Neste fim de semana, os profissionais da nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) participaram de um importante treinamento focado na modalidade de Point-of-Care Ultrasound (POCUS), uma ferramenta que vem transformando a avaliação de pacientes críticos à beira-leito.

Especialistas de referência na área conduziram o curso: o intensivista, cardiologista e professor Fábio Joly, da UNESP Botucatu e da Lúmina Ensino, e o professor Tiago Souza, da UTI da Unicamp.

Além da nossa equipe, contamos também com a participação de profissionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fortalecendo a troca de conhecimento entre instituições.

Treinamento POCUS no GRAACC para o cuidado intensivo

Durante o treinamento, nossos intensivistas pediátricos participaram de aulas teóricas e atividades práticas realizadas em modelos humanos e em boneco de simulação realística.

Além disso, foram abordados temas essenciais para o manejo de pacientes graves, como ecocardiograma funcional, ultrassom pulmonar, além de avaliação de líquido livre nas cavidades.

A formação faz parte, portanto, de um programa estruturado em dois módulos: o básico, realizado agora em março, e um módulo avançado previsto para os próximos meses, dando continuidade ao aprimoramento técnico da equipe.

Para a Dra. Dafne Bourguignon, coordenadora da nossa UTI, a iniciativa representa um avanço importante na qualificação do cuidado intensivo:

“Capacitar a equipe em POCUS é ampliar nossa capacidade de avaliação à beira-leito, trazendo mais agilidade e precisão na tomada de decisão. Isso impacta diretamente a segurança e a qualidade do cuidado oferecido aos nossos pacientes mais graves.”

Tecnologia que fortalece o cuidado à beira-leito

Pesquisas apontam o ultrassom POCUS como uma ferramenta valiosa para complementar a avaliação clínica de pacientes em estado crítico.

Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso com a excelência, diagnósticos mais ágeis, decisões mais assertivas e, além disso, um cuidado ainda mais seguro.


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

É possível realizar doações para a nossa causa via Shopee

Nos dias 28 e 29 de novembro, a Shopee, um marketplace que conecta vendedores, marcas...

Artista francês pinta capacete de Pipo Derani em prol do nosso hospital.

Um dos principais nomes do endurance mundial, piloto fecha parceria com o artista Jisbar e...

Livro escrito por paciente marca manhã especial no GRAACC

O GRAACC foi palco, neste mês, de um momento especial de celebração, superação e inspiração....