Centro de Neurocirurgia Oncológica com Ressonância Magnética

O nosso Hospital é a primeira instituição especializada em oncologia pediátrica da América Latina a ter um centro cirúrgico com neuronavegador. A sala blindada está equipada com microscópio, aspirador ultrassônico, entre outros equipamentos indispensáveis para cirurgia neuro-oncológica.

Essas tecnologias facilitam o acesso e oferecem visibilidade tridimensional da área com tumor, tornando a cirurgia menos invasiva, mais segura e precisa, evitando reoperações, além de reduzir o tempo de exposição da área operada, contribuindo para diminuir o risco de infecções e lesões em áreas nobres e não afetadas do cérebro.

Equipamentos disponíveis na sala

  • Microscópio Pentero
  • Aspirador Ultrassônico
  • Sistema de Neuronavegação Óptica e Magnética
  • Sistema de fixação do crânio compatível com a RMI
  • Craniotomo Midas e Raqui de vídeo para procedimentos neuroendoscópicos.

Radioterapia de Intensidade Modulada

A nossa Radioterapia está equipada com alta tecnologia, proporcionando mais segurança ao paciente e maior rapidez e precisão na irradiação local do tumor. A tecnologia do equipamento é de última geração. Possui intensidade modulada, guiada por imagem, oferecendo mais segurança e reduzindo os riscos de sequelas e efeitos colaterais tardios, já que permite a administração das doses de radiação exatamente onde está o tumor, diminuindo sensivelmente as doses nos tecidos normais adjacentes de forma muito eficaz.

Os nossos profissionais são especialistas no atendimento de crianças e adolescente e capacitados para administrar planos terapêuticos sofisticados e de excelência, garantindo a humanização do procedimento com várias intervenções. Os pacientes também são acompanhados por uma equipe multiprofissional, que avalia e respeita as peculiaridades de cada faixa etária, e desenvolve protocolos de tratamento que incluem atividades lúdicas e de socialização, realizando uma assistência personalizada. O serviço de radioterapia também é especializado no atendimento de crianças menores de cinco anos que precisam de anestesia antes da radiação e radiocirurgias não invasivas de lesões.

A equipe de profissionais é formada por médicos radio-oncologistas, físicos médicos, dosimetristas, tecnólogos e uma equipe multiprofissional.

Técnicas de radioterapia oferecidas pelo serviço
  • Radioterapia Corpórea Total
  • Radioterapia com modulação da intensidade do feixe – IMRT
  • IGRT
  • Radiocirurgia não invasiva
  • Radioterapia de Arco Volumétrico Modulado – VMAT
  • Radioterapia Conformacional

O gerenciamento dos equipamentos é de elevado controle de qualidade, compatível com os maiores e melhores centros oncológicos do mundo, pois incluem:

  • Sistema de gerenciamento MOSAIQ
  • Acelerador Linear Elekta Synergy Full
  • Sistema de Planejamento XiO e Monaco
  • Multi-Leaf Collimator – MLC
  • mMLC-APEX (colimadores micro multifolhas)
  • Mesa Robótica 6D Hexapod
  • Tomógrafo Multislice – Radioterapia Conformacional
  • Sistema de imagem volumétrico para verificação do tratamento (cone beam)

Centro de Diagnóstico por Imagem

O diagnóstico preciso e ágil é uma das principais estratégias para alcançar altas chances de cura do câncer infantil. Por isso, nós, do GRAACC investimos, periodicamente, na atualização de seus profissionais e também na modernização de seu parque tecnológico.

Em nosso hospital, os exames são aplicados principalmente para o estadiamento do tumor, ou seja, para a análise médica da fase de desenvolvimento, extensão e gravidade do câncer.

A área conta com equipe altamente capacitada e oferece serviço especializado para diagnóstico e tratamento. Para garantir o conforto do paciente, no local há uma enfermaria integrada com leito para a recuperação após o procedimento.

Estão à disposição do paciente equipamentos de última geração

  • Duas salas de Ressonância Magnética
  • Tomografia Computadorizada Multi Slice de 64 canais
  • Ultrassom com Doppler
  • Raio-X digital

O serviço também está aberto ao público pediátrico não oncológico e para segunda opinião.

Unidade de Retinoblastoma

Nós, do GRAACC, temos um Hospital especialista no tratamento de retinoblastoma e é um dos poucos hospitais brasileiros a realizar uma técnica inovadora da quimioterapia intra-arterial para o tratamento da doença. O quimioterápico é injetado por um cateter através da artéria femoral, que segue até a artéria oftálmica, chegando uma grande concentração da medicação no olho com tumor.

Os protocolos de tratamento são individualizados, sempre com o objetivo de, além da cura, manter o globo ocular e a visão, prezando pela qualidade de vida do paciente.

Diagnóstico

  • Fundo de olho
  • Ultrassonografia Ocular
  • Ressonância Nuclear Magnética
  • Retcam


Tratamento

  • Crioterapia
  • Enucleação
  • Laser
  • Quimioterapia intra-arterial
  • Quimioterapia intravenosa
  • Quimioterapia intravítrea

Quimioterapia

O tratamento quimioterápico é realizado na Quimioteca, um espaço desenvolvido para garantir o conforto e bem-estar dos pacientes durante a aplicação dos medicamentos. Para tornar o ambiente ainda mais humanizado, voluntários promovem contação de histórias, jogos, atividades terapêuticas, apresentação de músicas, entre outras atividades. Há espaços reservados para a administração de quimioterápicos de longa duração, hidratação e transfusões de sangue em regime de hospital-dia.

Centro de Transplante de Medula Óssea

A área conta com equipe altamente especializada e habilitada para realizar transplantes de medula óssea autólogo, alogênicos e haploidêntico nos seguintes tipos de câncer:

  • Leucemias
    Leucemia Linfóide Aguda (LLA)
    Leucemia Mielóide Aguda (LMA)
    Leucemia Aguda Bifenotípica
    Síndrome Mielodisplásica (SMD e LMMJ)
    Leucemia Mielóide Crônica (LMC)
  • Linfoma
    Linfoma de Hodgkin (LH)
    Linfoma não Hodgkin (LNH)
  • Tumores sólidos
    Neuroblastoma
    Sarcomas
    Tumor de Células Germinativas (TCG)
    Tumor de Wilms
    Retinoblastoma
    Tumores cerebrais
  • Aplasia de medula

A área oferece tudo que é necessário para o conforto do paciente e acompanhante durante o período de internação. Os quartos são equipados com sofá-cama para acompanhante, ar condicionado, TV e internet sem fio.

O serviço também tem um Centro de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas com capacidade de realizar o processamento e armazenamento de todos os tipos de células-tronco progenitoras.

Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento conta com equipe assistencial preparada para atender emergências e urgências que exigem atendimento rápido e sem agendamento prévio dos pacientes que já estão em tratamento no hospital.

Internação

O nosso Hospital trabalha para proporcionar o máximo de conforto e bem-estar aos pacientes e acompanhantes internados. Os quartos têm sofá-cama, TV, ar condicionado e acesso a internet sem fio.

Hemoterapia: Unidade de Coleta e Transfusão

O nosso Serviço de Hemoterapia armazena sangue e seus derivados, realiza exames imuno-hematológicos pré transfusionais e gerencia a utilização dos hemocomponentes para os pacientes. No local também são realizados os procedimentos de aférese.

UTI Pediátrica

Com 10 leitos, a unidade proporciona cuidados e tratamento individualizados com equipamentos e dispositivos para monitoramento e cuidado integral do paciente de alta complexidade, como máquina de hemodiálise contínua com quatro tipos de função. Está equipada ainda com aparelhos como: monitores cardíacos, oximetria de pulso, ventilação pulmonar mecânica, central fisiológica de monitoramento, leitos de isolamento com utilização de filtro hepa, monitor de pressão intracraniana, equipamento de gasometria e carrinhos de parada cardiorrespiratória. A equipe é altamente capacitada e tem muita experiência para acompanhar pós-operatórios de cirurgias pediátricas, torácicas, ortopédicas e neurocirurgias.

Centro Cirúrgico

A sala está preparada para realizar cirurgias oncológicas pediátricas de alta complexidade, como ortopédicas com colocação de endopróteses, cirurgia abdominais e torácicas, neurocirurgias, entre outras. A área conta com uma equipe de anestesiologia especializada em procedimentos pediátricos e submetidos a cirurgias de grande extensão e complexidade com longas horas de duração. Também realiza Coleta de Medula Óssea, colocação de cateter venoso central e apoio em cirurgias plástica, vascular, otorrino, entre outras especialidades.

Anatomia Patológica

Em parceria com a UNIFESP, o serviço de Anatomia Patológica realiza exames histopatológicos (biópsias dos tecidos tumorais) que são fundamentais para o correto diagnóstico e definição do protocolo de tratamento e avaliação por testes como imunohistoquímica.

Laboratório de Genética

O laboratório oferece exames de citogenética e genética molecular que permitem, complementar o diagnóstico, identificar fatores prognósticos e acompanhar terapias, como o Transplante de Medula Óssea. A investigação genética é fundamental, pois interfere na melhor escolha do tratamento do câncer da infância e adolescência para um grande número de neoplasias. O nosso Hospital também tem um ambulatório de Oncogenética para investigar e acompanhar os pacientes com histórico familiar de câncer e/ou com síndromes genéticas que predispõe o desenvolvimento de tumores.

 

Centro de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas

O Centro de Criopreservação de Células Tronco Hematopoiéticas tem capacidade de realizar o processamento e armazenamento de todos os tipos de células-tronco progenitoras.