No mês de abril, o Hospital do GRAACC , referência em câncer infantojuvenil, completou o marco de mil aplicações de quimioterapia intra-arterial. Isso significa que são centenas de crianças com câncer que tiveram acesso a um dos tratamentos mais avançados para curar o retinoblastoma. Trata-se de um câncer que, apesar de raro, é o que mais acomete os olhos na infância.

Somente para exemplificar, podemos citar o caso de crianças como a Valentina. Com apenas um ano e dez meses, a menina teve o câncer diagnosticado. Após o pai perceber um brilho diferente num dos olhos da filha, ele resolveu investigar junto a um pediatra. Em seguida, a família decidiu se mudar por um tempo para São Paulo. O objetivo foi o de fazer o tratamento no GRAACC, após terem recebido a indicação sobre a experiência da equipe do hospital.

“Nos sentimos mais confiantes no tratamento quando chegamos ao GRAACC e, assim, soubemos das altas chances de cura. Após quatro meses, e de realizar quatro infusões de quimioterapia intra-arterial, ela teve alta, sem precisar de cirurgia. Hoje, aos três anos, Valentina está curada. Desse modo, ela brinca muito e adora posar para fotografias”, conta a mãe Alessandra.

A técnica que tratou a menina, realizada no GRAACC pelo médico neurointervencionista Dr. José Roberto Fonseca, injeta o quimioterápico diretamente no vaso sanguíneo. Dessa forma, acontece a irrigação dos olhos. Assim, o medicamento chega com maior concentração e com mais precisão no tumor, e, por fim, diminui também efeitos colaterais como a queda de cabelo.

Diagnóstico e Cura

No Hospital do GRAACC, há recursos para o retinoblastoma, que vão do diagnóstico ao tratamento. Como centro de referência na cura desta doença rara, o hospital possui uma equipe multidisciplinar. Trata-se de profissionais especializados em todas as modalidades terapêuticas necessárias, sendo elas: quimioterapia endovenosa, quimioterapia intra-arterial, intravítrea, braquiterapia, laser, crioterapia.

O índice de cura ultrapassa os 90% para este câncer no hospital. “Ao longo da história do GRAACC, acompanhamos os avanços da ciência. Por fim, somamos todos os recursos necessários para oferecer cura com qualidade de vida. A quimioterapia intra-arterial é especialmente importante para a preservação do globo ocular e da visão”, conta a Dra. Carla Donato Macedo, oncologista pediátrica especialista em retinoblastoma.

 

 


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

III Webinar Científico GRAACC

“Leucemias agudas na infância: como identificar e o que fazer?” é o tema do próximo...

Relato emocionante de superação em nosso hospital

Antes de tudo passar o aniversário em um hospital, em um primeiro momento, pode aparentar...

Confirma como foi o show do nosso aniversário

Uma tarde incrível celebrando o aniversário do GRAACC