Quantidade máxima: 200 ml de:
• Água OU chá sem açúcar OU suco de caixinha (somente sabor maçã ou maracujá) OU água de coco OU suco natural de laranja coado e diluído (100 ml de água + 100 ml desse suco coado)
NÃO PODE:
• Bebida à base de soja
4h
Leite materno
• Aleitamento materno exclusivo
NÃO PODE:
• Oferecer complemento com leite artificial, fórmula ou leite animal
6h
Leite animal, Artificial ou fórmula láctea
• Leite animal puro OU leite artificial OU fórmula láctea
NÃO PODE:
• Adicionar engrossantes (como Mucilon e Farinha Láctea) OU achocolatados OU açúcar OU café.
• Oferecer bebida à base de soja.
8h
Refeição completa, Dieta Via Enteral ou por gastrostomia
• Refeição consumida habitualmente como café da manhã, almoço ou jantar.
• Bebidas à base de soja (sucos ou leite), espessantes, engrossantes, achocolatados / diet ou suplementos.
Participação do GRAACC em congresso sobre hematologia
A cada nova descoberta científica, a esperança de um futuro melhor para crianças e adolescentes com câncer se renova.
De 7 a 10 de dezembro, essa esperança ganhou forma durante o 66º Congresso da American Society of Hematology (ASH 2024), realizado em San Diego, Califórnia. Reunindo especialistas e pesquisadores do mundo todo, o evento tornou-se um ponto de encontro para compartilhar conhecimentos, discutir avanços e projetar novas possibilidades de tratamento para doenças oncohematológicas graves.
Entre os participantes estava a Dra. Ana Virginia Lopes, oncologista pediátrica responsável pelo tratamento das leucemias na infância e pelo laboratório de Hematologia, no GRAACC. Sua missão era clara: absorver o que há de mais promissor em oncohematologia, para aplicar no cuidado das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
“Neste congresso, um dos momentos mais importantes foi a apresentação sobre o estudo AALL1731 de fase 3, conduzido pelo Children’s Oncology Group, com os resultados promissores da combinação de 2 ciclos de imunoterapia anti – CD19 combinada à quimioterapia, ainda em 1ª linha, em subgrupos de crianças de baixo risco, com alcance de sobrevida livre de doença em 3 anos de 96% versus 87,9% no grupo que recebeu apenas quimioterapia convencional”, conta a médica.
A apresentação reforça que a incorporação da imunoterapia anti CD19 em 1ª linha para grupos específicos é novo padrão de tratamento em leucemia linfoide aguda na infância.
As discussões também focaram em contextos desafiadores ainda em Pediatria, como a Leucemia Linfoblástica Aguda de Células T, e na revisão das recomendações para tratamento e suporte de LLA para adolescentes e adultos jovens (grupo AYA).
Os debates incluíram ainda estratégias diagnósticas para lidar com leucemias raras e complexas, em pediatria, áreas onde o avanço científico é vital para oferecer melhores perspectivas de cura.
A humanização do cuidado também esteve em pauta. A enfermeira clínica Nancy Santos, especialista em leucemia e linfoma, participou de sessões que discutiram a adesão de adolescentes e adultos jovens às terapias orais, a equidade no tratamento oncológico e o acompanhamento da jornada de pacientes em uso de imunoterapia. Esses temas reforçam o compromisso do GRAACC com um atendimento que vai além da ciência, unindo inovação e acolhimento.
Dra. Ana Virgínia
Dra. Ana Virgínia
Dra, Ana Virgínia e Nancy Santos, enfermeira clínica
Hospital do GRAACC
Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com C GRAACC
CNPJ: 67.185.694/0001-50
Rua Pedro de Toledo, 572
Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP 04039-001
TEL + 55 11 5080-8400
SAC + 55 11 5080-8569
Desenvolvimento Institucional
Rua Sena Madureira, 415
Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP 04021-051
TEL +55 11 5908-9100
Bazar
Rua Pedro de Toledo, 276
Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP 04039-000