Criação de vínculos de confiança durante o tratamento contra o câncer infantil

A humanização no GRAACC é diretriz de todo o atendimento hospitalar. Ela está presente na gestão, na assistência e até na arquitetura do hospital. Acolher é a ação primeira de todos os profissionais e voluntários do GRAACC.

Reconhecemos nossos pacientes como únicos e atendemos suas necessidades de maneira singular. Nossa prática diária tem como objetivo estabelecer vínculos de confiança, com o compromisso de construir relações sólidas que contribuem com a aderência ao tratamento oncológico pediátrico.

O voluntariado é pilar do atendimento humanizado hospitalar no GRAACC. O grupo atua em 22 setores, não vinculados à assistência ao paciente, que podem ser conhecidas abaixo.

Quero ser um voluntário do GRAACC
POSSO AJUDAR

O voluntário do setor 'Posso Ajudar' recepciona, acolhe orienta e acompanha os pacientes e familiares pelos diversos setores do Hospital do GRAACC.

RECEPÇÃO

O voluntário recepciona os pacientes e seus acompanhantes e os encaminha para a realizarão de exames, procedimentos e sessões de fisioterapia, por exemplo. Também auxilia a equipe de enfermagem do Pronto Atendimento, do Centro de Diagnóstico por Imagens e da Nutrição.

QUIMIOTERAPIA

O voluntário auxilia a equipe de enfermagem, recebendo e encaminhando os pacientes para os locais de atendimento e cuidam do espaço brincar, organizando, higienizando e entretendo as crianças e adolescentes.

BRINQUEDOTECA

O voluntário recebe e encaminha os pacientes aos diversos espaços do local, além de higienizar e fornecer brinquedos e jogos para cada faixa etária, criando e mantendo um ambiente agradável e lúdico.

INTERNAÇÃO

O voluntário acolhe e recebe os pacientes e seus acompanhantes, quando precisam ficar internados.

CANTINHO DA PAZ

No espaço ecumênico, os voluntários acolhem emocional e espiritualmente os pacientes e seus familiares, de forma ativa, durante toda a jornada hospitalar.

ESCOLA MÓVEL

O voluntário apoia os professores hospitalares na chamada escolar, no cadastro de novos alunos e na obtenção de informações da vida escolar do paciente-aluno.

SAME

O voluntário ajuda os profissionais do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) na localização de informações, bem como na organização e digitalização de documentos.

HEMOTERAPIA

O voluntário ajuda os profissionais do Centro de Hemoterapia na escrituração do livro de entrada e saída de hemocomponentes.

SERVIÇO SOCIAL

O voluntário ajuda os profissionais da área da Assistência Social na identificação das necessidades dos pacientes e familiares.

SAE

O voluntário oferece suporte administrativo à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), apoiando a equipe na atualização de planilhas de controle de indicadores e metas internas.

FARMÁCIA

O voluntário apoia os farmacêuticos na entrega das preparações manipuladas e outros medicamentos.

SUPORTE A NUTRIÇÃO

O voluntário apoia a equipe de Nutrição na entrega de dietas e suplementos alimentares aos pacientes.

SUPRIMENTOS

O voluntário apoia os profissionais em atividades da área de Suprimentos.

Área de Apoio a Sustentabilidade

BAZAR

O voluntário apoia as atividades do Bazar nas áreas de atendimento ao público, vendas, organização e reposição de peças, precificação e etiquetagem.

Também atua na triagem das doações, ajudando na separação, organização, limpeza e armazenagem de itens recebidos e que serão destinados à venda no Bazar.

OFICINA DE CRIAÇÃO

O voluntário cria e confecciona itens para serem vendidos em bazares, eventos e campanhas, bem como para serem agraciados como presentes a parceiros do GRAACC.

SUPORTE AO DI

O voluntário apoia as ações da área de Desenvolvimento Institucional do GRAACC, como digitação de Notas Fiscais, e manuseio de cartas. Também faz a recepção e a divulgação do GRAACC em eventos e campanhas.

Relações Públicas

VISITAS

O voluntário agenda, programa e conduz as Visitas Monitoradas, que apresentam o trabalho do Hospital do GRAACC às pessoas interessadas.

CERIMONIAL

O voluntário recepciona e acolhe os diversos públicos dos eventos institucionais do GRAACC.

SAV

O voluntário recebe, registra e encaminha para a triagem as doações recebidas pelo GRAACC por meio do Serviço de Atendimento Voluntário (SAV). Além disso, faz atendimento ao público externo.

Capacitação e Desenvolvimento

O voluntário promove ações de conhecimento, capacitação e treinamento, a fim de estimular, motivar e desenvolver o corpo de voluntários do GRAACC.

Comunicação

O voluntário apoia ações de comunicação interna, bem como faz a gestão das redes sociais exclusivas do voluntariado, desenvolve boletins e outras publicações, como avisos.

Qualidade

O voluntário participa do setor da Qualidade, responsável pelo monitoramento dos processos do voluntariado, que foram certificados com a ISO 9001 em 2008, e trabalha pela melhoria contínua.

Gestão de Voluntários

O voluntário atua na gestão e nas atividades de recrutamento e seleção de novos voluntários, além de participar de rotinas, como contratos de adesão, controle de presença, cumprimento do manual, entre outros.