“Efeitos tardios do tratamento oncológico pediátrico” será o tema do nosso segundo webinar científico do ano

O evento abordará a importância do acompanhamento preventivo a longo prazo e a vigilância para o diagnóstico precoce de novos tumores em crianças e adolescentes que já trataram a doença

O nosso 2º Webinar Científico de 2021 da programação, será realizado no dia 7 de junho, segunda-feira, a partir das 19 horas. Sempre focado em nosso atendimento de excelência, o tema abordará: “Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico Pediátrico”.

Os efeitos tardios do tratamento vão depender do tipo de abordagem terapêutica e da idade da criança ou adolescente, podendo ocorrer mais precocemente ou a longo prazo. Se o paciente pediátrico tiver a indicação de radioterapia, por exemplo, podem ocorrer efeitos tardios endocrinológicos, como problemas de crescimento, hipotireoidismo, entre outros. Há ainda alguns efeitos tardios provocados pela quimioterapia, como insuficiência renal, cardiomiopatia, perda de audição.

O evento virtual irá tratar desses e de outros possíveis efeitos tardios em crianças e adolescentes que passaram por um tratamento oncológico, além de descrever medidas básicas de educação e promoção de saúde, que promovem impacto positivo na qualidade de vida desses pacientes.

“Nas últimas três décadas, por conta da terapia multimodal e do suporte multidisciplinar, houve um aumento expressivo nas chances de cura do paciente com câncer infantojuvenil. Apesar de curados da sua doença de base, essas crianças e adolescentes frequentemente experimentam efeitos tardios, tanto físicos quanto psicológicos e/ou sociais em consequência da doença e/ou do tratamento a que foram submetidos. Por isso, necessitam de um acompanhamento preventivo a longo prazo, baseado no tratamento recebido, com rastreamento de complicações que ainda não causaram sintomas visíveis e vigilância para o diagnóstico precoce de novos tumores”, explica a Dra. Monica Cypriano, Diretora Médica Assistencial do nosso Hospital do GRAACC.

O 2º Webinar Científico GRAACC conta com o apoio do Instituto Helena Florisbal e a colaboração da Dummy Filmes.

Serviço

Webinar científico Hospital do GRAACC – “Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico Pediátrico”

Data: 07 de junho (segunda-feira)

Horário: A partir das 19h

Público: Médicos e público interessado

Apoio: Instituto Helena Florisbal

Colaboração: Dummy Filmes

Link para inscrição: https://webinar.center/join/SZK4353

Sobre IHF – Instituto Helena Florisbal

Criado em agosto de 2013 para promover a assistência gratuita, proporcionar melhor qualidade de vida, contribuir para capacitação e reabilitação de crianças carentes, em especial as portadoras com deficiências físicas e mentais, câncer e outras enfermidades, além do amparo a idosos acolhidos em entidades sociais credenciadas pelo instituto.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido em www.ihf.org.br


Compartilhe:

Capacitação com simulação, segurança e tecnologia

Os simuladores de pacientes respondem como um ser humano

Câncer de pele em crianças

Acesse e descubra os riscos do câncer de pele em crianças.

Dia do Infectologista

Homenagem aos profissionais que fazem parte do nosso hospital