, transparência – conectando questões profundas da nossa existência e do nosso comportamento no mundo contemporâneo. Na sequência, trouxe uma provocação: a necessidade que as pessoas têm de se “reinventar”, principalmente na era pós-pandemia. E ele mesmo pergunta para a plateia: será que reinventar-se é realmente algo que podemos fazer?

“Reinvente-se! Mude agora! Prepare-se para o amanhã! Seja o autor da sua vida. Essas são frases que lemos e ouvimos a todo momento. Mas será que se reinventar é tão simples? O que significa reinventar-se? Para quê? Para quem? E como a gente se inventa em primeiro lugar se já fomos inventados um dia?”, indagou o filósofo.

Clóvis também deu espaço aos pensamentos do livro “A vida que vale a pena ser vivida”, trazendo a filosofia, especialmente a grega, para comentar temas como ética, moral e o nosso lugar como indivíduos no mundo. Como fazer escolhas que resultem em uma vida mais autêntica e plena mesmo diante dos desafios? A resiliência diante das crises e a busca por uma vida mais leve, valorizando o momento presente.

Ao final, a palestra do professor Clóvis de Barros Filho nos lembra que uma vida que vale a pena ser vivida não é feita de eventos extraordinários, mas da coragem cotidiana de escolher o que faz sentido para nós. Ele nos convida a abandonar o piloto automático, a assumir responsabilidade pelas nossas decisões e a buscar, com honestidade emocional, aquilo que nos conecta ao que somos de verdade.

Afinal, viver bem não é um destino, mas uma construção contínua — um exercício de presença, consciência e autenticidade diante de cada pequena oportunidade que o dia de hoje (o presente) nos oferece.

Agradecemos a todos pela presença e até o próximo Encontros GRAACC!

Confira as fotos clicando aqui.


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Ciência e inovação em primeiro lugar em nosso hospital

Estudo com participação de nosso médico atualiza associação de medicamentos no tratamento de linfoma de...

Dia Mundial do Câncer

No Dia Mundial do Câncer, nós temos um encontro marcado! Clique em "Leia mais" e...

Parceria em prol dos nossos queridos pacientes

Nós acreditamos que cuidar vai além do tratamento médico — é também garantir que cada...