Os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) correspondem a cerca de 20% das neoplasias em crianças menores de 15 anos, sendo o câncer sólido mais prevalente na infância e o segundo tipo mais frequente, atrás apenas das leucemias. No Brasil, a incidência varia entre 8% e 15% dos casos de câncer infantil, com pico na primeira década de vida.

Fatores de risco

Na maioria dos casos, as causas desses tumores ainda são desconhecidas. No entanto, existem condições predisponentes já identificadas, como exposição à radiação ionizante e síndromes genéticas, que representam cerca de 10% dos casos, como neurofibromatose, complexo de esclerose tuberosa e síndrome de Li-Fraumeni.

Referência internacional em pesquisa

Somos o primeiro hospital da América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology Consortium (PNOC), rede internacional dedicada à pesquisa de cânceres cerebrais infantis. O grupo reúne mais de 275 especialistas de diversos países, que desenvolvem estudos clínicos para identificar terapias inovadoras e menos tóxicas, aumentando as chances de cura com qualidade de vida.

Também fazemos parte do Molecular Neuro-Pathology Outreach Consortium (MNPOC), que reúne centros de excelência de várias regiões do mundo para ampliar o acesso a uma técnica inovadora de diagnóstico chamada metilação. Desenvolvida pelo Hospital KiTZ, na Alemanha e reconhecida pela OMS, essa metodologia tem revolucionado o diagnóstico de tumores cerebrais e sarcomas infantis, especialmente em países de baixa e média renda.

Tratamento especializado e multidisciplinar

Por se tratar de uma doença altamente complexa, o tratamento dos tumores cerebrais deve ser realizado em centros especializados em oncologia pediátrica. No GRAACC, contamos com infraestrutura moderna e uma equipe multidisciplinar formada por oncologistas pediátricos, neurologistas e neurocirurgiões pediátricos, radioterapeutas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, entre outros profissionais de apoio.

As modalidades de tratamento podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapias-alvo, que atuam diretamente em moléculas específicas das células tumorais.

Pesquisa e inovação no GRAACC

Além da assistência de excelência, investimos em pesquisa clínica para validar a eficácia e a segurança de novas abordagens, sejam medicamentos, materiais, procedimentos, métodos diagnósticos ou equipamentos. Esse compromisso garante que nossos pacientes tenham acesso ao que há de mais avançado na medicina.

Saiba mais sobre os tumores do Sistema Nervoso Central clicando aqui.

 


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Boas Festas

Obrigado por acreditar no GRAACC O ano está chegando ao fim e nossos pacientes só...

Diagnóstico precoce é o principal caminho para chances de cura

No Brasil, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças...

Você sabe o que significa ter uma acreditação hospitalar?

No setor da saúde, a Joint Commission International (JCI) é uma das mais reconhecidas e...