“Estamos prontos para conquistar o mundo!”. Foi assim que nossa paciente Maria Eduarda dos Santos, oradora da Turma do Ensino Médio do GRAACC, finalizou seu discurso na cerimônia de formatura que realizamos neste início de ano em nosso hospital para nove adolescentes.

Celebrar conquistas importantes faz parte de nossa rotina e promovemos diversas atividades que marcam esses momentos. “A formatura do Ensino Médio determina a transição da adolescência para a vida adulta. E comemorar estas etapas reforça nossa crença de oferecer perspectiva de futuro para os nossos pacientes, além de ajudar a concretizar a finalização de um período e o início de muitos outros que eles ainda viverão. A jornada do paciente oncológico é repleta de fases e acreditamos que elas precisam ser significadas, principalmente quando elas forem experiências positivas”, explica Edmar Silva Santos, coordenador de nossa Escola Móvel.

“Ao longo dos últimos anos enfrentamos desafios, superamos obstáculos e crescemos de maneira que jamais poderíamos ter imaginado. Vocês foram luzes brilhantes em meio à escuridão, proporcionando esperança e conforto em momentos de incerteza”, agradeceu Maria Eduarda em seu discurso na formatura e que contou com a nossa Escola Móvel para concluir sua trajetória educacional.

A Escola Móvel: Aluno Específico é um projeto pioneiro, criado e desenvolvido pelo GRAACC, que garante a educação de nossos pacientes durante o tratamento em nosso hospital, mantendo-os envolvidos nas atividades escolares do ensino fundamental até o preparo para o vestibular, incluindo a inscrição de classe-hospitalar para aplicação do Enem dentro do ambiente hospitalar, com o apoio do Inep.

As aulas se adequam às condições e locais em que o paciente se encontra dentro do hospital, assim ele não perde o ano letivo. A iniciativa é reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A equipe mantém contato com a escola de origem dos pacientes e com seus pais informando sobre a necessidade e importância dos estudos durante o tratamento. O aluno recebe aulas individuais mesmo quando está em tratamento, seguindo o cronograma da escola onde está regularmente matriculado.

Aqui, no Hospital do GRAACC, a educação é um direito garantido e uma importante ferramenta para promover o bem-estar e a recuperação de crianças e adolescentes. Através da Escola Móvel, nós reafirmamos nosso compromisso com a humanização do cuidado e a valorização do potencial de cada paciente, inspirando esperança e construindo um futuro mais brilhante, mesmo nos momentos mais desafiadores de suas vidas.

Turma do Ensino Médio do GRAACC – 2023

Aniel Caina Barbosa Amaral

Bianca Nunes Amaral

João Gabriel Muniz Dioclecioano

Leonardo Santos Ramos

Maria Eduarda dos Santos

Olivia Maria de Oliveira Garcia

Pedro Rivera Grecco

Raissa Maria de Souza

Victor Candido Silva

Confira as fotos deste evento, aqui


Compartilhe:

Parceiros do GRAACC: Abril | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Mais de 15 anos sendo doador

Durante uma visita à farmácia, Gilmar Curvelo teve seu primeiro contato com o nosso Hospital....

Doação para o Hospital: Editora Mol estréia Livros Sorria

A Editora Mol lança a coleção de Livros Sorria, onde a cada unidade vendida, uma...

II Forum AHPAS

Evento online e gratuito, participe!