Primeiramente, diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil, além de aumentar as chances de cura em mais de 70%, é fundamental para um tratamento efetivo. Ao contrario dos cânceres em adultos, os tumores infantis não são causados por fatores externos e possuem um desenvolvimento específico.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de cerca de 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil diagnosticados no Brasil.

Antes de tudo, por ser uma doença mais comum entre adultos e idosos, muitos pais não imaginam que seus filhos possam ter câncer. Nesse momento, o papel do pediatra deve ser o de investigar e incluir a hipótese desta doença diante de algumas situações clínicas.

Para isso, o nosso hospital recomenda que o médico responsável esteja atento aos sinais e sintomas para orientar as famílias.

Em muitos casos, o que dificulta o diagnóstico e a suspeita da doença em crianças e adolescentes é o fato dos sintomas serem comuns em outras doenças que acometem essa faixa de idade. Além disso, se for realizado em fases iniciais, o tratamento é menos agressivo, com maiores possibilidades de cura e menores sequelas.

Após os resultados dos exames, se criança ou adolescente apresentar alterações expressivas, o encaminhamento para um serviço de referência, como o que oferecemos em nosso hospital, deve ser realizado imediatamente.


Compartilhe:

Corrida e Caminhada GRAACC Inscrições abertas! Participe!

Venha correr pela cura de nossos pacientes! Convide seus amigos e familiares e corra ou...

Como funciona nossa Radioterapia?

“Quero ir na ‘pilização’”. Era assim que Ana, uma das primeiras pacientes que passou pelo...

Paciente do nosso hospital passa na USP

Nosso paciente Kevin tinha 16 anos quando começou seu tratamento em nosso hospital do GRAACC....

Tiago Leifert e Daiana Garbin: Padrinhos da Corrida e Caminhada

Os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin são os padrinhos da 20ª edição de nossa...

Parceiros do GRAACC: Setembro e Outubro/2023

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...