• O melanoma representa de 1% a 3% de todos os casos de câncer infantil e a sua principal causa na infância é o fator genético.
  • Oncologista pediátrica ressalta a importância de criar o hábito de prevenção e conscientização sobre proteção solar desde a infância.
  • Pais e responsáveis devem ficar sempre atentos ao surgimento de sinas na pele da criança, como manchas ou nevos (pintas) que crescem de tamanho, com bordas irregulares e que tenham sintomas como coceira, dor e sangramento.

Dezembro foi o mês escolhido para a conscientização de um dos tipos de câncer mais comuns e o de maior incidência: o de pele, causado principalmente pela exposição solar excessiva sem a utilização de qualquer proteção. Mas, embora apareça a partir da fase adulta, existem casos desse tipo de câncer em crianças e adolescentes.

“O câncer de pele em crianças representa de 1% a 3% de todos os casos de câncer infantil. O fator genético é sua principal causa e podemos citar, por exemplo, histórico familiar de melanoma, doenças como o Xeroderma Pigmentoso, nevo congênito gigante e nevos displásicos”, explica a Dra. Eliana Caran, oncologista pediátrica do Hospital do GRAACC.

O Dezembro Laranja é focado em prevenção e conscientização do câncer de pele e seu propósito é voltado para todas as faixas etárias, principalmente as crianças que devem contar com o suporte de pais e responsáveis para evitar que a doença não se manifeste no futuro.

Prevenção começa na infância

“O efeito dos raios ultravioletas do sol na pele é cumulativo e pode, futuramente, facilitar o desenvolvimento de câncer de pele no indivíduo. Por isso, é muito importante que a prevenção e conscientização comece na criança, para que crie o hábito de se proteger do sol e leve adiante esses cuidados para as gerações futuras”, orienta Dra. Eliana.

O câncer de pele lidera o ranking de incidência na fase adulta. Do total anual de diagnósticos de câncer, corresponde a 33%, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). São, aproximadamente, 185 mil novos casos todos os anos, sendo cerca de 8 mil do tipo mais agressivo, o melanoma.

Chances de cura

diagnóstico precoce do câncer infantil possibilita que mais de 70% dos casos sejam curados. “É importante os pais ficarem sempre atentos e verificarem constantemente a pele da criança. O melanoma pode aparecer em qualquer local do corpo como couro cabeludo, planta dos pés, unha, tronco etc. Qualquer mancha que comece a crescer, seja irregular, assimétrica, com variação de cor, cause prurido, sangramento ou dor deve ser avaliada pelo médico o quanto antes”, orienta Dra. Eliana.

Prevenção

A prevenção é sempre a melhor maneira de diminuir as possibilidades de se ter um evento futuro de câncer de pele. Por isso, é importante:

  1. Utilizar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, com preferência para produtos com fator de proteção solar 30 e que proteja contra radiação UVA e UVB. Reaplicar o produto sempre eu necessário.
  2. Para atividades realizadas ao ar livre, reaplicar a cada duas horas.
  3. Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.
  4. Em locais abertos, como praia e piscina, tenha sempre o abrigo de um guarda-sol, de preferência feito de algodão ou lona, que podem barrar cerca de 50% da radiação ultravioleta.
  5. Utilizar também bonés, chapéus, óculos escuros e camisetas com proteção UV.
  6. Crianças e bebês devem ficar sempre protegidos do sol. A partir dos 6 meses já podem usar filtro solar.
  7. Observar regularmente a pele e procurar um dermatologista quando perceber algo anormal.

Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Simpósio de Medicina: INSCRIÇÕES ABERTAS!

O nosso simpósio de medicina abordará o impacto de práticas como homeopatia, cromoterapia, acupuntura, yoga...

Diagnóstico precoce de câncer infantil: Como identificar?

Primeiramente, leucemias agudas são o tipo de câncer infantil mais comum Possuindo um período de...

Temos novidade! Portal do Paciente e Sua Família

Mais uma ferramenta para auxiliar pais e pacientes na jornada de tratamento em nosso hospital.