Crescimento acelerado, aumento dos genitais, acne e pilificação (pelos em excesso pelo corpo, inclusive no púbis). Crianças com idade abaixo de cinco anos que manifestem esses sinais devem ser levadas o quanto antes para uma consulta pediátrica, visto que são sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer de adrenal, tumor infantil raro causado pela multiplicação descontrolada de células das glândulas adrenais.
Localizadas acima dos rins, essas glândulas são responsáveis pela produção de hormônios. “Em 80% dos casos, o carcinoma de adrenal provoca secreção hormonal em excesso, o que leva à virilização, ou seja, o surgimento de características masculinas adultas nas crianças de ambos os sexos”, explica Dra. Natália Brenneken Duarte Ambar, nossa oncologista pediátrica.
Uma vez identificados os primeiros sinais e sintomas, o pediatra pode realizar a detecção do câncer de adrenal através de exames laboratoriais (dosagem hormonal) e de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética), com confirmação por meio de estudo anatomopatológico (análise microscópica de tecidos retirados das glândulas adrenais).
Nosso hospital destaca-se ao oferecer todos os recursos essenciais para o tratamento multidisciplinar do câncer de adrenal, que requer intervenção cirúrgica, administração de medicamentos citotóxicos, realização de quimioterapia convencional e, quando indicado, aplicação de radioterapia. Essa abordagem abrangente e especializada, assegura que os pacientes recebam cuidados completos, considerando as complexidades inerentes a este tipo raro de câncer pediátrico.
Para conhecer outras especialidades de nosso hospital:
O GRAACC é o primeiro hospital na América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology...
Partida contará com a presença de diversos craques, jogadores e ex-jogadores, e terá transmissão exclusiva...
A pedido do GRAACC, a Prefeitura de São Paulo desligou por 30 minutos a iluminação...