Vacinação contra influenza em crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer

Crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer devem ou não tomar a vacina contra a gripe?

Segundo a infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, Dra Fabianne Carlesse, é muito importante a prevenção contra o influenza. Principalmente nessa época do ano, uma vez que existe uma maior circulação do vírus. Os pacientes em tratamento oncológico podem utilizar a vacina, desde que o médico do paciente a tenha liberado.

“A vacina não causa resfriado ou gripe, porque é elaborada a partir de vírus morto. Entretanto exige que o sistema imunológico responda ao estímulo. Portanto, dependendo da fase do tratamento que o paciente se encontra é liberado ou não para receber a imunização”, explica a médica.

A recomendação é que a imunização aconteça antes do início do tratamento quimioterápico ou radioterápico. Em tempos de pandemia, deve-se evitar aglomeração nos postos de saúde. “Tente agendar ou ir em um horário de pouco movimento”, orienta.

É  MUITO importante também que cuidadores e todos que tenham acesso ao cuidado da criança tomem a vacina. Desse modo,  diminuirá a chance do paciente ter contato com o vírus. A exceção para a imunização contra influenza é para pacientes com alergia às proteínas do ovo e os que estão em tratamento de imunoterapia.

“Alguns imunoterápicos em contato com a vacina podem provocar efeitos colaterais no paciente. Nestes casos é preciso avaliar com o médico a melhor conduta”, explica a infectologista do GRAACC, que é um hospital de referência no tratamento e na cura do câncer infantil


Compartilhe:

Inauguramos a revitalização de nossa internação

Hoje, 26 de dezembro, inauguramos a revitalização de nossa segunda ala de internação. A área,...

Cuidado com menos dor em nosso hospital

Conheça nosso projeto Não Precisa Doer, que visa diminuir a dor, aliviar o stress e...

História de paciente: Lázaro, nosso cavaleiro

Lázaro sempre amou cavalos e nunca teve medo de cair. Desde pequeno, aprendeu que para...

COVID-19: Reabilitação

COVID-19: O Hospital do GRAACC,  um hospital oncológico humanizado, com o objetivo de diminuir os...