“Leucemias agudas na infância: como identificar e o que fazer?” é o tema do próximo webinar científico do Hospital do GRAACC

Dando sequência à programação de webinars científicos promovidos pelo Hospital do GRAACC, o assunto em pauta agora é o câncer infantil, mais precisamente as leucemias. No dia 28 de outubro, a partir das 19h a Dra. Ana Virgínia Lopes de Sousa, oncologista pediátrica especialista em leucemias do Hospital do GRAACC, hospital referência  em crianças com câncer, apresentará um cenário da doença abordando os principais sinais e sintomas, métodos diagnósticos e propostas de tratamento com o tema “Leucemias agudas na infância: como identificar e o que fazer?”.

“O diagnóstico precoce das leucemias agudas na infância aliado ao reconhecimento genético dos subtipos da doença e à velocidade de resposta ao tratamento garantem uma proposta de tratamento individualizado. Dessa forma, temos a definição mais precisa do melhor esquema terapêutico, baseado nos riscos de recaída, promovendo maiores chances de cura com qualidade de vida”, comenta a Dra. Ana Virgínia. Para participar deste webinar, basta fazer a inscrição do link: http://bit.ly/webinarleucemias

As leucemias

As leucemias agudas representam o tipo mais comum de câncer em pediatria e são responsáveis por 25% de todos os casos de câncer infantil, divididas em dois grandes subgrupos: Leucemias Linfoides Aguda, mais comuns na infância, e as Leucemias Mieloides Agudas. O domínio mais amplo dos subtipos biológicos das leucemias agudas, dos padrões individuais de resposta, a intensidade do tratamento baseada no risco de recidiva e aprimoramento dos cuidados de suporte infeccioso e hemoterápico permitiram, ao longo dos anos, maiores chances de cura.

Os principais sintomas que podem indicar leucemia são dores nos ossos e/ou nas articulações, palidez, fadiga, hematomas pelo corpo, sangramento de mucosas, febre e infecções recorrentes. As leucemias agudas podem acometer outros órgãos, além da medula óssea, como testículos, fígado, baço, pele, gânglios e até o sistema nervoso central.

Serviço

Webinar científico – Leucemias agudas na infância: como identificar e o que fazer?

Data: 28 de outubro (quarta-feira).

Horário: a partir das 19h. Inscrições: http://bit.ly/webinarleucemias

Programação – próximos webinars

04/nov – Aniversário do GRAACC – Tumores infantis ósseos, quais tratamentos e avanços?

Dr. Sergio Petrilli / Dr. Marcelo Petrilli / Dra. Carla Renata Pacheco Donato Macedo http://bit.ly/tumores-osseos

11/nov – Tumores do Sistema Nervoso Central, câncer sólido mais comum na infância

Dra. Andrea Cappellano http://bit.ly/cancer-solido

18/nov – Alta complexidade nos tumores do Sistema Nervoso Central e as novas tecnologias utilizadas

Dra. Nasjla Saba Silva / Dr. Sérgio Cavalheiro


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Pesquisas fortalecem avanços na terapia intensiva pediátrica

Dois estudos realizados pela equipe de médicos intensivistas do GRAACC, sob coordenação da Dra. Dafne...

Setembro Dourado

Hoje começa o mês de conscientização sobre o combate do câncer infantil

Verão e câncer de Pele: cuidados essenciais

Com a chegada do verão, aumentam os riscos relacionados ao câncer de pele em crianças...