Primeiramente, diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil, além de aumentar as chances de cura em mais de 70%, é fundamental para um tratamento efetivo. Ao contrario dos cânceres em adultos, os tumores infantis não são causados por fatores externos e possuem um desenvolvimento específico.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de cerca de 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil diagnosticados no Brasil.

Antes de tudo, por ser uma doença mais comum entre adultos e idosos, muitos pais não imaginam que seus filhos possam ter câncer. Nesse momento, o papel do pediatra deve ser o de investigar e incluir a hipótese desta doença diante de algumas situações clínicas.

Para isso, o nosso hospital recomenda que o médico responsável esteja atento aos sinais e sintomas para orientar as famílias.

Em muitos casos, o que dificulta o diagnóstico e a suspeita da doença em crianças e adolescentes é o fato dos sintomas serem comuns em outras doenças que acometem essa faixa de idade. Além disso, se for realizado em fases iniciais, o tratamento é menos agressivo, com maiores possibilidades de cura e menores sequelas.

Após os resultados dos exames, se criança ou adolescente apresentar alterações expressivas, o encaminhamento para um serviço de referência, como o que oferecemos em nosso hospital, deve ser realizado imediatamente.


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

GRAACC e o câncer na adolescência

Diagnosticar e tratar câncer na adolescência é um dos grandes desafios da oncologia pediátrica. ...

III Webinar Científico GRAACC

“Leucemias agudas na infância: como identificar e o que fazer?” é o tema do próximo...

Nosso milésimo transplante de medula óssea

Hospital do GRAACC alcança a marca de 1000 transplantes de medula óssea! Veja aqui como...