Sou cientista e professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Conheço o GRAACC há mais de 25 anos e é uma grande alegria saber que nos 30 anos de existência, o GRAACC mantém o objetivo de atender crianças e adolescentes com câncer trazendo esperança para pacientes e suas famílias. A excelência do GRAACC vai além dos equipamentos e tratamentos mais modernos que existem. Os pequenos pacientes e suas famílias recebem acolhimento muito especial de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, com atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional.

Para mim, é uma honra poder realizar uma ação para captar doações para o GRAACC e conto com sua ajuda para isso. O que eu vou fazer? Uma corrida que não tem tempo nem distância pré-estabelecida. É um modelo novo de corrida que consiste em correr uma volta de 6,7km em uma hora, a cada hora, por tempo indeterminado. E quando essa corrida termina? Ela só termina quando somente uma pessoa fizer uma volta, sozinha. É um tipo de “resta 1”. A cada hora, corredores e corredoras devem estar na linha de largada para a próxima volta, quem não largar, está fora. Essa corrida é chamada de “backyard ultra” ou “corrida de quintal”, e tem duração de muitas horas, o que faz com que seja uma ultramaratona. Essas corridas acontecem em vários países e a que eu vou fazer se chama BRlos (https://www.brlos.com) e o “l.o.s.” vem de “last one standing” ou “última pessoa de pé”. A corrida será em Itupeva (SP), no dia 17 de setembro de 2022.

Eu corro há 20 anos e já fiz diversas provas de longa distância, de maratonas (42,1 km) a ultramaratonas de um dia (a maior distância que corri foram 71 km em 12 horas) e corridas de montanha de mais de um dia, como o Desafio das Serras (40 km em 2 dias) e o Cruce de los Andes (104 km em 3 dias). Meu objetivo na BRlos é “ficar em pé” por pelo menos 12 horas, ou seja, correr 12 voltas de 6,7 km, o que vai dar um pouco mais de 80 km.

Voltando ao aniversário do GRAACC, meu pedido a você é que me ajude a celebrar os 30 anos fazendo uma doação. O valor que você puder doar já será de grande ajuda para manter o GRAACC atendendo às crianças e adolescentes com câncer, mas eu gostaria de propor uma brincadeira para ficar mais divertido: que tal você se dispor a doar uma determinada quantia por km que eu correr? Após a prova, vou postar no meu perfil no Instagram quantos km eu corri, você faz o cálculo e doa de acordo com a distância que eu consegui completar. Isso vai me motivar a correr mais para captar mais doações!

Se quiser acompanhar meus treinos, informações sobre a prova e sobre o GRAACC, siga o perfil @mariporcionatto_corredora

Por que escolhi apoiar o GRAACC?

O GRAACC é uma organização sem fins lucrativos. Seu grande trunfo para combater e vencer o câncer infantojuvenil é seu hospital, um centro de referência no tratamento da doença, que atende crianças e adolescentes de todo o Brasil, garantindo uma assistência de qualidade e humana. Realizando milhares de tratamentos por mês, entre consultas, quimioterapias, cirurgias, transplantes de medula óssea, internações, entre outros procedimentos. Além da assistência médica, o GRAACC oferece suporte social e hospedagem em casa de apoio aos pacientes e suas famílias. Atua fortemente no desenvolvimento de pesquisas que visam buscar a cura da doença e na capacitação de profissionais especializados, o que permite a disseminação de conhecimento.

* Todo o dinheiro arrecadado nesta ação será revertido para o GRAACC e investido no tratamento do câncer infantil.
** O valor desta doação não é dedutível do Imposto de Renda.