O tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, é um dos tipos de câncer renal mais frequentes na infância, geralmente diagnosticado em crianças com idades entre 2 e 3 anos. Por sua complexidade, este diagnóstico apresenta um grande desafio para profissionais da saúde e pesquisadores que atuam na área da oncologia pediátrica. Aqui, em nosso hospital, trabalhamos com o compromisso de oferecer um tratamento de excelência, assegurado por uma equipe médica altamente qualificada, dedicada e alinhada aos mais recentes avanços científicos, protocolos de tratamento e práticas globais na área da saúde.

Foi com essa dedicação que os nossos profissionais, Dra. Mônica Cypriano, diretora clínica, Dr. Henrique Lederman, chefe do setor de Diagnóstico por Imagem e Daniela Rodrigues, enfermeira clínica, participaram do encontro do Grupo Brasileiro de Tumores Renais, realizado nos dias 14 e 15 de novembro, em Belém do Pará. O encontro reuniu especialistas de todo o Brasil, além do palestrante internacional, Dr. Norbert Graf, para discutir temas fundamentais no cuidado do câncer renal pediátrico.

Entre os assuntos abordados, destacaram-se os aspectos clínico-epidemiológicos dos tumores renais, o tumor de Wilms em adolescentes e adultos jovens, casos metastáticos, transplante de medula óssea, padronização de exames radiológicos, os avanços da biologia molecular, entre outros. A troca de experiências e conhecimentos foi enriquecedora, reforçando a importância da atualização constante no cuidado oncológico.

Antes do evento, os participantes visitaram o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, um centro de referência no tratamento de crianças e adolescentes. “É muito bom saber que este hospital conta com ex-residentes formados no GRAACC, que hoje levam o aprendizado adquirido aqui para transformar a realidade da oncologia pediátrica em outras regiões do Brasil”, reforça a Dra. Monica.

A presença dos médicos e ex-residentes no encontro reforça o impacto da nossa formação na capacitação de profissionais e no fortalecimento da rede de cuidado oncológico em todo o país.

Confira algumas fotos.


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Pai de paciente pedala 330 km

No sábado, Adriano Concion, pai da paciente “Lolô” pedalou 330 km de São Paulo até...

Lançamos mapa no Fortnite para converter gameplays em doações

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23/11) lançamos o GRAACC Gaming Day. Idealizado...

GRAACC Futebol Clube 2022: confira como foi mais uma edição do evento

Jogadores e celebridades vestiram a camisa do nosso hospital e jogaram contra o câncer infantil...